33.3 C
Porto Velho
22 junho 2026
Início Site Página 999

Lucas Torres destaca trabalho em conjunto para os rondonienses

O deputado Lucas Torres (PP) ressaltou, nesta quarta-feira, que o trabalho deve ser realizado em conjunto entre os membros da Casa de Leis na nova legislatura em benefício da população rondoniense. A afirmação foi feita durante a 1ª Sessão da 11ª Legislatura da Assembleia Legislativa. “Quero dizer da minha enorme gratidão, pois hoje, em diversas oportunidades, Deus foi glorificado aqui, sentimos a presença Dele aqui e que Ele nos dê sabedoria e proteção para que possamos conduzir nossos mandatos”, afirmou.

O deputado estadual fez questão de destacar os membros do parlamento na nova legislatura. “É um grande privilégio estar entre os senhores e as senhoras. Teremos nessa 11ª Legislatura um parlamento heterogêneo como tem que ser, na democracia, e participar das discussões que vão enaltecer o estado de Rondônia ao cenário nacional. Vou poder contribuir com vocês humildemente para que essas discussões sejam no maior nível intelectual para o bem e a melhoria da nossa coletividade”, disse.

Para Lucas Torres, o trabalho de condução da Assembleia Legislativa tem que ser nivelado para que o parlamento seja modelo no país. “Temos muito que nos orgulhar por Rondônia e nosso parlamento cumprirá essa missão”, acrescentou.

Ao final, Lucas Torres fez questão de destacar a apresentação da orquestra ao longo do dia de início dos trabalhos na ALE. “Faço votos de que sob as batutas dos nossos maestros que estão aqui compondo a mesa hoje, que possamos ser harmoniosos assim como foi essa orquestra. Cada um tocando seu instrumento de melhor predileção, mas que, na condução dos nossos mandatos, sejamos afinados para que ao som do nosso interlocutor, sejamos autores das melhores composições para o estado. Espero que possamos nos orgulhar na condução dos nossos mandatos”, encerrou.

Deputada destaca inauguração do Hospital de Reabilitação de Rondônia

A deputada federal Silvia Cristina, em parceria com o Hospital do Amor, convida toda a população de Rondônia para a inauguração do Hospital de Reabilitação do Estado, o Dream da Amazônia. O evento será realizado no dia 03 de abril de 2022, às 9 horas, no Hospital do Amor, localizado na BR 364, km 15, em Porto Velho.

 

Irmão de cabo morto foi preso com drogas há 8 dias em Rondônia

O cabo da PM de Rondônia Uebison Luiz dos Santos Generoso, 41 anos, que morreu nesta terça-feira (14), após trocar tiros com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), era irmão do cabo do Corpo de Bombeiros, Carlos dos Santos Generoso, preso com 44 tabletes de cocaína, na capital rondoniense, no último dia 7.

Irmão de cabo morto foi preso com drogas há 8 dias

Conforme apurado pelo jornal, Carlos dos Santos foi preso em flagrante com um carregamento de droga, durante uma abordagem da PRF, na tarde do dia 7 deste mês, próximo do posto da PRF, na BR-364, em Porto Velho.

Carlos dos Santos estavam em uma caminhonete L200 Triton, quando foi abordado pela PRF. Conforme a Polícia, ele já desceu do veículo se apresentando como cabo do Corpo de Bombeiros e bastante nervoso.

Desconfiados, os policiais iniciaram buscas pelo carro, e acabaram encontrando na carroceria do veículo, 44 tabletes de cocaína, que estavam divididos em dois sacos.
Ainda durante a revista, foi constatado que o número de identificação veicular dos vidros não estava obedecendo ao padrão de fábrica levantado suspeita de que poderia ter sido adulterado.

Na revista veicular minuciosa, a PRF constatou que o carro que Carlos dos Santos estava dirigindo era roubado. Ele foi levado para o Departamento de Flagrantes, onde permaneceu preso e vai responder pelo crime de tráfico de drogas.

Cabo da Polícia Militar

Conforme apurado pela Polícia, o policial militar Uebison, que era irmão do cabo do Corpo de Bombeiros, Carlos dos Santos Generoso, estava em uma caminhonete Toyota Hilux, juntamente com um comparsa Andison Alvez de Souza, 44 anos, quando foi visto em atitude suspeita na GO-164.

No momento em que os policiais se aproximaram do veículo, o policial começou a atirar contra a equipe da PRF. Foi quando iniciou uma troca de tiros. Rapidamente foram acionadas outras equipes para dar apoio.

A intensa troca de tiros terminou com o militar Uebison morto. Ele chegou a ser socorrido para o hospital da região. O comparsa dele Andison ficou ferido.

Policiais militares da região também ajudaram na ação. No momento em que as equipes se aproximaram do carro, uma grande quantidade de cloridrato de cocaína foi encontrada na caminhonete, pesando aproximadamente 60 quilos.

O militar, segundo apurou o jornal, estava em tratamento de saúde há mais de um ano e no último mês de dezembro foi transferido para um quadro especial da PM.

Generoso foi condecorado pela Assembleia Legislativa em 2018 por relevantes serviços prestados. Rondoniagora.

Governo abre seleção para contratar 726 agentes de alimentação, limpeza e conservação

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas – Segep, publicou o Edital nº 47/2023, de Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de Técnico Educacional Nível I (agente de alimentação) e de Técnico Educacional Nível II (agente de limpeza e conservação), que vão atender a demandas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), atuando nas escolas da rede estadual de ensino.

A inscrição é gratuita e será realizada somente via internet por meio do link https://sistemas.seduc.ro.gov.br/seletivo/web, entre 23 de fevereiro a 5 de março de 2023. O candidato deverá, no ato da inscrição, marcar em campo específico da ficha de inscrição, uma única opção de vaga/localidade. Será considerada como válida a última inscrição efetivada.

ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

“O Técnico Educacional Nível I (agente de alimentação) desenvolverá atividades que envolvem a execução de serviços de alimentação escolar da Seduc. Já o Técnico Educacional Nível II (agente de limpeza e conservação) fará atividades que envolvem a execução de serviços de limpeza e conservação das instalações das unidades escolares e administrativas”, explicou a secretária da pasta, Ana Pacini.

CONTRATO 

Os candidatos selecionados dentro do quantitativo de vagas ofertadas serão admitidos em caráter temporário, pelo prazo de um ano, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a contar da data de assinatura do contrato. Os contratados deverão desempenhar suas atividades profissionais, exclusivamente junto às escolas estaduais, sendo definido seu local de exercício pela Gerência de Lotação, com conhecimento das Coordenadorias Regionais de Educação – CRE, após o ato de assinatura do contrato de trabalho.

REMUNERAÇÃO

O salário do pessoal contratado nos termos do Edital será fixado, conforme a tabela a seguir:

CARGO CARGA HORÁRIA VENCIMENTO
Técnico Educacional Nível II/Agente de Alimentação 40 horas

 

semanais

R$ 1.692,23 (Mil seiscentos e

 

noventa e dois reais e vinte e

três centavos) acrescidos de

Gratificações e Auxílio

Transporte (onde existir

transporte coletivo).

Técnico Educacional Nível II/gente de Limpeza e Conservação

RESULTADO

A homologação das inscrições do Processo Seletivo Simplificado está prevista para o dia 28 de março e o resultado final será publicado no Diário Oficial do Estado de Rondônia e na aba publicações do site da Seduc (http://www.rondonia.ro.gov.br/seduc/publicacoes/), no dia 12 de abril de 2023.

 Veja edital:

Cabo da PM condecorado em Rondônia é morto em Goiás com 60 quilos de cocaína

O cabo da PM de Rondônia Uebison Luiz dos Santos Generoso, 41 anos, morreu nesta terça-feira (14), após trocar tiros com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante uma tentativa de abordagem, na cidade de Goiás Velho, interior de Goiás. Generoso estava com grande quantidade de drogas.

Conforme apurado pela Polícia, o policial estava em uma caminhonete Toyota Hilux, juntamente com um comparsa Andison Alvez de Souza, 44 anos, quando foi visto em atitude suspeita na GO-164.

No momento em que os policiais se aproximaram do veículo, o policial começou a atirar contra a equipe da PRF. Foi quando iniciou uma troca de tiros. Rapidamente foram acionadas outras equipes para dar apoio.

A intensa troca de tiros terminou com o militar Uebison morto. Ele chegou a ser socorrido para o hospital da região. O comparsa dele Andison ficou ferido.

Policiais militares da região também ajudaram na ação. No momento em que as equipes se aproximaram do carro, uma grande quantidade de cloridrato de cocaína foi encontrada na caminhonete, pesando aproximadamente 60 quilos.

O militar, segundo apurou o jornal, estava em tratamento de saúde há mais de um ano e no último mês de dezembro foi transferido para um quadro especial da PM.

Generoso foi condecorado pela Assembleia Legislativa em 2018 por relevantes serviços prestados. Rondoniagora.

Cabo da PM condecorado em Rondônia é morto em Goiás com 60 quilos de cocaína

Câncer é primeira causa de morte por doença em crianças

Rio de Janeiro - O Inca e o Ministério da Saúde inauguram, no Hospital do Câncer II (HC2), o primeiro Centro de Diagnóstico do Câncer de Próstata da rede pública do Rio de Janeiro (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O câncer infantil é a primeira causa de morte por doença em crianças e a segunda causa de óbito em geral. A primeira seria acidente. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que no triênio 2023/2025 ocorrerão, a cada ano, 7.930 novos casos de câncer em crianças e jovens de 0 a 19 anos de idade.

