24.6 C
Porto Velho
26 junho 2026
Início Site Página 937

Mega-Sena: rondoniense fatura prêmio

Em Ji-Paraná, um apostador do município acertou a quina do concurso 2.593 da Mega-Sena, nesta quarta (17), e faturou mais de R$ 20 mil.

A aposta premiada em JI-Paraná foi feita pela internet, no site da Loterias Caixa. Veja os números sorteados: 10 – 14 – 17 – 25 – 32 – 39.

Homem confessa ter matado e enterrado esposa em Rondônia

Um homem procurou a polícia, na quarta-feira (17), para confessar que matou a esposa há uma semana e enterrou o corpo dela em um poço desativado da própria propriedade, em Mirante da Serra (RO). O corpo de Ivone Barbosa da Silva foi localizado pela Polícia Civil.

Populares relataram que o casal estava considerado desaparecido desde a última semana, até que o suspeito procurou a polícia para relatar o caso.

Segundo a Polícia Civil, o homem contou que apertou o pescoço da vítima com as mãos até asfixia-la e enterrou o corpo dela aos fundos da chácara onde ambos moravam, em um poço desativado.

STF forma maioria para condenar Fernando Collor a 33 anos de cadeia

O plenário do Senado aprovou o requerimento de urgência da análise do ofício do Supremo que afastou o senador Aécio Neves, mas a votação do mérito ficou para terça-feira (2).Foto: Sérgio Lima/PODER 360

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria na tarde desta quinta-feira (18) para condenar o ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Mello a 33 anos de prisão por desvios na BR Distribuidora. Julgamento foi suspenso e será retomado na próxima quarta-feira (24).

otaram pela condenação de Collor o relator, ministro Edson Fachin, que foi acompanhado pelos ministros Alexandre de Moraes, André Mendonça, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia. O ministro Nunes Marques abriu divergência e votou pela absolvição de Collor.

O relator também propôs: interdição para exercício do cargo ou função pública e multa de R$ 20 milhões por danos morais. Como a pena supera 8 anos, se for estabelecida, Collor terá que iniciar a execução da punição em regime fechado, ou seja, na prisão.

A denúncia contra Collor foi apresentada em 2015, pelo então PGR, Rodrigo Janot, em processo da Lava Jato. De acordo o MPF, entre 2010 e 2014, Collor teria solicitado e aceitado promessa para viabilizar irregularmente um contrato de troca de bandeira de postos de combustível celebrado entre a BR Distribuidora e a Derivados do Brasil, e nesse sentido, teria recebido vantagem indevida.

TSE multa Carla Zambelli e Flávio Bolsonaro por associarem Lula à morte de Celso Daniel

 O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou em R$ 10 mil a deputada Carla Zambelli (PL-SP), os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Mara Gabrilli (PSD-SP), a rádio Jovem Pan e outros por postagem indevida feita contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2022. Os extremistas divulgaram uma fake news grotesca ligando o presidente à morte de Celso Daniel.De acordo com o Metrópoles, o entendimento dos ministros é de que os parlamentares propagaram desinformação e alegações infundadas na internet quando associaram o Partido dos Trabalhadores (PT) e Lula ao assassinato do prefeito de Santo André (SP) Celso Daniel, ocorrido em 2002. Por 4 votos a 3, prevaleceu a multa de R$ 10 mil a ser aplicada a todos

Desmatamento na Amazônia cai 36% no primeiro quadrimestre

Brasil, Santarém, PA. 05/06/2009. Madeireira ao lado de área com vegetação ainda nativa, preservada, no município de Santarém. A cidade é conhecida como a "Pérola do Tapajós", devido ao rio que banha a cidade. - Crédito:ALBERTO CÉSAR ARAÚJO/AE/AE/Codigo imagem:41882

O tamanho da área desmatada na Amazônia durante os quatro primeiros meses deste ano foi 36% menor que no mesmo período de 2022, segundo monitoramento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), organização que desde 1990 reúne pesquisadores que se dedicam a estudar aspectos relativos ao uso e conservação dos recursos naturais da região.

Entre janeiro e abril deste ano, a retirada parcial ou total da cobertura vegetal amazônica atingiu uma área de 1.203 km². No primeiro quadrimestre do ano passado, foram desmatados 1.884 km².

Apesar da redução de quase um terço em comparação ao último período, a área devastada nos quatro primeiros meses deste ano representa o terceiro pior resultado nos esforços de preservação do bioma desde o ano de 2008.

Considerando apenas os últimos 16 anos, a área degradada a cada primeiro quadrimestre do ano foi maior não só em 2022, como também em 2021, quando o desmatamento aumentou expressivamente, atingindo 1.963 km².

A partir da análise das imagens de monitoramento por satélites, os pesquisadores do Imazon concluíram que, em abril deste ano, a queda no desmatamento chegou a 72%, caindo de 1.197 km² em abril de 2022 para 336 km² no mesmo mês deste ano.

“A redução observada em abril é positiva, porém, a área desmatada [no mês] ainda foi a quarta maior desde 2008 para o mês”, destaca a pesquisadora Larissa Amorim, referindo-se aos resultados para o mesmo mês registrados nos três anos anteriores: 1.197 km² (2022), 778 km² (2021) e 529 km² (2020).

“Isso indica que precisamos implantar ações emergenciais de fiscalização, identificação e punição aos desmatadores ilegais nos territórios mais pressionados, focando nas florestas públicas que ainda não possuem uso definido e nas áreas protegidas, principalmente com a chegada do verão amazônico, onde historicamente o desmatamento tende a aumentar”, acrescenta Larissa, em nota divulgada pelo instituto.

