25.7 C
Porto Velho
28 junho 2026
Início Site Página 908

Preço de mais da metade dos alimentos no supermercado caiu ou se manteve estável em junho

Supermercado

Pesquisador responsável pelo levantamento do Ibre/FGV, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Matheus Peçanha afirmou que, pela primeira vez desde outubro de 2019, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Alimentação) “ficou abaixo de 50% (48,03%), ou seja, mais da metade dos alimentos no supermercado nesse último mês caíram de preço ou ficaram com preço estável”.

“Agora em junho foi também a primeira vez na série histórica que a difusão do IPA-Alimentos (itens alimentícios comercializados no atacado) ficou abaixo dos 30%: 28,21%”, acrescentou Peçanha, de acordo com relatos publicados no jornal O Estado de S.Paulo.

O Brasil registrou deflação em junho, segundo números divulgados na última terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Analistas afirmaram que os dados refletem um cenário favorável à diminuição da Selic, taxa básica de juros, atualmente em 13,75%.

Preços de combustíveis voltam a cair

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou nesta sexta-feira (14) que os preços médios do litro da gasolina e do etanol voltaram a cair nos postos de combustíveis do País. A pesquisa é referente à semana de 9 a 15 de julho.

A gasolina foi vendida, em média, a R$ 5,63. O valor representou uma queda de 0,71% em comparação com os R$ 5,67 da semana anterior. O preço máximo do combustível encontrado nos postos foi de R$ 7,29.

No caso do etanol, o preço médio do etanol caiu para R$ 3,87 na última semana, queda de 1,53% em relação aos R$ 3,93 da semana anterior. O valor mais alto verificado pela ANP foi de R$ 6,73.

O litro do diesel caiu pela 23ª semana seguida, de R$ 4,95 para R$ 4,94, diminuição de 0,20% frente à semana anterior. O maior preço encontrado pela agência na semana foi de R$ 7,19.

Frentista abastece veículo em posto de combustíveis no Rio de Janeiro

Suzi Malachias esclarece mudança de agenda neste sábado

Em nota à imprensa, a cantora Suzi Malachias, um dos grandes talentos da música regional, esclareceu uma mudança em sua agenda de trabalho e o cancelamento da apresentação programada para este sábado (15), em Vilhena. O evento ocorreria no espaço da Conveniência América VI, segundo informa a equipe de produção da artista.

 

Frente fria chega a Vilhena nesta sexta

Uma frente fria de fraca intensidade vai chegar ao estado de Rondônia, na madrugada desta sexta-feira (13), e assim derrubar as temperaturas em vários municípios.

Segundo previsão do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o dia deve ser de céu nublado com pouco sol e possibilidade de chuva fraca ao longo do dia no Vale do Guaporé e Mamoré.

Frente fria deve chegar em Rondônia na próxima segunda-feira | Notícias de  Rondônia

Durante a manhã, ao menos  duas cidades devem ter mínima de 16°C (confira abaixo).

Veja os municípios onde a friagem vai chegar

(G1)

Município Mínima Máxima
Vilhena 16°C 27°C
Chupinguaia 16°C 27°C
Pimenteiras 17°C 29°C
Cerejeiras 17°C 29°C
Costa Marques 21°C 27°C
Cabixi 17°C 29°C
Cacoal 19°C 30°C
São Miguel 19°C 30°C

Prefeito de Ji-Paraná era o líder da organização criminosa em Rondônia

A Justiça determinou o afastamento do prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, apontado como o líder da Orcrim, e de outros 3 integrantes da administração municipal, além do pregoeiro do Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia.

A 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO2) comandadou nesta quinta-feira (13), a operação “Horizonte de Eventos”, que resultou na desarticulação de uma organização criminosa responsável por fraudes em licitação e desvio de recursos públicos. A ação contou com o auxílio da Polícia Federal, Polícia Civil de Goiás, Polícia Civil do Acre e GAECO (Ministério Público de Rondônia). O prefeito de Ji-Paraná, Isau Fonseca foi afastado do cargo, juntamente com outros quatro servidores.

No total, foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão nos estados do Acre, Rondônia e Goiás, em diferentes localidades estratégicas relacionadas ao esquema criminoso. .

As investigações revelaram um esquema de licitação fraudada e direcionada para a aquisição de luminárias de LED, causando um prejuízo estimado em aproximadamente 17 milhões de reais aos cofres do município de Ji-Paraná. A ação criminosa envolveu servidores públicos e empresários, comprometendo recursos que deveriam ser destinados a investimentos em melhorias urbanas e serviços essenciais.

A operação “Horizonte de Eventos” foi fruto do trabalho da DRACO2, que nesta manhã contou com o trabalho conjunto e coordenado das equipes envolvidas para o cumprimento dos mandados, visando à responsabilização dos envolvidos e à recuperação dos valores desviados. Durante as diligências, foram apreendidos documentos, dispositivos eletrônicos e outros elementos de prova que serão submetidos à análise pericial para fortalecer as evidências contra os suspeitos.

