35 C
Porto Velho
23 junho 2026
Início Site Página 982

Homem que executou ex-mulher a tiros é condenado a 16 anos em Rondônia

A Justiça de Rondônia condenou a 16 anos de prisão o homem acusado de matar a tiros a esposa dentro de um carro, em Rolim de Moura. Ismael Correas está preso desde agosto de 2021, quando o crime ocorreu. Acusado de feminicídio, ele executou Márcia Fernanda Martins. O o julgamento aconteceu na quinta-feira (9).

No dia18 de agosto de 2021, no bairro Cidade Alta, Ismael Correas disparou cinco tiros contra a companheira.

O casal havia se separado e Ismael não aceitava o fim da relação. O crime ocorreu dentro de um carro de aplicativo, quando a vítima estava indo para um churrasco com uma amiga.

Márcia Fernanda Martins foi morta por Ismael Correas dentro de um carro de aplicativo em 2021 em Rolim de Moura — Foto: Reprodução/Facebook

Ismael atirou cinco vezes. Márcia morreu na hora. O motorista de aplicativo, devido ao susto, abandonou o veículo que só parou após bater em um poste.

Depois do crime, ele se apresentou na Delegacia de Polícia Civil e entregou a arma usada, com três munições intactas e cinco deflagradas. Ismael não tinha antecedentes criminais até aquela época.

Com 37 anos, ele foi condenado a 16 anos de prisão.

PF avalia pedir prisão de Bolsonaro caso ele não retorne ao Brasil até o fim de abril

A Polícia Federal está estudando a possibilidade de pedir a prisão de Jair Bolsonaro (PL) caso ele não retorne ao Brasil até abril. Segundo a coluna da jornalista Carolina Brígido, no UOL, os investigadores avaliam que “se ele continuar nos Estados Unidos, fica configurada a “evasão do distrito da culpa”, previsto no artigo 302 do Código de Processo Penal como requisito para justificar a prisão cautelar de uma pessoa investigada”.

Bolsonaro viajou para os Estados Unidos no dia 30 de dezembro do ano passado, faltando dois dias para o término do mandato, e não há previsão para o seu retorno ao Brasil. O ex-mandatário é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pela suspeita de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro.

A possibilidade do pedido de prisão ganhou força nos últimos dias, após a revelação de que Bolsonaro tentou receber de forma ilegal joias avaliadas em R$ 16,5 milhões dadas pela monarquia saudita e que deveroiam ter siudo incorporadas ao patrimônio da União.

“Segundo investigadores da PF, se a caixa com joias masculinas não for apresentada publicamente, endereços ligados a Bolsonaro podem ser alvo de busca e apreensão”, destaca a reportagem.

Governo confirma proposta de 9% de reajuste a servidores federais

O governo federal confirmou, no fim da tarde desta sexta-feira (10), a proposta de reajuste salarial linear de 9% para os servidores públicos federais. A terceira rodada de negociações ocorreu ainda à tarde e o andamento das negociações já havia sido adiantado pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).

Além dos 9% no salário linear para todos os servidores a partir de maio, o governo propõe um acréscimo de R$ 200 no auxílio-alimentação. Assim, o valor do auxílio passaria de R$ 458,00 para R$ 658,00. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a proposta do governo tem impacto nos cofres de R$ 11,2 bilhões, já previsto no orçamento deste ano.

Participaram da mesa de negociações várias entidades representativas de servidores públicos federais, enquanto o governo esteve representado pelo secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do MGI, Sérgio Mendonça, a respectiva secretária adjunta Meri Lucas, o secretário-executivo adjunto do Ministério do Trabalho e Emprego, Valter Correia, a diretora do Departamento de Relações de Trabalho, Edina Maria Rocha Lima, e o diretor substituto do Departamento de Relações de Trabalho, José Borges de Carvalho Filho.

Após a reunião de hoje, o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, afirmou que os representantes dos servidores foram até os limites nas reivindicações. Agora, a proposta do governo será submetida aos trabalhadores.

