23 C
Porto Velho
28 junho 2026
Início Site Página 907

Sintero se posiciona contrário ao programa “Amigo Voluntário do Educando”

Publicado através do Edital nº 16/2023, o programa “Amigo Voluntário do Educando” é um processo seletivo que visa selecionar 628 pessoas, que irão auxiliar nos serviços de alimentação, limpeza e em sala de aula nas escolas da Rede Estadual. A iniciativa tem sido alvo de críticas pelos trabalhadores e trabalhadoras em educação, visto que representa a precarização do serviço público.

De acordo com o edital, os candidatos prestarão serviço diário em unidade escolar com duração de 4 horas e receberão ajuda diária de R$55,00 para cobrir despesas com alimentação e transporte. Apesar disso, o serviço voluntário não gera vínculo funcional ou empregatício e nem obriga qualquer situação de natureza trabalhista e previdenciária.

O Sintero analisa a iniciativa com preocupação, uma vez que autoriza que cidadãos atuem nas escolas públicas sem a formação necessária. Além disso, dispensa a responsabilidade por parte do Estado em contratar novos servidores através de concursos públicos para melhor atender a comunidade escolar. Também abre espaço para que a terceirização dos serviços educacionais se torne cada vez mais comum nas escolas públicas de Rondônia. É de conhecimento de todos que os trabalhadores e trabalhadoras em educação possuem rotinas exaustivas, péssimas condições de trabalho e remuneração inadequada. Portanto, ações como esta contribuem para a desvalorização do trabalho da categoria e representam um grande retrocesso para a Educação pública.

O Sintero posiciona-se contrário ao programa “Amigo Voluntário do Educando” e pede mais respeito aos educadores do Estado, que prestam seus serviços com excelência mesmo diante da ausência de políticas públicas de valorização e reconhecimento pelo trabalho prestado. Também solicita apoio da comunidade escolar para que se some à luta em defesa da categoria e de um projeto educacional coerente, com estratégias capazes de assegurar o desenvolvimento da Educação e sem retrocessos dos direitos sociais e trabalhistas conquistados pelos brasileiros/as

Deputada anuncia projeto em defesa das escolas militares em RO

O anúncio foi feita pela deputada estadual Taissa Souza. “Sabemos que o novo governo federal encerrou o programa de escolas cívico-militares no Brasil. Essa decisão foi tomada pelos ministérios da Educação e da Defesa. O programa foi priorizado pelo governo na gestão Bolsonaro, durante o primeiro ano de mandato do ex-presidente. O programa das escolas cívico-militares apresentou uma mudança excepcional na educação no Brasil”, alega a parlamentar em seu projeto.

Em conversa com a imprensa, ela disse que, como ex-militar, “não poderia permitir a extensão do programa dentro do seu estado. Pois o programa veio estabelecer barreiras à criminalidade dentro das instituições de ensino em nosso país, sendo assim, mudando a realidade de muitos jovens, e no estado de Rondônia não poderia ser diferente. São inúmeras as histórias de superação que o programa trouxe aos jovens”, explica

Para ela, o programa escolas cívico-militares tem o intuito de incentivar a instalação de novas unidades de ensino que congreguem os mesmos valores dessas instituições, principalmente aqueles relacionados à família, ao respeito para com o próximo e ao sentimento cívico dos cidadãos”, lembra.

A deputada anunciou o projeto de lei onde visa não permitir a extinção das escolas cívicas militares no estado de Rondônia. O projeto visa a declaração das escolas como instituições para instituições necessárias e permanentes no Estado que visam ao cumprimento do dever estadual e familiar à educação.

Trabalhador morre após ser filmado bebendo garrafa de cachaça para ganhar aposta

Um trabalhador rural de 42 anos foi encontrado morto após ser filmado bebendo uma garrafa de cachaça em Santo Antônio do Rio Verde, distrito de Catalão, no sudeste goiano (veja vídeo acima). Ao g1, uma testemunha, que preferiu não se identificar, disse que o homem havia entrado em uma aposta em um bar.

O caso aconteceu no último domingo (16). Segundo a Polícia Militar (PM), o trabalhador foi encontrado morto na calçada do bar. O dono do estabelecimento contou à PM que o homem estava bebendo com amigos desde cedo, quando saiu e se deitou na calçada e não se levantou mais.

No vídeo, após o trabalhador beber toda a cachaça, é possível ouvir pessoas falando “bebeu, ganhou, pode trazer a caixinha de cerveja”.

O caso foi registrado como morte natural. Por isso, de acordo com o delegado David Felício, não deve ser investigado, por enquanto.

A PM disse que orientou que os familiares acionassem o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), para o recolhimento do corpo, já que não havia evidência de crime.

Trabalhador rural morre após ser filmado bebendo garrafa de cachaça para ganhar aposta em bar de Catalão, Goiás — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Bolão com cinco pessoas acerta a quina em Rondônia

Um bolão feito em Porto Velho acertou a Quina do concurso 2.611 da Mega-Sena, realizado na noite de sábado (15) em São Paulo. Nenhuma aposta acertou as seis dezenas em todo o país, acumulando o prêmio em cerca de R$ 50 milhões, segundo informa o G1.

🍀 Veja os números sorteados: 04 – 12 – 18 – 21 – 25 – 49.