O nome da operação: “Horizonte de Eventos” também conhecido como ponto de não retorno, é a fronteira teórica ao redor de um buraco negro a partir da qual a força da gravidade é tão forte que, nada, nem mesmo a luz, pode escapar.

Operação da Polícia Civil e MP, com apoio da PF, afasta prefeito de Ji-Paraná por corrupção

Rondoniagora

Acordo entre Saúde e Educação permitirá transformação digital do SUS

Os ministérios da Saúde e da Educação assinaram nesta quinta-feira (13) um acordo de cooperação em prol da transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.

Com a medida, hospitais e postos de saúde estaduais e municipais terão acesso aos dados do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), desenvolvido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

De acordo com o presidente da empresa, Arthur Chioro, o aplicativo de gestão hospitalar é utilizado há dez anos por cerca de 50 mil profissionais de saúde.

“É um sistema testado e aprovado. É utilizado nos 41 hospitais universitários da Ebserh, possui cerca de 3 milhões de acesso mensais e uma base de 25 milhões de pacientes em uso no sistema”, disse.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que o uso da tecnologia será útil para diminuir a desigualdade e garantir acesso à informação dos usuários do SUS.

“Essa parceria é de um potencial e de um impacto fantástico, esperado por todos os gestores da saúde. Ela vai beneficiar a toda linha de cuidado do SUS”, avaliou.

O ministro da Educação, Camilo Santana, disse que a medida vai permitir a integração do sistema de saúde e dar eficiência ao atendimento dos pacientes.

“O cidadão vai ao posto de saúde e tem lá os dados dele, vai a uma UPA, lá está o histórico desse cidadão. Esse é o grande desafio desse sistema, que é o mais moderno dos sistemas hospitalares do Brasil”, afirmou.

O aplicativo AGHU é um sistema padrão utilizado por todos os hospitais federais geridos pela Ebserh. Com a tecnologia, os profissionais de saúde podem gerir internações, distribuição de medicamentos, cirurgias e exames de laboratoriais. (AB)

13/07/2023 - Acordo de cooperação técnica vai permitir disseminação de ferramenta já utilizada em hospitais universitários federais geridos pela Ebserh. Foto:Julia Prado/MS

PF mira quadrilha que enviava cocaína em carga de madeira ao exterior

Polícia Federal e a Receita Federal deflagram nesta quinta-feira (13) a Operação Woodpecker, para investigar um grupo suspeito de tráfico internacional de drogas. De acordo com os investigadores, os integrantes ocultavam carregamentos de cocaína em cargas de madeira para exportação, saindo do país pelo Porto de Paranaguá.

Os investigadores contabilizam pelo menos cinco apreensões de droga vinculadas à atuação deste grupo, totalizando mais de 3 toneladas de cocaína.

Segundo a PF, os integrantes do grupo criminoso eram vinculados a uma empresa de transporte de contêineres que levava cargas de madeira até o Porto de Paranaguá para serem exportadas.

“Nessa condição, os investigados manipulavam os agendamentos de entrada dos caminhões da empresa no porto, com a intenção de retardar que os contêineres fossem descarregados. Nesse meio tempo, efetuava a ocultação dos carregamentos de cocaína no interior das cargas de madeira”, informou, em nota, a PF.

De acordo com os investigadores, o atraso na descarga dos contêineres tinha como finalidade “ganhar tempo para concretizarem a ação criminosa, sendo levados para locais onde eram abertos, desmontados os paletes de madeira e serradas as tábuas para o preparo dos compartimentos ocultos e acondicionamento da droga”.

Na sequência, as tábuas eram novamente arqueadas, os paletes remontados e o contêiner era levado o porto para ser enviado ao exterior. “Trata-se de método criminoso com consequências bastante prejudiciais ao comércio exterior e às empresas idôneas que atuam nessa atividade, pois danificam a carga lícita para colocação dissimulada da droga”, complementou a PF.

Sete mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de Paranaguá e Pontal do Paraná, ambas no Paraná; em Balneário Camboriú (SC); e em Guarujá (SP). Suspeitos e empresas tiveram bens e imóveis sequestrados, além do bloqueio de bens, recursos e aplicações financeiras.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico internacional de drogas e associação para fins de tráfico, com penas que podem chegar a 50 anos de reclusão. (AB)

Bulk Carrier 'Discoverer' descarrega soja dos EUA no porto de Paranaguá

Depois de carros, Lula propõe reativação de programa de incentivo à compra de eletrodomésticos

– No Palácio do Planalto, durante uma cerimônia de condecoração de cientistas e pesquisadores nesta quarta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma sugestão ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), para reeditar um programa de incentivo à compra de eletrodomésticos da linha branca, como geladeiras, máquinas de lavar e televisores.

A proposta vem logo após o encerramento do programa que oferecia descontos em carros zero quilômetro, que resultou na venda de cerca de 125 mil automóveis na última semana.