“O governo vai nos enviar na segunda-feira a formalização dessa proposta para que possamos levar para nossas bases, quando irão referendar ou não a proposta do governo. Entendemos que fizemos o possível, estendemos a corda até o limite. Agora, fica com a base a deliberação de aprovar ou não”, afirmou Marques. O Fonacate é formado por 36 afiliadas e representa mais de 200 mil servidores públicos.

A pauta de negociações tem três momentos. O primeiro deles trata do aumento de 2023, a partir de maio; em seguida, as discussões relacionadas à legislação e condições de trabalho dos servidores, as chamas pautas não econômicas. Por fim, será discutido o aumento salarial para 2024, considerando que a lei orçamentária para o próximo ano ainda está em elaboração.

Mega-Sena pagará hoje prêmio de R$ 9 milhões

O concurso 2571 da Mega-Sena distribuirá hoje (11) prêmio estimado em R$ 9 milhões.

O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, na cidade de São Paulo.

As apostas podem ser realizadas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

MEC abre consulta pública para reformular Novo Ensino Médio

INAUG ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO PROFISSIONAL REDENCAO;© DAVI PINHEIRO / GOV DO CEARA;EDUCAÇÃO;ESCOLA;JOVENS;ENSINO MÉDIO;ENSINO PROFISSIONALIZANTE;EEEP;REDENÇÃO

O Ministro da Educação, Camilo Santana, irá debater novas mudanças no Ensino Médio no Brasil. A decisão, que já havia sido adiantada pelo ministro, está publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta quinta-feira (9).  A portaria Nª 399, instituiu um Grupo de Trabalho com representantes de diversas organizações educacionais, além da comunidade escolar e da sociedade civil para avaliar e reestruturar a  nova política nacional do Ensino Médio.

De acordo com o DOU,  durante 90 dias, o grupo promoverá audiências públicas, oficinas de trabalho, seminários e pesquisas nacionais com estudantes, professores e gestores escolares sobre a experiência de implementação do Novo Ensino Médio de todo o país. A revogação, no entanto, está descartada.

A notícia foi comemorada pela estudante Rebeca Magalhães, de 16 anos. Ela é aluna do segundo ano da Rede de Ensino do Ceará e desde que as mudanças começaram, sente dificuldade de absorver o conteúdo dado em sala de aula. Com interesse em cursar a faculdade de psicologia, Rebeca se sente atrasada em relação aos outros estudantes. “Às vezes sinto que eles estão mais avançados em relação a algumas matérias, como matemática, por exemplo. Eu ainda estou fazendo a primeira atividade que o professor passou, pois foi a única, e meus colegas já estão na terceira”, reclama.

Desde 2022, as disciplinas tradicionais passaram a ser agrupadas em áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas). Com as mudanças, Rebeca só tem uma aula de geografia por semana. “Eu tenho a sensação de estar meio perdida sobre humanas, mesmo tendo mais aulas de humanas pela área de conhecimento que escolhi. E também tenho medo de me arrepender depois porque na adolescência a gente muda de ideias rapidamente e todo o tempo que dediquei na área escolhida, será perdido”, relata.

O novo modelo aprovado em 2017 está sendo implementado nas escolas públicas e particulares, de forma gradativa, desde o ano passado e recebendo diversas críticas de pais, estudantes, professores e especialistas no tema.  Além da redução da carga horária das disciplinas, as principais reclamações giram em torno da falta de estrutura das escolas, da superficialidade dos conteúdos e da falta de formação dos professores para atuar no novo modelo.

Gabrielle Portela é professora de geografia da Rede Estadual e precisa se desdobrar para atender as expectativas em sala de aula. “Eu só tenho 50 minutos de sala de aula, por semana, para cada turma. É inviável questionar, estimular o pensamento crítico e explorar o conteúdo. Existem trilhas mais complexas que o professor precisa planejar para conseguir desenvolver. Muitas vezes, recebo o PDF da trilha e não recebo nenhuma orientação de como trabalhar em sala”, ressalta a educadora.

As trilhas trabalham os conhecimentos de forma integrada, como o ensino da matemática aplicada às ciências humanas, por exemplo. Para Gabrielle, o formato atual do Ensino Médio não é direcionado para os alunos aprenderem conteúdo. “Os alunos já saem com deficiências do Ensino Fundamental e no Ensino Médio a gente deveria aprofundar os temas e prepará-los para o Enem. Mas eles não estão sendo preparados para competir por uma vaga com quem estuda no ensino privado. O ensino interdisciplinar acabou com a geografia física no Ensino Médio e a geografia humana é vista de forma superficial com outras ciências”, considera a professora.

Mas embora o modelo tenha muitas críticas, especialistas apontam pontos positivos com as mudanças. A historiadora e professora Ticiana Antunes lembra que a nova perspectiva do Ensino Médio “com protagonismo estudantil vem sendo discutida desde a década de 80, pelo educador Paulo Freire”, que defendia uma pedagogia de visão mais crítica no processo ensino-aprendizagem, mas que foi acelerado pelo golpe de 2016, contra a ex-presidenta Dilma Rousseff. “O golpe foi feito de forma a priorizar o tecnicismo e a retirar as ciências humanas dos currículos e isso com certeza é muito ruim. De maneira geral, como a mudança chegou nos professores foi problemática, mas eu acredito que a metodologia do Novo Ensino Médio é potente. O que a gente precisa é reformular algumas questões e nesse sentido, acredito que o Camilo está certo ao propor isso”, considera.

O secretário de assuntos jurídicos do Sindicato Apeoc, que representa os professores do Ceará, professor Maurício Manoel, destaca “a ampliação para 3 mil horas de aulas para o Ensino Médio inteiro, o espaço para o professor criar disciplinas, a reserva de carga horária para se trabalhar outros tipos de conhecimento e inteligência” como avanços. “Um outro questionamento plausível também nesse momento é ‘revogando, o que fica no lugar?’ O Ensino Médio anterior, que também era péssimo e fomentou uma mudança?” Tudo isso precisa ser maturado. Fato é que mudanças são necessárias e essas mudanças precisam passar pelos professores e comunidade escolar”, defende o representante do Sindicato.

Vinícolas ligadas a trabalho escravo têm R$ 66 mi em empréstimos ativos no BNDES

Três vinícolas que usavam mão-de-obra de trabalhadores terceirizados mantidos sob condições análogas à escravidão têm ao menos 18 empréstimos ativos no Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), os quais totalizam R$ 66,2 milhões.

Os dados de contratos firmados pelo BNDES com as vinícolas Aurora, Garibaldi e Salton estão disponíveis no site do banco.

:: Entidade que representa vinícolas tenta culpar ‘assistencialismo’ por trabalho escravo no RS ::

Empréstimos ativos são aqueles que não foram quitados pelas empresas. O site do BNDES não informa eventuais pagamentos parciais dos financiamentos. Isso quer dizer que é possível que uma parte dos R$ 66 milhões já tenha retornado ao banco.

Ao todo, essas mesmas empresas obtiveram 147 empréstimos com recursos do BNDES, no valor total de R$ 148 milhões. Desse total, 129 empréstimos, totalizando R$ 82 milhões, já foram liquidados.

Aurora, Garibaldi e Salton estão sediadas na chamada Serra Gaúcha. Foi lá – mais especificamente em Bento Gonçalves (RS) – que foram resgatadas 206 pessoas, entre 18 e 57 anos, que colhiam uvas usadas pelas vinícolas a serviço de uma empresa terceirizada: a Fênix Serviços Administrativos e Apoio a Gestão de Saúde LTDA.

Em entrevista ao UOL na terça-feira (7), Tereza Campello, diretora da área socioambiental do BNDES, afirmou que o banco está fazendo um levantamento sobre medidas que podem ser tomadas contra as empresas. “Há um procedimento legal que tem que ser seguido”, ressaltou.

Segundo Campello, em último caso, o BNDES poderia determinar a antecipação do pagamento dos financiamentos ativos. “Se a empresa entra na lista suja do trabalho escravo, dependendo da situação, a empresa tem que devolver o dinheiro.”

Aurora
. 25 empréstimos, com valor total de R$ 49 milhões
. 6 empréstimos ativos, com valor total de R$ 29,2 milhões
. Último empréstimo é setembro de 2022, de R$ 10 milhões

Garibaldi
. 45 empréstimos, com valor total de R$ 25 milhões
. 10 empréstimos ativos, com valor total de R$ 13,9 milhões
. Último empréstimo é setembro de 2022, de R$ 1,4 milhão

Salton
. 77 empréstimos, com valor total de R$ 73 milhões
. 2 empréstimos ativos, com valor total de R$ 23 milhões
. Último empréstimo é abril de 2022, de R$ 13 milhões

Total
. 147 empréstimos, com valor total de R$ 148 milhões
. 18 empréstimos ativos, com valor total de 66,2 milhões

Caso exemplar

Campello disse também que espera que o caso das vinícolas se torne um marco no combate ao trabalho análogo à escravidão. “Eu acho que esse caso vai ser exemplar”, disse. “É uma vergonha, uma tragédia, mas vai cumprir um papel, que é mostrar que daqui para frente as coisas vão ser diferentes.”

“Nossas regras estão sendo revisadas para impedir o atraso [trabalho análogo a escravidão]”, acrescentou. “Temos um dever de casa a fazer.”

Leia também: Fazenda que fornece cana para açúcar Caravelas é flagrada com mão de obra escrava em SP

Procurado para comentar os empréstimos específicos para as vinícolas, o BNDES informou que não compactua com empresas que estejam na chamada Lista Suja do Trabalho Escravo, elaborada pelo Ministério do Trabalho. “Prova disso é que já existem normativos do banco que impedem a realização contratos com empresas que estejam na referida lista.”

O BNDES confirmou que também pode punir empresas que entrarem na tal lista. “Caso alguma empresa com operação já contratada com o BNDES seja incluída no referido cadastro, essa operação será submetida imediatamente a cancelamento e vencimento antecipado”, reforçou o banco.

O BNDES declarou que está acompanhando as investigações sobre o caso. Lembrou que as empresas mencionadas obtiveram empréstimos indiretos do banco, ou seja, por meio de outras instituições financeiras.

A vinícola Garibaldi também não se pronunciou sobre os empréstimos e eventuais punições do BNDES. Aurora e Salton não responderam.

As empresas divulgaram em seus sites cartas abertas se solidarizando com os trabalhadores resgatados e prometendo melhorias em seus processos.

Investigação sobre propina de Bolsonaro pode levar à anulação da venda da Refinaria

 A investigação aberta pelo senador Omar Aziz (PSD-AM) sobre a venda da refinaria Landulpho Alves ao fundo Mubadala, potencializada após a descoberta de que Jair Bolsonaro recebeu propina de R$ 16,5 milhões de autoridades árabes, tem potencial para anular a privataria. Isso porque o primeiro passo será cobrar que a Petrobrás se explique por que vendeu o ativo pela metade do preço – o que representou uma economia da ordem de R$ 10 bilhões.

A refinaria, que pertencia a Petrobrás, foi vendida para Mubadala Capital pelo valor de US$ 1,8 bilhão, abaixo da estimativa feita pelo Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), que indica que a refinaria valia entre US$ 3 bilhões e US$ 4 bilhões.

“Como presidente da comissão CTFC, vou abrir investigação no Senado sobre a venda refinaria da Petrobras Landulpho Alves, na Bahia, para o fundo árabe Mubadala Capital”, postou Aziz nas redes sociais.

“Qualquer violação ao interesse da União, relação com a tentativa de descaminho de joias, ou qualquer ato que tenha gerado vantagens a autoridades nessa venda, será levado à Justiça para punição dos envolvidos”, ressaltou em seguida.

Ainda conforme o senador, “o primeiro passo da comissão será pedir documentos da Petrobras sobre a avaliação de preço abaixo do valor de mercado do ativo brasileiro para os estrangeiros”.

MC Pipokinha é retirada de festival após debochar de professores

A funkeira Mc Pipokinha foi retirada do line-up do Spotted Fest, festival marcado para agosto no Rio Grande do Norte. Em comunicado oficial nas redes sociais, a organização do evento explicou a retirada da artista da programação após diversos pronunciamentos polêmicos.

