33.3 C
Porto Velho
22 junho 2026
Início Site Página 998

Cultura anuncia R$ 450 milhões para o setor de audiovisual

O Ministério da Cultura anunciou hoje (16) um total de R$ 450 milhões para o setor audiovisual brasileiro. De acordo com a pasta, o montante deve viabilizar a realização de mais de 250 projetos cinematográficos em todas as regiões do país.

“Acabamos de aprovar um montante superior a R$ 8 milhões para a realização de novos projetos na Região Norte do país. Com essa aprovação, concluímos os resultados dos editais de cinema e podemos dar início à contratação de mais de 250 projetos cinematográficos de todas as regiões do Brasil. Os novos filmes chegarão às telas graças ao investimento superior a R$ 450 milhões no nosso audiovisual”, destacou a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Nas redes sociais, a ministra lembrou que a aprovação dos recursos configura a primeira ação do comitê gestor do Fundo Setorial do Audiovisual 2023, formado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) e pela Secretaria de Audiovisual.

Seduc contrata mão de obra reeducanda

Dando seguimento ao processo de ressocialização da população carcerária do Estado de Rondônia por meio do trabalho, o Governo celebrou nesta segunda-feira, 14, mais um convênio para contratação de mão de obra reeducanda. O termo foi assinado entre Secretaria de Estado da Justiça – Sejus e Secretaria Estadual de Educação – Seduc, para a contratação de 45 reeducandos do regime semiaberto.

O termo tem duração de um ano e engloba atividades de auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, serviços de construção, manutenção e reforma predial. Os reeducandos inseridos recebem auxílio financeiro de um salário mínimo, além de remirem um dia de pena a cada três dias de trabalho, conforme prevê a Lei de Execução Penal.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que a contratação é benéfica para quem contrata e para toda a sociedade. “Todos os reeducandos inseridos nos convênios passam pela classificação de Sejus, que avalia não somente o comportamento, mas também a capacidade dos internos realizarem com qualidade as atividades que o contratante necessita. Além disso, temos a ressocialização, que diminui o número de reincidência criminal, tornando assim a sociedade mais segura”, concluiu.

O número atual de convênios firmados entre Sejus e vários órgãos, entre secretarias de Estado e municípios chega a 48, e mantém em elevação o número de internos inseridos em atividades laborais, conforme apontou o último levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais – Senappen, referente ao primeiro semestre de 2022, onde 52,07% da população carcerária de Rondônia está inserida em atividades laborais.

Concurso da PM: divulgada data para entrega de documentos

O Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, dá continuidade à 5ª fase do concurso público para o provimento de vagas e a formação de cadastro reserva para as classes iniciais do quadro de Oficiais Combatentes da Polícia Militar, conforme edital publicado na edição 27 do Diário Oficial do Estado, do dia 8 de fevereiro. . Trata-se da investigação pessoal dos candidatos.

Para a investigação social, será necessário que os candidatos entreguem o Formulário da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade – FACSRI devidamente preenchido e assinado, bem como a documentação, nos períodos de 13 a 17 de fevereiro de 2023 ou 23 e 24 de fevereiro de 2023, das 7h30 às 12h, no Centro de Inteligência, situado no Comando-Geral da PM, localizado à Avenida Tiradentes, nº 3360, Embratel, em Porto Velho. O candidato deverá observar todas as instruções contidas no item 12 do Edital nº 1 –Sesdec – PM/RO, de 7 de julho de 2022 e suas alterações , além das contidas no formulário supracitado.

O governador Marcos Rocha reiterou a importância do concurso para novos oficiais combatentes. “A contratação de novos tenentes para a Polícia Militar é necessária, pois mantém a renovação do efetivo na atividade ostensiva em nosso Estado” enfatizou.

O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia torna pública a retificação dos subitens 4.1 e 4.1.1 constantes do Edital nº 12 – SESDEC – PM/RO, de 2 de fevereiro de 2023, conforme a seguir especificado. Conforme o item 4.1.1 do edital, a documentação especificada no Edital nº 1 – SESDEC – PM/RO e nas páginas 25/26 do formulário, deverá ser entregue pessoalmente pelo candidato ou por terceiro, munido de procuração devidamente assinada.

Municípios rondonienses têm até 28 de fevereiro para adesão ao Programa Saúde na Escola

Com o objetivo de promover ações estratégicas de integração das áreas de Saúde e Educação, para o enfrentamento de vulnerabilidades e a melhoria da qualidade de vida dos estudantes das redes públicas de educação básica, os municípios rondonienses têm até 28 de fevereiro para aderirem ao Programa Saúde na Escola-PSE, vinculado aos Ministérios da Saúde e da Educação.