Em seu segundo mandato como presidente, no ano de 2009, Lula lançou um programa que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em itens da linha branca, o que gerou impacto positivo nas vendas desses produtos na época.

Durante o discurso, Lula destacou que as pessoas precisam, de tempos em tempos, trocar seus utensílios domésticos. “Até falei para o Alckmin: ‘Que tal a gente fazer uma aberturazinha para a linha branca outra vez?’. Facilitar a compra de geladeira, de televisão, de máquina de lavar roupa. As pessoas, de quando em quando, precisam trocar os seus utensílios domésticos. Quando a geladeira velha tá batendo, não tá gelando a cerveja bem, e tá gastando muita energia, você tem que trocar. E, se está caro, vamos baratear, tentar encontrar um jeito”, afirmou Lula.

Em seguida, o presidente direcionou seu pedido à ministra do Planejamento, Simone Tebet, solicitando que ela flexibilize as medidas para que o governo possa “facilitar a vida do povo que quer ter acesso” a esses produtos. Lula enfatizou que o consumo deve ser responsável e que as pessoas não devem gastar além de suas possibilidades.

562.200+ Aparelho De Linha Branca fotos de stock, imagens e fotos royalty-free - iStock

MEC anuncia fim das escolas cívico-militares

Por meio de Ofício Circular dirigido a dirigentes de educação dos estados, o Ministério da Educação [MEC] comunicou o encerramento progressivo do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, que fora implantado pelo governo militar [2019/2022] [íntegra do Ofício Circular].

No documento, o MEC informa que a decisão foi adotada após processo de avaliação do Programa “pela equipe da Secretaria de Educação Básica, Ministério da Educação e o Ministério da Defesa”.

O MEC comunica que “a partir desta definição, iniciar-se-á um processo de desmobilização do pessoal das Forças Armadas envolvidos em sua implementação e lotado nas unidades educacionais vinculadas ao Programa, bem como a adoção gradual de medidas que possibilitem o encerramento do ano letivo dentro da normalidade necessária aos trabalhos e atividades educativas”.

A normalização do sistema de ensino, com “as definições de estratégias específicas de reintegração das Unidades Educacionais à rede regular de ensino será objeto de definição e planejamento de cada Sistema”, informa o Ministério.

Prioridade de Bolsonaro, escolas militares sobrepõem | Política

Governo confirma pagamento da 1ª parcela do 13º salário para sexta-feira

Secom– Com o compromisso de manter o pagamento dos servidores públicos estaduais em dia, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Finanças – Sefin, efetuará o pagamento da primeira parcela do 13º salário na próxima sexta-feira (14).

Mais de 47 mil funcionários públicos serão contemplados com a 1ª parcela do 13º salário, que vai movimentar a economia estadual, principalmente o setor de comércio e serviços, uma vez que serão injetados cerca de R$ 174 milhões. O pagamento está previsto no calendário anual de 2023, além da 2ª parcela, que será efetuada no mês de dezembro.

O adjunto da Secretaria de Estado de Finanças – Sefin, Franco Maegaki Ono, afirma que, o pagamento da primeira parcela do 13° salário é significativo para o aquecimento do mercado interno. “Temos servidores em todos os municípios do Estado, por isso, existe uma distribuição equitativa dos recursos. E, isto faz aquecer e gerar a economia local, pois compras serão feitas no comércio e, por conseguinte, o setor industrial também será movimentado. É uma cadeia em que há circulação econômica de diversos segmentos, inclusive, refletindo na própria receita do Estado”, afirmou.

13° Salário

O secretário adjunto da Sefin, Franco Ono explicou ainda que, conforme dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE, de 2022, o pagamento do 13º salário representa cerca de 1,7% do Produto Interno Bruto – PIB nacional, sendo que dos trabalhadores ativos, incluído o setor de serviços, o qual engloba os funcionários públicos, representa 1,1% do PIB. Sendo, portanto, de importância para o aquecimento da economia.

Desemprego

Rondônia é o estado que possui a menor taxa de desemprego do Brasil, portanto, 1º lugar em empregabilidade no país. E a 2ª menor taxa de desigualdade de renda do país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Investimentos

No tocante à questão fiscal estar ajustada, o secretário adjunto da Sefin pontuou que, como consequência, tem causado a atração de diversos empreendedores para o Estado. “O Governo de Rondônia tem feito reuniões com vários empresários do segmento produtivo, pois existem projetos de implantação de empresas na área comercial e industrial”, disse.

Um exemplo de atração de investimentos é uma empresa que já está atuando na área de mineração no interior do Estado, que tem um projeto de exploração econômica entre 20 e 30 anos, com o planejamento inicial de investimento entre 25 e 30 milhões de dólares na fase de implantação.

“Todos estes fatos contribuem para que o estado de Rondônia se mantenha em situação regular. É um compromisso do governador Marcos Rocha manter os salários em dia, com os pagamentos sendo feitos nas datas previamente programadas, de forma rigorosa e em outras ocasiões, tivemos a oportunidade de antecipar o salário dos servidores”, finalizou.