“Das últimas semanas para cá, diversas declarações controversas mudaram nossa visão sobre a cantora e no dia 06/03 tomamos ciência de suas novas declarações com comportamento desnecessário de ataque a professores […] compactuar e financiar pessoas que se utilizam de personagens para exceder os limites do bom senso não fazem parte da resenha e é por isso que a atração MC Pipokinha não fará mais parte do line-up do nosso evento”, diz a nota.

Recentemente, em seu perfil no Instagram, Mc Pipokinha causou ao debochar sobre a postura dos professores. Um seguidor a informou de que havia discutido com seu mestre sobre a artista. “Ela (professora) tem o poder de rodar de você, de fazer você não passar de ano. Ela tem o poder de te encher de tarefa, não briga com a sua professora por causa de mim”, afirmou ela. “Tadinha dela, já é professora. Tem que amar muito a profissão, por que ouvir desaforo do filho dos outros? Tem que ter nada pra fazer em casa mesmo”.

Além disso, a cantora falou sobre o salário da profissão. “Ainda receber o que o professor recebe, que é quase nada? Professor é humilhado pra caralho só de ser um professor. Não discute com ela não, tadinha. Não discute porque ela pode acabar descontando tudo em você, mandando você fazer vários trabalhos, te reprovando na prova. Meu baile tá R$ 70 mil, 30 minutinhos em cima do palco, eu ganho R$ 70 mil. Ela não ganha nem R$ 5 mil sendo professora, às vezes. Tem que estudar muito, não discute com ela”, finalizou.

TCU proíbe Bolsonaro de usar ou vender a propina que recebeu dos sauditas

 O Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu uma proibição para que Jair Bolsonaro não possa utilizar, dispor ou vender as joias “dadas” pela Arábia Saudita até que as investigações sobre o caso sejam concluídas. As informações são do jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles. O ministro Augusto Nardes, que é o relator do caso no TCU, tomou a decisão de emitir a medida cautelar em resposta ao pedido feito pelo Ministério Público junto ao TCU e pela deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP).

O TCU iniciou a investigação para apurar se houve tentativa de violação das normas que regem a entrada de bens no país e para averiguar possíveis violações à distinção entre bens públicos e pessoais.

Nardes também ordenou a realização de uma diligência conjunta entre a Polícia Federal e a Receita Federal, além de solicitar o depoimento de Jair Bolsonaro e do ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Bolsonaro deve manter todo o acervo de joias objeto do processo em exame intacto e sob sua custódia, na qualidade de fiel depositário, até que haja uma decisão posterior da Corte. Ele deve se abster de utilizar, dispor ou alienar as joias durante este período.

Recentemente, Nardes participou de um julgamento em que se posicionou favorável à devolução dos relógios recebidos pela comitiva de Bolsonaro em uma viagem ao Catar em 2019.

Reajuste da merenda escolar será anunciado nesta sexta pelo governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai anunciar nesta sexta-feira (10), em Brasília, o percentual de reajuste nos valores da merenda escolar na rede pública de ensino, congelados há cerca de seis anos. Os recursos são repassados para estados e municípios por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A solenidade será no Palácio do Planalto, a partir das 15h, informou a Presidência da República. 

Atualmente, os valores são de R$ 0,36 por estudante dos ensinos fundamental e médio; R$ 1,07 para estudantes e crianças matriculadas em creches e no ensino integral; R$ 0,53 para estudantes da pré-escola; R$ 0,64 para escolas indígenas e quilombolas e R$ 0,32 para estudantes da educação de jovens e adultos.

No mês passado, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que os novos valores devem ser acima da inflação acumulada no período, mas não antecipou os novos percentuais.

Plataforma

Na mesma solenidade, o presidente Lula também deverá apresentar a prefeitos e dirigentes de entidades municipalistas a plataforma Mãos à Obra, que servirá como base para o mapeamento de obras que estão paralisadas no país e que necessitam ser retomadas.

De acordo com o Palácio do Planalto, a definição das demandas para a plataforma será feita por gestores locais, responsáveis por alimentar a base de dados do Mãos à Obra. As prioridades são equipamentos de saúde, educação, esporte e cultura, além de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. Os gestores terão até 10 de abril deste ano para incluir as informações.