‘‘É importante fortalecer a adesão dos municípios de Rondônia ao PSE para os Ciclos 2023-2024. Esse programa é uma estratégia fundamental para os nossos estudantes e para o Estado, pois traz de forma integrada um trabalho sério e responsável entre as áreas de Saúde e Educação’’, afirma o governador de Rondônia Marcos Rocha. A adesão ao PSE deve ser feitas pelos secretários municipais de saúde e educação por meio da plataforma e-Gestor AB, disponível em https://egestorab.saude.gov.br, no módulo PSE, conforme passo a passo que está disponível na plataforma. “

Em Rondônia, o PSE é desenvolvido no âmbito da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, e a coordenadora estadual do programa Maria Inês Alves Fernandes explica que, trata-se de uma política intersetorial de iniciativa do Governo Federal, que apoia financeiramente os municípios que fazem a execução das ações, e onde o Estado é responsável por ofertar apoio institucional e por mobilizar os municípios para a construção de espaços coletivos de troca de aprendizagens contínuas, provocando o aumento da capacidade e capilaridade de implementação do programa.

Alimentação saudável e prevenção da obesidade fazem parte das ações do programa

AÇÕES

São 13 as ações do PSE de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos nas escolas: saúde ambiental, promoção da atividade física, alimentação saudável e prevenção da obesidade, promoção da cultura de paz e direitos humanos, prevenção das violências e dos acidentes, prevenção de doenças negligenciadas, verificação da situação vacinal, prevenção do HIV/IST, prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas; saúde bucal, saúde auditiva, saúde ocular e prevenção à covid-19.

Os critérios para adesão do público prioritário ao programa, são: creches públicas e conveniadas do município, escolas rurais, escolas com alunos em medida socioeducativas e escolas que tenham, pelo menos, 50% dos alunos matriculados pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. A pactuação do PSE em Rondônia no Ciclo 2021-2022 contemplou 52 municípios, alcançando 828 escolas, entre municipais e estaduais, beneficiando 260.290 estudantes, e também 9.654 crianças de 120 creches. E envolveu 643 profissionais das equipes de saúde pactuadas.

”É importante salientar que, para a Adesão dos Ciclos 2023 e 2024 do PSE, é imprescindível pactuar as escolas estaduais, uma vez que crianças, adolescentes e jovens, entre a população escolarizada devam receber maiores informações sobre saúde e prevenção”, considera Maria Inês.

PF mira instituição suspeita de trabalho escravo; vítimas eram atraídas por programa de rádio com mensagens espirituais

A Polícia Federal (PF) realizou hoje (16) a Operação Impostor contra uma instituição suspeita de submeter pessoas ao trabalho escravo e cometer violações sexuais mediante fraude. Em cooperação com o Ministério Público do Trabalho e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo, a polícia cumpriu um mandado de busca e apreensão.

As vítimas eram atraídas por programa de rádio com mensagens espirituais e motivacionais e eram convencidas, progressivamente, a contribuir com a instituição e trabalhar de forma praticamente voluntária em troca de valores simbólicos.

A partir de certo ponto, eram convencidas a permanecer na instituição e até a entregar documentos pessoais, sendo coagidas a não sair do local e a realizar as tarefas determinadas por ameaças e humilhações. O principal suspeito assumia a função de “grão mestre” em uma estrutura hierarquizada.

De acordo com as investigações, o grupo passava a trabalhar sem remuneração ou sequer alimentação adequada, e era levado, segundo a polícia, a acreditar que fazia parte de missão divina. O líder teria criado empresas usando documentos das vítimas e acumulado dívidas.

Acidente entre carreta e caminhão deixa um morto e um motorista vilhenense ferido

O motorista de um caminhão morreu e outras duas pessoas ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, ocorrido na manhã desta quinta-feira (16) em Pimenta Bueno, envolvendo ainda uma carreta.

O choque entre a carreta carregada de soja dirigida e um caminhão-munck aconteceu em um trecho a cerca de 5 km, da área urbana de Pimenta Bueno.

De acordo com as primeiras informações, a carreta, levando um carregamento de soja para Porto Velho bateu de frente no caminhão, que trafegava no sentido contrário. A bordo desse veículo havia duas pessoas, sendo que o motorista morreu preso às ferragens.

A vítima fatal era morador de Pimenta Bueno, trabalhava como eletricista e foi identificado como Daniel. O que estava de carona ficou ferido, mas sobreviveu.

O motorista da carreta é um vilhenense, que ficou ferido, segundo informa o Rondoniagora.