Apesar de o desmatamento na Amazônia como um todo ter sido menor no primeiro quadrimestre deste ano, nos estados de Roraima e Tocantins houve um aumento da área degradada. A “situação mais crítica”, conforme o Imazon, ocorreu em Roraima, onde a devastação aumentou 73%, passando de 63 km² de janeiro a abril de 2022 para 107 km² no primeiro quadrimestre deste ano.

Em Tocantins, o crescimento do desmatamento foi da ordem de 25%, passando de 4 km² de janeiro a abril de 2022 para 5 km² no mesmo período deste ano.

Mesmo registrando uma queda no desmatamento no último período, Mato Grosso, Amazonas e Pará seguem como os estados com as maiores áreas derrubadas na Amazônia. De janeiro a abril deste ano, Mato Grosso devastou 400 km² de floresta, Amazonas 272 km² e Pará 258 km², o que representa 33%, 23% e 21% do total na região, respectivamente. Ou seja, juntos, esses estados foram os responsáveis por 77% da floresta destruída no primeiro quadrimestre deste ano.

Agência Brasil pediu ao governo de Roraima e à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins uma manifestação sobre os dados divulgados pelo Imazon e aguarda respostas.

PM apreende drogas e prende traficantes em Vilhena

A ocorrência foi registrada na noite desta quarta-feira, 17, pela guarnição da Patrulha Reforço, em Vilhena. Dois homens foram presos em uma boca de fumo. A PM fez abordagem e apreendeu uma porção de crack.

Preço da gasolina nas bombas pode cair a R$ 4,80 e diesel a R$ 4,86 em junho

31/05/2017. Crédito: Antônio Cunha/CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF. Economia do centavo. Posto de combustível em promoção no SIG.

Um estudo elaborado pela consultoria MacroSector aponta que o valor da gasolina cobrado ao consumidor nos postos de combustíveis poderá ficar 7,1% mais barato a partir de junho, com o preço médio chegando a R$ 4,80 por litro. A queda está associada ao corte nos preços da gasolina, diesel e gás de cozinha (GLP) anunciado pela Petrobrás na terça-feira (16). O estudo também estima uma queda de 6,5% nos preços do diesel, devendo custar, em média, R$ 4,86 o litro.

“O preço é livre e o mercado é muito competitivo. Não reduzir implica em risco de perda de venda”, disse o presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), Sérgio Araújo, ao jornal O Estado de S. Paulo. A Abicom estima que o preço da gasolina ao consumidor caia, em média, de R$ 0,29 por litro, e o preço do litro do  diesel sofra uma redução de R$ 0,39.

A estimativa é de que os cortes nos preços dos combustíveis nas refinarias da Petrobrás resultem em uma queda de 0,60 ponto percentual na inflação oficial no país entre maio e junho.

Bolsonaro é condenado por difamação

Presidente Jair Bolsonaro em Brasília 23/02/2021 REUTERS/Adriano Machado

Jair Bolsonaro (PL) foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) a pagar R$ 30 mil por danos morais ao senador Omar Aziz (PSD-AM). A condenação é referente ao fato de que Bolsonaro associou o parlamentar ao crime de pedofilia em duas transmissões ao vivo e em uma visita a Manaus (AM), durante a campanha de 2022.

Em uma das lives, Bolsonaro disse que Aziz já havia “respondido por pedofilia” e “quase foi indiciado por pedofilia”.

O juiz Cássio André Borges dos Santos, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível do Amazonas, ressaltou em sua decisão que Aziz “nunca fora formalmente acusado de pedofilia, o que significa dizer que o requerente jamais respondeu por pedofilia, o que demonstra a malícia da afirmação do réu, cujo intuito difamatório não se discute”.

A sentença reforça, ainda, que a liberdade de expressão “não pode ser utilizada com o fim de atacar a terceiros de maneira leviana ou desonrosa”.

Goleiro bate a cabeça e sofre convulsão durante Jogos Escolares

O fato aconteceu nesta quarta (17) no Ginásio de esportes Sebastião Mesquita, em Jaru, um jovem atleta, estudante da escola Olga Dellaia que estava representando a instituição como goleiro do time de futsal, bateu a cabeça com força na parede, assim que caiu ao chão o menino teve uma convulsão. Logo em seguida ele foi socorrido pela equipe médica. Ainda não temos notícias concretas sobre a saúde do menino, mas tivemos informações que ele pode ter tido uma fratura no crânio por conta do impacto.De acordo com informações da Diretora da Escola Olga Dellaia, Ilza Rodrigues, o adolescente de 16 anos passa bem e já se encontra em sua residencia, após ter passado a tarde em observação no Hospital Municipal.

Técnicos de educação têm salário reajustado em quase 15% em RO

O governo de Rondônia sancionou nesta quarta-feira (17) a lei que reajusta o salário dos técnicos e analistas educacionais da rede pública estadual em 14,95%.

Segundo o texto, publicado em edição extra do Diário Oficial, o aumento salarial é válido a todos os profissionais da educação do estado e o vencimento de cada servidor já vai vir atualizado a partir deste mês de maio.

As despesas para esses pagamentos atualizados vão sair da dotação orçamentária da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A sanção do poder executivo aconteceu um dia depois do projeto de lei ser votado e aprovado em sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero).

Reajuste aos professores

 

No início da semana, o governo de Rondônia já havia anunciado um reajuste salarial de 14,95% aos professores do estado.

Segundo o decreto, os efeitos financeiros do decreto contam a partir de janeiro deste ano. Ou seja, será pago o valor retroativo aos profissionais. A medida também se estende para servidores aposentados.

O reajuste dos professores da rede estadual aconteceu após meses de tratativa com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero).