24.6 C
Porto Velho
26 junho 2026
Início Site Página 938

Menino de 7 anos é atacado por Pitbulls em Rondônia

Na tarde desta terça-feira, 16 de maio de 2023, um menino de 7 anos foi atacado brutalmente por dois cachorros da raça pitbull em uma residência na rua Manfredi Barata, bairro Aurélio Bernardes, primeiro distrito de Ji-Paraná.

O garoto estava brincando no quintal da residência, porém por um descuido esqueceram que os animais estavam soltos e o menino foi brutalmente atacado, tendo sofrido mordidas no pescoço, couro cabeludo arrancado e parte de uma orelha, deixando uma cena devastadora.

Os dois animais tiveram que ser abatidos pelos policiais para efetuar o socorro da criança, e recolher couro cabeludo e parte da orelha para que se possível fossem implantados.

O menino foi socorrido pelos militares entre a vida e a morte ao hospital municipal, onde passou por cirurgia.

Seu estado é grave e deve ser transferido do HM de Ji-Paraná para a UTI do Hospital regional em Cacoal.

O garoto seria filho de uma amiga da empregada da residência, ela foi hospitalizada devido ter ficado em completo estado de choque.

PF destrói e apreende equipamentos avaliados em R$ 4 milhões em terra indígena rondoniense

Nos últimos três dias, a Polícia Federal (PF) realizou a Operação Uru Praesidium, no interior da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia, para combater os crimes de usurpação de bens da União (garimpo ilegal), exploração ilegal de madeira e associação criminosa. O trabalho contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal, Ibama e a Funai.

Durante as ações, foram localizados pontos de garimpo ilegal na zona de amortecimento da Terra indígena, além de maquinários utilizados para a extração ilegal de ouro.

A equipe destruiu um acampamento utilizado pelos garimpeiros, apreendeu de uma pá escavadeira e inutilizou duas máquinas escavadeiras e quatro motores. Houve ainda a prisão em flagrante de uma pessoa, por usurpação de bens da União. O valor total dos bens apreendidos ou inutilizados é de aproximadamente R$ 4 milhões.

Na ação, houve a utilização de aeronave para deslocamento do efetivo e atuação nas áreas de exploração de garimpo ilegal.

A Polícia Federal e os demais órgãos atuam de forma constante para manter a integridade do território indígena, de forma que ações que atentem contra os interesses dos povos indígenas serão reprimidas com o rigor da lei penal e ambiental.

Operação na terra dos Uru-Eu-Wau-Wau destrói ou apreende equipamentos avaliados em R$ 4 milhões

Governo divulga reajuste de quase 15% no salário dos professores estaduais

O governador Marcos Rocha anunciou um reajuste de 14,95% nos salários dos professores da rede estadual em Rondônia. O decreto que estabelece os novos valores foi publicado por meio do Diário Oficial, na segunda-feira (15).

Segundo o decreto, os efeitos financeiros do decreto contam a partir de janeiro deste ano. Ou seja, será pago o valor retroativo aos profissionais. O reajuste também se estende para servidores aposentados.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero), as negociações para o reajuste ocorrem desde 2022. O decreto está em vigor desde a data de publicação.

O governador Marcos Rocha utilizou as redes sociais para anunciar o reajuste e também o encaminhamento de um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa propondo o mesmo percentual de reajuste para aos técnicos educacionais. O projeto deve passar por votação na Casa de Leis.

Aposta em Brasília é que Moro também será cassado

O ministro da Justiça, Sergio Moro, em Curitiba, para inaugurar uma delegacia modelo para investigações de crimes financeiros e de corrupção na Superintendência da Polícia Federal. com a presença do governador do Paraná Ratinho Junior, do Diretor-geral da Polícia Federal Maurício Valeixo, Luciano Flores de Lima, superintendente da Policia Federal do Paraná e Coronel Romulo Marinho Soares, secretário de segurança Publica do Paraná.

A avaliação corrente em Brasília é que o senador e ex-juiz Sergio Moro (União-PR) pode perder o mandato até o final deste ano, devido a um processo em que é acusado da prática de Caixa 2.

A ação contra Moro tramita no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

A decisão do TSE de cassar o mandato de Deltan Dallagnol nesta terça (16) foi vista por adversários do ex-juiz como uma sinalização de que o caso Moro terá o mesmo desfecho, informa o Estadão.

Liberado pagamento do piso nacional da enfermagem

Brasília (DF) - Supremo Tribunal Federal (STF) dará continuidade ao julgamento a lei que obriga hospitais a criarem uma sala de descompressão para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília/Divulgaçāo.

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou nesta segunda-feira (15) o pagamento do piso nacional da enfermagem. Contudo, o ministro entendeu que estados e municípios devem pagar o piso nacional da enfermagem nos limites dos valores que receberem do governo federal.

A decisão do ministro foi proferida após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter sancionado a abertura de crédito especial de R$ 7,3 bilhões para o pagamento do piso. A medida foi publicada na sexta-feira (12), Dia Internacional da Enfermagem.

O novo piso para enfermeiros contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é de R$ 4.750, conforme definido pela Lei nº 14.434. Técnicos de enfermagem recebem, no mínimo, 70% desse valor (R$ 3.325) e auxiliares de enfermagem e parteiras, 50% (R$ 2.375). O piso vale para trabalhadores dos setores público e privado.

Em setembro do ano passado, Barroso suspendeu o piso salarial nacional da enfermagem e deu prazo de 60 dias para entes públicos e privados da área da saúde esclarecerem o impacto financeiro. Segundo os estados, o impacto nas contas locais é de R$ 10,5 bilhões e não há recursos para suplementar o pagamento.

Na nova decisão, o ministro disse que os recursos repassados não serão suficientes para que os estados garantam o pagamento do piso para profissionais que trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Assim em relação aos estados, Distrito Federal e municípios, bem como às entidades privadas que atendam, no mínimo, 60% de seus pacientes pelo SUS, a obrigatoriedade de implementação do piso nacional só existe no limite dos recursos recebidos por meio da assistência financeira prestada pela União para essa finalidade”, decidiu.

No caso de profissionais da rede hospitalar privada, Barroso entendeu que, diante do risco de demissões, o piso também deve ser pago aos profissionais, mas, poderá negociado coletivamente entre empresas e sindicatos da categoria.

“Ao permitir tão somente que o valor previsto pelo legislador nacional possa ser suplantado por previsão em sentido diverso eventualmente constante de norma coletiva, implementa-se a lei em favor da integralidade da categoria e, ao mesmo tempo, evitam-se os riscos de demissões e fechamento de leitos”, escreveu o ministro.

Para os profissionais que trabalham para o governo federal, o piso deverá ser pago integralmente, conforme lei de criação da medida.

Dados do Conselho Federal de Enfermagem contabilizam mais de 2,8 milhões de profissionais no país, incluindo 693,4 mil enfermeiros, 450 mil auxiliares de enfermagem e 1,66 milhão de técnicos de enfermagem, além de cerca de 60 mil parteiras.

Petrobrás vai baixar tudo nesta terça-feira

A Petrobrás vai anunciar nesta terça-feira (16) o fim da política de paridade de importação (PPI) para os preços do diesel e da gasolina. Alem disso, informará uma redução nos preços da gasolina, do diesel e do gás de cozinha, apurou o Brasil 247 com fontes do governo federal.

A paridade de importação de preços, criada por Michel Temer após o golpe de 2016, será substituída por uma política que leva em consideração os preços internacionais como referência, mas também os custos locais de produção e as margens de refino em cada região do país, segundo a CNN.

Com a nova política de preços, a redução no preço da gasolina pode chegar a R$ 0,30; o diesel pode cair R$ 0,10; e do GLP, em R$ 15. Em abril, a Petrobrás anunciou redução de quase R$ 10% no preço do diesel.

Na última semana, o preço médio do litro da gasolina nos postos de combustíveis do país caiu de R$ 5,52 para R$ 5,49, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Kajuru defende suspensão do Brasileirão e mais investigações sobre apostas

Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 01/04/2023 - Maracanã - Campeonato Carioca, Final jogo 1, jogo entre Fluminense x Flamengo. FOTO DE MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC IMPORTANTE: Imagem destinada a uso institucional e divulga磯, seu uso comercial estᠶetado incondicionalmente por seu autor e o Fluminense Football Club. IMPORTANT: Image intended for institutional use and distribution. Commercial use is prohibited unconditionally by its author and Fluminense Football Club. IMPORTANTE: Im᧥n para uso solamente institucional y distribuici㮮 El uso comercial es prohibido por su autor y por el Fluminense Football Club

Em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (15), o senador Jorge Kajuru (PSB–GO) falou sobre a Operação Penalidade Máxima II, da Polícia Federal, que investiga a atuação de uma suposta organização criminosa especializada em manipular resultados de jogos de futebol profissionais, incluindo o Campeonato Brasileiro das Séries A e B. Para Kajuru, a investigação deve continuar, para punir os envolvidos na máfia das apostas eletrônicas.

— A CBF tinha, sim, que suspender o Campeonato Brasileiro para uma investigação profunda agora — defendeu.

O senador destacou que o Ministério Público de Goiás iniciou as investigações em novembro do ano passado, após denúncia do presidente do Vila Nova Futebol Clube.

— Após cinco meses de trabalho, os promotores concluíram que o esquema criminoso tem dois núcleos distintos. Um é formado pelos apostadores, que aliciam atletas para cometer pênaltis ou receber cartões durante os jogos e fazem as apostas nos sites conhecidos como “bets”. O segundo é o dos financiadores, que dão o dinheiro para o pagamento dos jogadores aliciados — disse.

O parlamentar pediu que as investigações continuem e que os culpados sejam punidos. Para ele, a Polícia Federal precisa ir fundo nas averiguações e o Ministério Público deveria apresentar as denúncias à Justiça, e esta dar celeridade às decisões. O senador ressaltou ainda que um posicionamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pode coibir esse tipo de crime.

— A CBF pode agir também, proibindo, por exemplo, que casas de apostas patrocinem clubes e jogadores de futebol. Assim como está acontecendo (e sendo exemplo para o mundo) na Inglaterra, com a proibição de placa de publicidade em camisa de time de futebol, de jogadores de futebol, fazendo comercial e recebendo milhões a cada 30 segundos — afirmou Kajuru.

Gari é executado a tiros em Rondônia

De acordo com o boletim de ocorrências, a vítima estava com uma perfuração de arma de fogo no pescoço. O corpo foi encontrado por um vigilante de uma empresa de segurança, que acionou a polícia.

No local, a Polícia Militar (PM) encontrou uma motocicleta e durante as diligências, constatou que o veículo estava com a placa trocada. A Polícia Civil investiga o caso.

Acusado de estupro, fisioterapeuta é preso pela segunda vez em Rondônia

Um homem identificado pelas iniciais W. S. S. foi preso na tarde desta segunda-feira (15) suspeito de cometer um segundo estupro, em Ariquemes. Desta vez a vítima foi uma estudante de 14 anos. A prisão foi feita pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) por meio da operação Hígia.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito é fisioterapeuta e instrutor de Karatê na cidade, e ele teria atraído uma menina de 14 anos até a escola onde trabalhava, com a justificativa de entregar uma medalha.

A vítima narrou para a polícia que o professor tentou beijá-la à força, tocou em suas pernas e quis fazer massagens. O abuso sofrido pela vítima teria ocorrido em 2022, mas a denúncia só foi registrada esse ano após a primeira fase da Operação Hígia.

Ainda durante a operação, os policiais identificaram que o suspeito já havia sido preso por estupro em uma época diferente, após abusar de uma paciente na clínica de fisioterapia onde trabalhava.

Na primeira denúncia, o suspeito se defendeu negando o fato e esclareceu que seria consensual e isolado, ‘não passando de uma conduta midiática para denegri-lo’. Ao ser preso novamente nesta segunda-feira, o investigado permaneceu em silêncio no interrogatório.

Diante das provas colhidas na investigação, a Polícia Civil representou pela prisão do suspeito, que foi deferida pela Justiça de Ariquemes.

Motoristas de aplicativos fazem greve em todo o país

Agência Brasil – Motoristas de aplicativos como Uber e 99 entraram em greve em todo o Brasil nesta segunda-feira (15). A categoria reivindica melhores condições de trabalho e repasses mais altos nas tarifas das corridas.

A paralisação, estimada para durar 24 horas, é de iniciativa da Federação dos Motoristas Por Aplicativos do Brasil (Fembrapp) e da Associação de Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp). As entidades calculam que 70% dos profissionais da categoria em todo o país devem aderir à greve.

O presidente da Amasp, Eduardo Lima de Souza, disse que a paralisação é porque o motorista de aplicativo está recebendo o mesmo desde 2016. “Até hoje, o motorista mantém o valor das corridas ganhando a mesma coisa. O setor automobilístico aumentou suas peças, o valor do veículo, o petróleo teve aumentos consecutivos, e as empresas não acompanharam esse aumento”, explicou.

Outra reivindicação da categoria é com relação ao sistema de cobrança. “De 2019 para cá as empresas mudaram o sistema de cobrança. Antes, você saía da sua casa para ir para o seu trabalho, por exemplo, você sabia que esse valor informado seria o mesmo que você pagaria. Atualmente não é isso mais, e com isso a taxa cobrada dos motoristas também está sofrendo essa variação. As empresas reajustaram os valores das tarifas para os passageiros, mas não repassaram para os motoristas, fazendo com que o valor de uma corrida chegue até 60% de desconto de taxa. Com isso, os motoristas estão trabalhando longas horas, chegando no final do dia com o lucro muito baixo, fazendo com que ele tenha que trabalhar todos os dias”, lamentou.