32.3 C
Porto Velho
28 junho 2026
Início Site Página 898

Acidente é registrado em Vilhena

A colisão aconteceu entre um carro e moto na Melvin Jones.

Uma mulher foi socorrida e levada pela unidade de resgate para o Hospital Regional. O acidente foi registrado no bairro Bodanese, e no mesmo local onde uma senhora morreu atropelada por um caminhão na noite desta terça-feira (15). A polícia foi acionada e esteve no local.

Rainha dos modões, Suzi Malachias é atração desta quarta no Deck da Zero Grau

A rainha dos modões, cantora Suzi Malachias, é atração desta quarta-feira (16), no espaço do Deck da Zero Grau, localizado no Park Shopping de Vilhena.

Com seu estilo inconfundível, Suzi fará o melhor do modão na véspera de seu niver. O aniversário é da artista e o presente é do público.

No happy hour desta quarta, a caipirinha, extra suja e capibeats estarão com 30% de desconto para mulheres. O evento começa a partir das 16h e segue até às 20h.

 

Prefeito segue irredutível, greve continua e CPI ganha força

Após reunião realizada nesta quarta-feira (16), na Camara de  vereadores, que tratou da greve da Educação,  que cobra a aplicação do Piso do Magistério, confome a lei 11.738 aprovada em 2008, o prefeito de Vilhena, Flori Cordeiro, continuou irredutivel em sua proposta de leiloar imoveis  para equiparar os salarios dos professores.

A proposta acirrou ainda mais os ânimos e deixou um grupo de vereadores decididos a formar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
“Não vejo isso como uma proposta e sim apenas uma alternativa para ganhar tempo e resolver a venda dos terrenos com o discurso de valorização da classe. Até porque não se vende nada do dia para a noite e ainda teria que respeitar a porcentagem do índice”, explicou a vereadora Vivian Reppesold, que esteve representando os trabalhadores em educação.

Indignado com a proposta do gestor municipal, o vereador Ronildo Macedo não participou da reunião em protesto  à fata de diálogo com o mesmo. Para ele, Flori não tem sido transparente e debatido  os problemas de Vilhena com os vereadores e servidores.

Ainda segundo ele, o prefeito tem se mostrado autoritário e irritado com os apoios ao movimento dos funcionários, além das cobranças feitas nas áreas de Educação e Saúde.

Dos recursos totais da educação, 1% não se sabe onde está sendo aplicado. A possibilidade de abrir uma CPI ganha força e alguns parlamentares já se manifestaram em assinar a abertura de uma comissão processante contra o prefeito Flori Cordeiro.

O site tentou ouvir a assessoria do prefeito, mas até o fechamento desta nota não obteve respostas.

Detran abre vagas de estágio para 25 cidades em Rondônia, há vagas para nível médio e superior

O Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia torna público aos interessados, sobre abertura de processo seletivo para recrutamento e seleção de alunos regularmente matriculados em instituições de ensino médio ou superior, visando realização de estágio não obrigatório, conforme consta no Edital nº 001/2023. O período de inscrição é de 15 de agosto a 13 de setembro.

Há 16 vagas para estudantes do ensino médio e 168 vagas para estudantes de nível superior, sendo 33 para pessoas com deficiências (PcD), distribuídas nos cursos de de Administração/Gestão Pública; Ciências Contábeis; Direito; Engenharia Civil; Pedagogia; Publicidade e Propaganda/Jornalismo/ Design/ Tecnologia em Marketing; Engenharia da Computação/ Ciências da Computação/ Gestão da Tecnologia da Informação/ Informática/ Sistemas de Informação. O processo seletivo visa à  formação de cadastro reserva em 25 municípios rondonienses.

A diretora de Gestão de Pessoas, Glenda Hara informou que, para se candidatar para o estágio na Autarquia é preciso ter idade mínima de 16 anos, estar cursando a partir do 1º ano do ensino médio ou 1º período para nível superior, e não estar no semestre de conclusão do curso. O cadastro no processo seletivo se dará exclusivamente por meio do site, no qual os candidatos devem inserir o seu currículo no modelo disponibilizado pelo Instituto Euvaldo Lodi – IEL, preenchendo-o e juntando as documentações do quadro de critérios avaliativos e declaração de matrícula, em arquivo único”, explicou.