Após seis anos, Duelo da Fronteira está de volta em Guajará-Mirim

O tradicional Duelo da Fronteira deve acontecer de forma presencial este ano, nos dias 13 e 14 de outubro em Guajará-Mirim (RO). Há seis anos o evento não acontece presencialmente por falta de verba, segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo do município.

A última edição presencial do evento foi em 2016. Depois disso as edições foram canceladas por falta de verba, exceto em 2020 e 2021, quando ele aconteceu no modelo on-line, durante a pandemia de Covid-19.

A Secretaria de Cultura confirmou que o evento deve voltar a alegrar a região de fronteira este ano. Camisas estão sendo confeccionadas e a Prefeitura planeja a reforma do bumbódromo onde acontecem as apresentação.

G1

Semana inicia com alerta de tempo seco em Viilhena

Em Vilhena, o ar seco vai ser mais intenso, quando a umidade deve chegar a 25%. Já nos municípios da região central, como Presidente Médici e Ji-Paraná, a umidade relativa do ar despenca para 30%.

A penúltima semana do mês de julho será de alerta em relação ao tempo seco. Segundo previsão do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a umidade relativa do ar vai despencar em vários municípios de Rondônia nesta segunda-feira (17), segundo informa o G1

Empresas do agronegócio financiaram ao menos 54 caminhões enviados para os atos golpistas em Brasília

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) informou, em relatório, que 12 empresas do agronegócio são donas de ao menos 54 caminhões enviados a Brasília (DF) para participar dos atos golpistas do 8 de janeiro, quando bolsonaristas invadiram a Praça dos Três Poderes. Esses empreendimentos somam R$ 412,6 milhões de faturamento anual. A informação foi publicada pelo jornal Metrópoles.

Foram identificados 272 caminhões a partir do dia 4 de novembro. Entre eles, 93% estão registrados em quatro estados: 136 em Mato Grosso; 46 na Bahia; 46 em Goiás; e 26 no Paraná. Sorriso (MT), com 72; e Luis Eduardo Magalhães (BA), com 22.

De acordo com o documento enviado à CPI dos Atos Golpistas, 132 caminhões estão registrados em nome de pessoas jurídicas, o que indica o envolvimento de grupos empresariais no financiamento do acampamento em frente ao Quartel General (QG).

abin-empresarios

Atos golpistas em Brasília

Homem não aceita separação e mata esposa em Rondônia

Ana Loiza Sampaio Crisóstomo, 31, e Luan de Souza Ferreira, 31, estavam separados há aproximadamente 30 dias e o homem não aceitava o fim do relacionamento, segundo familiares disseram para a polícia.

Nesta tarde de sexta-feira (14) o casamento dos dois acabou em tragédia. Luan tirou a própria vida com tiro à queima-roupa no peito após disparar contra a cabeça da ex-esposa. O fato trágico aconteceu dentro  de um carro Peugeot 206, na Avenida Imigrantes, em Porto Velho (RO).

 

A mulher foi socorrida em estava gravíssimo ao hospital João Paulo II em uma ambulância do Samu.

Câmeras de monitoramento de um condomínio registraram o momento em que após uma discussão, a mulher tenta sair do veículo, mas Luan a puxa pelos braços e atira na cabeça da vítima dela. O vídeo está com a polícia, mas ainda não foi disponibilizado para a imprensa.

Antes de disparar contra o próprio corpo, Luan ainda teria efetuado um disparo que não atingiu ninguém.

Um revólver calibre  38, que ele usou no crime ficou caído do lado de fora do carro. O casal era sócio de uma empresa de representação  comercial do ramo de venda de cosméticos.

Rondoniaovivo

 

Em cidade de Rondônia, enfermeira é encontrada morta em apartamento

A enfermeira Danúbia Ribeiro de Freire, de 36 anos, foi encontrada morta, na noite desta sexta-feira (14), em um apartamento, no condomínio Porto Belo, localizado no Bairro Jardim Santana, na zona leste de Porto Velho.

Vizinhos da vítima relataram que fazia três dias que não viam Danúbia e nesta sexta-feira começaram a sentir um forte cheio vindo do apartamento da mulher.

Pela janela do apartamento os vizinhos conseguiram ver o corpo de Danúbia caído perto da porta do banheiro.

Durante os trabalhos periciais foi constatado que não havia marca de agressão no corpo da vítima.

Rondoniagora

Ex-diretor do Colégio Tiradentes, governador diz que manterá escolas cívico-militares em Rondônia

Em uma live do Instagram, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, afirmou que o Estado vai manter e custear por conta própria as quatro escolas cívico-militares do estado que aderiram ao Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim).

Porto Velho:

  • Escola Estadual Ulisses Guimarães,
  • Escola Estadual Prof. Daniel Neri da Silva e
  • Escola Estadual Getulio Vargas.

 

Guajará-Mirim (RO):

  • Escola Estadual Irmã Maria Celeste.
  • Antes de ser eleito governador, Marcos Rocha ocupou o cargo de diretor do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, em Porto Velho. Durante a live, ele diz que jamais cancelaria uma escola cívico-militar.
  • “Sou um militar, vejo dentro do militarismo o respeito, a hierarquia e a disciplina. Eu jamais cancelaria qualquer escola cívico-militar do nosso estado. Então, entrei nessa live para dizer que as escolas em Rondônia serão mantidas”, disse o governador.

    Rocha afirmou que a secretaria de saúde “está fazendo todos os trabalhos pra manutenção das escolas”, mas não explicou quais procedimentos seriam esses.

    Com informações do G1