Colisão frontal entre carreta e caminhão na BR-364, em Pimenta Bueno, deixa um morto

Carnaval 2023: Vilhena terá bloco com direito a marchinhas tradicionais

Com o objetivo de comemorar o Carnaval 2023, a grande festa da cultura popular brasileira, com diversão, alegria, um grupo de amantes da folia momesca organizou o  bloco carnavalesco Canelinhas na Folia em Vilhena. 

Sem fins lucrativos, o foco é reunir os foliões que gostam de carnaval de rua ao som de marchinhas tradicionais. O Bloco Canelinhas na Folia é uma organização independente, e o nome é uma homenagem ao Rio Canelinhas que banha o município de Vilhena e também as canelas dos foliões brincantes, esclarecem as organizadoras do Bloco, a artista e diretora de teatro Valdete Souza, do Teatro Wankabuki, a professora Janete Maria Warta e o professor Jeferson Batista.

O desfile acontece no sábado, 18, com concentração às 16h, na banca do Zóio, com saída às 17h, passando pela Av. Major Amarantes e encerrando na Diip Bar, que continuará a folia com entrada livre para os participantes.

“Esperamos que venham todos fantasiados com muita alegria e paz para pular o carnaval com o Bloco Canelinhas na Folia”, lembram os organizadores.

Prefeito lamenta, mas paralisação na saúde deve ser deflagrada em Vilhena

Na manhã desta quarta-feira, 15, o prefeito Flori Cordeiro lamentou que apesar de ter promovido um encontro para dialogar com a equipe do Sindisul (Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia) e servidores da Saúde, uma possível paralisação venha ocorrer em Vilhena. A declaração ocorreu após profissionais da Saúde anunciarem uma assembleia para apresentar estudos de reajustes salarial e discutir sobre o movimento grevista.

 

Conforme explica Flori, no mês de janeiro uma reunião foi realizada com representantes do Sindisul e da Saúde para detalhar as ações da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), onde foi apresentado o Plano de economia de gastos e os impactos positivos que o mesmo trará ao município.

 

“Espero profundamente que os profissionais compreendam a situação do atual sistema de Saúde de Vilhena, pois nosso objetivo, conforme já revelado no encontro anterior, é de gerar economia aos cofres públicos através do modelo de gestão compartilhada junto à Santa Casa de Misericórdia de Chavantes”, destacou o prefeito.

 

Todavia, caso uma mobilização ocorra, Flori informou que a Santa Casa de Misericórdia de Chavantes está autorizada a contratar novos profissionais para Saúde com objetivo de suprir as necessidades da população e diminuir os transtornos causados pela greve.

 

Mais informações sobre a Saúde em Vilhena, podem ser obtidas através do telefone e WhatsApp da secretaria, no número (69) 3322-2945.

Ifro seleciona professores substitutos para os campi de Vilhena e Colorado

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) abriu dois editais para selecionar professores substitutos para os campi de Vilhena (RO) e Colorado do Oeste (RO). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet.

Para Vilhena, são ofertadas cinco vagas, sendo:

  • 1 vaga para Engenharia Elétrica;
  • 1 vaga para Engenharia Mecânica;
  • 1 vaga para Informática;
  • 2 vagas para Língua Portuguesa.

 

Já para Colorado do Oeste, são ofertadas duas vagas, sendo:

  • 1 vaga para Química;
  • 1 vaga para Matemática.

 

Os interessados em participar do processo de seleção para o campus de Vilhena podem se inscrever até 17 de fevereiro, pela internet (clique aqui). No edital, é possível conferir o cronograma completo.

Para a seleção de Colorado do Oeste, o interessado tem até o dia 22 de fevereiro para fazer a inscrição pela internet (clique aqui).

A remuneração pode chegar a R$ 5.831,21, mais auxílios. O professor contratado irá ministrar aulas presenciais.

Foragida da justiça, jovem de 22 anos é presa com 40kg de maconha em Rondônia

A jovem traficante Nicolly dos Santos Moraes, 22 anos, foi presa pelo Departamento de Narcóticos (Denarc), na noite desta quarta-feira (15), flagrada com drogas em uma residência na rua Los Angeles, bairro são Sebastião, na zona norte de Porto Velho. Ela era foragida da Justiça.

Jovem traficante é presa com 40 quilos de maconha que seriam negociados no Carnaval na capital

De acordo com o Denarc, as investigações que levaram à prisão da criminosa foram iniciadas após denúncias de moradores próximos. Na abordagem o marido da criminosa conseguiu fugir.

A Polícia disse que a droga abasteceria parte das bocas de fumo da capital  durante o período de Carnaval.

No quarto do casal foram localizados vários tabletes de maconha, totalizando 40 quilos da droga, além de porções de cocaína, crack e balanças de precisão. Nicolly também já foi presa por tráfico no estado do Mato Grosso.