O diretor-geral do Detran/RO, Léo Moraes avalia o estágio como uma importante oportunidade para formação profissional dos estudantes, considerando que o ambiente oportuniza uma prática laboral vigente no mercado de trabalho. “O objetivo do estágio é familiarizar o acadêmico com a realidade profissional, desenvolver suas potencialidades empreendedoras e prepará-los para o atendimento às demandas do mercado de trabalho”, justificou.

BENEFÍCIOS

  • O estágio terá carga horária de seis horas diárias, totalizando 30 horas semanais, distribuídas de segunda a a sexta-feira, no horário das 7h30 às 13h30;
  • O estagiário de nível superior receberá, mensalmente, bolsa-estágio no valor de R$1.212,00 (um mil duzentos e doze reais), e o estagiário de nível médio receberá, mensalmente, bolsa-estágio no valor de R$ 800,00 (oitocentos reais);
  • Os estagiários receberão ainda, a título de auxílio-transporte, o valor de R$ 12,00 (doze reais) por dia de estágio;
  • É assegurado ao estagiário usufruir período de recesso remunerado na forma do art. 13, Lei nº 11.788/2008 e art. 12 do Decreto 27.159/2022.

O estagiário contará com seguro contra acidentes pessoais a ser contratado pelo IEL/RO em seu favor. Mais informações e orientações sobre o processo seletivo poderão ser obtidas pelo contato (69) 3216-3408/3402 ou no e-mail [email protected] 

Justiça mantém condenação de Donadon

Tribunal de Justiça – Os julgadores da 1ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça de Rondônia mantiveram a sentença da 3ª Vara Cível da Comarca de Vilhena, que condenou Josué Donadon por ato de improbidade administrativa. Ele foi condenado por conduzir um veículo da prefeitura de Vilhena, em estado de embriaguez, fora do horário de serviço e sem finalidade pública. À época dos fatos, ele ocupava o cargo de Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos de Vilhena (Semeosp).

A abordagem e prisão em flagrante aconteceram na madrugada do dia 25 de fevereiro de 2018, durante uma blitz da operação “Lei Seca”, quando Josué Donadon saía do aniversário de um familiar e ia em direção à sua residência. O réu foi condenado ao pagamento de uma multa equivalente a cinco vezes o salário que recebia como secretário; teve a suspensão dos direitos políticos por cinco anos, e, por três anos, não poderá receber benefícios e incentivos fiscais, assim como celebrar contratos com o poder público.

A defesa ingressou com a apelação no TJRO sustentando que não houve ato de improbidade administrativa, mas mera ilegalidade, assim como sustentou também haver a prescrição do caso. Porém, os argumentos da defesa foram rejeitados, por unanimidade.

No voto, o relator, desembargador Daniel Lagos, afirmou não haver qualquer dúvida quanto à abordagem que constatou o resultado do exame de alcoolemia desfavorável ao apelante e comprovou a conduta voluntária e consciente com relação a utilização do veículo para fim diverso da finalidade pública, inclusive fora do expediente de trabalho.

A sentença de 1ª instância, citada no voto do relator, reforçou o dever do servidor público de observar a honestidade, transparência, lealdade, uma vez que administra bens da coletividade e ressaltou ainda a obrigação do réu, por ser detentor de cargo público à época dos fatos, de agir com postura e conduta moralmente irrepreensível, bem como em observância aos princípios gerais da Administração Pública.

Acompanharam o voto do relator os desembargadores Glodner Pauletto e Gilberto Barbosa.

Apelação Cível n. 7001709-90.2018.8.22.0014

Ex-secretário de obras é condenado por embriaguez na direção em Vilhena | Vilhena e Cone Sul | G1

Exclusivo: clima fica tenso na Câmara e reunião segue indefinida

Reunidos para tratar da greve da Educação, prefeito e vereadores de Vilhena seguem em reunião na Câmara. Segundo informou um participante da rodada de negocião, o clima está tenso na Casa de Leis.

Até agora não há nenhuma definição sobre o encerremento ou não da greve dos professores. Uma fonte deste Mídia Rondônia, revelou que, pelo que ouviu minutos antes do evento, a reunião pode terminar sem que haja um acordo entre Executivo e Legislativo.

Lideranças do sindicato não estão reunidas na sala com os particpantes, causando estranhamento e indignação entre os manifestantes.

URGENTE: reunião pode encerrar greve em Vilhena

Neste momento, na Câmara Municipal, o prefeito de Vilhena, Flori Cordeiro, encontra-se reunido com os vereadores para tratar da greve da Educação. Segundo apurou o site, as tratativas desta quarta-feira (16) podem resultar no enceramento da greve.

Ainda nesta manhã, os manifestantes estiveram reunidos na praça  Nossa Senhora Aparecida, centro da cidade. No sexto dia de greve, os profissionais reivindicam a aplicação do Piso do Magistério  (14,97%), garantido em lei federal e municipal. informações em instantes.

midiarondonia.com.br

 

Sintero reforça luta dos trabalhadores e fortalece greve em Vilhena

Em nota oficial, o Sintero ( Sindicato da Educação)  garantiu apoio à luta dos trabalhadores municipais de Vilhena. Entre outras questões, os dirigentes lembram que “é de conhecimento de todos que os profissionais em Educação possuem baixas remunerações em comparação a outras categorias e que sofrem com rotinas exaustivas que impactam na saúde física e mental”, diz trecho da nota.

Nota de Apoio - greve dos/as professores/as municipais de Vilhena

Leia a nota

A Direção do Sintero manifesta apoio aos professores e professoras municipais de Vilhena que estão na luta em defesa do reajuste do Piso do Magistério de 2023, no percentual de 14,95%. O movimento grevista iniciado no dia 09 de agosto está sendo encampado pelo Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia (Sindsul) e já teve adesão de mais de 300 profissionais da área.

É de conhecimento de todos que os profissionais em Educação possuem baixas remunerações em comparação a outras categorias e que sofrem com rotinas exaustivas que impactam na saúde física e mental. Portanto, a luta pelo respeito do percentual de 14,95% é válida e deve ser apoiado por toda sociedade, uma vez que, trata-se de uma política pública conquistada através da luta sindical-coletiva e visa assegurar que o trabalho desenvolvido por estes profissionais seja reconhecido, visto que, o Piso estabelece os valores iniciais da carreira do Magistério.

O Sintero soma-se à luta dos/as professores/as municipais de Vilhena e solicita que a Prefeitura do município respeite a legislação vigente, de forma que a postura adotada tenha como pilar o respeito, dignidade e valorização destes profissionais. O Sintero reforça que o Piso do Magistério é um direito histórico e indispensável na materialização do reconhecimento da carreira dos professores e professoras do nosso país.

MME pedirá investigação da PF e da Abin sobre interrupção de energia

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta terça-feira (15) que a interrupção no fornecimento de energia elétrica registrada pela manhã em todas as regiões do país foi um evento extremamente raro. Por isso, além das apurações internas do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi solicitado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública que a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também investiguem com detalhes as causas da falta de energia.

“Tenho absoluta convicção de que o ONS, até pela sua característica técnica, não vai ter condição de dizer textualmente se esses eventos foram eminentemente técnicos, ou se houve também falha humana ou até dolo”, disse o ministro, lembrando que o setor é altamente estratégico, sensível e fundamental para a sociedade brasileira.

O governo já sabe que houve na manhã de hoje uma sobrecarga em uma linha de transmissão de energia no Ceará, o que fez com o que o sistema entrasse em colapso nas regiões Norte e Nordeste. Quando isso ocorreu, o ONS modulou a carga que estava sendo enviada para o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste, como forma de proteção, o que fez com que a energia fosse reduzida nessas regiões. Houve pelo menos 16 mil megawatts (MW) de interrupção de energia.

Segundo o ministro, o ONS ainda irá avaliar se houve outro evento no mesmo horário, em outro local do país. “O único evento que se pode afirmar é esse no Ceará. Ainda não há outro evento apontado pelo ONS, mas leva-se a presumir que tivemos um segundo evento que causou esse evento dessa magnitude”, disse. Silveira pontuou que o país trabalha com um sistema de energia redundante e, para que tenha havido uma interrupção dessa magnitude, devem ter ocorrido dois eventos ao mesmo tempo. Alexandre Silveira citou os casos de ataques a torres de transmissão de energia registrados em janeiro deste ano.

“Graças à robustez do nosso sistema, para que haja um evento dessa magnitude, há de se haver uma redundância de fatos relevantes”, disse. A previsão é que, em 48 horas, o ONS aponte o que fez com que o sistema tivesse tido essa interrupção.

Segundo o MME, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste a energia voltou cerca de uma hora depois da interrupção e, no Norte e no Nordeste, o fornecimento foi completamente restabelecido às 14h49.

O ministro explicou que o ocorrido hoje não tem nada a ver com o suprimento e a segurança energética do Brasil. “Vivemos um momento de abundância nos reservatórios”, destacou Silveira, lembrando que recentemente o Brasil exportou energia para a Argentina quando os reservatórios de Itaipu e Furnas estavam vertendo água.

A queda de energia atingiu 25 estados e o Distrito Federal. O único estado que não foi afetado foi Roraima, que não é integrado ao Sistema Interligado Nacional. Cerca de 27 milhões de pessoas foram atingidas, o que representa um terço dos consumidores brasileiros.

Durante a entrevista coletiva, o ministro fez críticas à privatização da Eletrobras, que detém a maior parte da geração e transmissão no Brasil. “Eu seria leviano em apontar que há uma causa direta [desse evento] com a privatização da Eletrobras. Mas a minha posição sempre foi a de que um setor como este deve ter uma mão firme do Estado brasileiro, como saúde, segurança e educação”, disse.

Ipea aponta deflação em julho para as famílias de renda muito baixa

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta terça-feira (15) o Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda, referente ao mês de julho. O estudo mostra que as famílias de renda alta apresentaram alta inflacionária de 0,50%, enquanto o segmento de renda muito baixa registrou deflação de 0,28%.

No acumulado do ano até julho, as famílias de renda muito baixa possuem a menor taxa de inflação (2,2%), enquanto os domicílios de renda alta possuem a maior variação registrada (3,5%).

Os dados apontam na desagregação por grupos que os principais alívios inflacionários no mês de julho vieram dos grupos alimentos e bebidas e habitação. No primeiro caso, uma queda expressiva dos preços dos alimentos no domicílio possibilitou uma forte descompressão sobre os índices de inflação, sobretudo para as famílias com rendas mais baixas, devido ao peso desses itens em suas cestas de consumo. As principais quedas de preços registradas foram: cereais (-2,2%), carnes (-2,1%), aves e ovos (-1,9%) e leites e derivados (-0,89%). Já em relação ao grupo “habitação”, os segmentos de menor poder aquisitivo também foram os que mais se beneficiaram do recuo de 3,7% das tarifas de energia elétrica.

Gasolina impactou inflação

O reajuste de 4,8% do preço da gasolina foi o principal ponto de pressão inflacionária sobre o grupo “transportes”, que exerceu a maior contribuição positiva para a inflação, em julho, veio para todas as classes de renda pesquisadas. No caso das famílias de renda mais alta, além do impacto proporcionalmente maior do aumento dos combustíveis, as altas de 4,8% das passagens aéreas e de 10,1% do aluguel de veículos fizeram com que a pressão inflacionária do grupo transportes anulasse, inclusive, os efeitos baixistas vindos da deflação dos alimentos e da energia elétrica. Este quadro de pressão inflacionária para as faixas de renda mais altas também reflete os aumentos de 0,78% dos planos de saúde e de 0,51% dos serviços de recreação, impactando positivamente os grupos “saúde” e “despesas pessoais”.

Na comparação com julho de 2022, o estudo mostra que, mesmo diante de uma trajetória mais benevolente dos alimentos (com quedas de 0,72%, ante variação de 1,5%, em 2022), houve uma piora no comportamento da inflação para todas as demais faixas de renda. Esse desempenho menos favorável da inflação corrente, em comparação ao ano passado, foi significativamente pior para as faixas de renda mais elevadas, refletindo, sobretudo, o contraste entre o reajuste de 4,2% dos combustíveis, em 2023, e a forte deflação de 14,2%, possibilitada pela desoneração ocorrida neste período de 2022. Da mesma forma, a redução da carga tributária sobre as tarifas de energia elétrica, no ano passado, explica porque a queda de 5,8%, observada em julho de 2022, foi mais expressiva que a registrada este ano (-3,9%).

Segundo o Ipea, os dados acumulados em 12 meses revelam que todas as classes de renda registraram aceleração em suas curvas de inflação. Em termos absolutos, as famílias de renda muito baixa são as que apresentam a menor taxa de variação no período (3,4%), enquanto a mais elevada está no segmento de renda alta (5,1%). De acordo com as contribuições abertas por grupos, a maior pressão inflacionária nos últimos 12 meses reside no grupo saúde e cuidados pessoais, impactado pelos reajustes de 6,2% nos produtos farmacêuticos, de 12,3% dos artigos de higiene e de 14,1% dos planos de saúde.

Supermercado