Hoje (15), Dia Internacional da Luta conta o Câncer Infantil, a oncologista pediátrica do Inca Sima Ferman, chefe da Seção de Pediatria, lembrou que atualmente a doença é altamente curável. “Essa é a principal informação que a gente tem”, disse.

Em entrevista à Agência Brasil, Sima afirmou que como a incidência de câncer vem aumentando lentamente ao longo dos anos, ele começa a aparecer como causa importante de doença em criança. “Como nem todas são curadas, a doença pode ter, na verdade, um percentual de mortalidade infantil também. Os dados mais recentes, de 2020, revelam que foram registrados 2.280 óbitos em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos no Brasil.

Entre os tipos mais comuns de câncer infantojuvenil estão leucemia, linfoma e tumores do sistema nervoso central. A médica do Inca ressaltou, contudo, que os tumores em crianças são diferentes dos que acometem pessoas adultas. “Adulto tem muito carcinoma, tumores de células diferenciadas”. Os tumores de crianças são diferentes. Embora esses três tipos sejam mais frequentes, existe uma gama de tumores, como os embrionários, que ocorrem nos primeiros anos de vida. São exemplos os da retina, de rim, de gânglio simpático. “São tumores que acontecem, mais frequentemente, em crianças menores. Mas todos eles são muito diferenciados e respondem bem ao tratamento quimioterápico, normalmente. Essa é a principal informação que a gente tem para dar nesse dia tão importante”, reiterou a especialista.

Para a oncologista, a doença é muito séria, mas trouxe, ao longo dos anos, uma esperança de busca pela vida. Há possibilidade de cura, se o paciente é diagnosticado precocemente e tratado nos centros especializados de atenção à criança.

Alerta

Nos países de alta renda, entre 80% e 85% das crianças acometidas por câncer podem ser curadas atualmente. No Brasil, o percentual é mais baixo e variável entre as regiões, mas apresenta média de cura de 65%. “É menos do que nos países de alta renda porque muitas crianças já chegam aos centros de tratamento com sinais muito avançados”. Sima Ferman reafirmou que o diagnóstico precoce é muito importante. Por outro lado, admitiu que esse diagnóstico é, muitas vezes, difícil, tendo em vista que sinais e sintomas se assemelham a doenças comuns de criança.

O Inca faz treinamento com profissionais de saúde da atenção primária para alertá-los da importância de uma investigação mais profunda, quando há possibilidade de o sintoma não ser comum e constituir doença mais séria. Sima lembrou que criança não inventa sintoma. Afirmou que os pais devem sempre acompanhar a consulta e o tratamento dos filhos e dar atenção a todas as queixas feitas por eles, principalmente quando são muito recorrentes e permanecem por um tempo. “É importante estar alerta porque pode ser uma coisa mais séria do que uma doença comum”.

Podem ser sinais de tumores em crianças uma febre prolongada por mais de sete dias sem causa aparente, dor óssea, anemia, manchas roxas no corpo, dor de cabeça que leva a criança a acordar à noite, seguida de vômito, alterações neurológicas como perda de equilíbrio, massas no corpo. “São situações em que é preciso estar alerta e que podem levar a pensar em doença como câncer”.

Para os profissionais de saúde da atenção primária, especialmente, a médica recomendou que devem levar a sério as queixas dos pais e das crianças e acompanhar o menor durante todo o período até elucidar a situação para a qual a criança foi procurar atendimento. “E, se for o caso, fazer exames mais profundos e ver se há alguma doença que precisa ser tratada”.

Individualização

Para cada tipo de câncer, os oncologistas do Inca procuram estudar a biologia da doença, para dar um tratamento que possa levar à chance de cura, com menos efeitos no longo prazo. “Para conseguir isso, temos que saber especificamente como a doença se apresentou à criança e, muitas vezes, as características biológicas do tumor. Isso vai nos guiar sobre o tratamento que oferece mais ou menos riscos para esse paciente ficar curado e seguir a vida”.

Em geral, o tratamento de um câncer infantil leva de seis meses a dois anos, dependendo do tipo de doença apresentada pelo paciente. Após esse prazo, a criança fica em acompanhamento, ou “no controle”, por cinco anos. Se a doença não voltar a se manifestar durante esses cinco anos, pode-se considerar o paciente curado. “Cada vez, a chance de a doença voltar vai diminuindo mais. A chance é maior no primeiro ano, quando termina o tratamento, e vai diminuindo mais e mais”, disse a oncologista pediátrica.

Mega-Sena acumula e prêmio para o próximo sorteio é R$ 53 milhões

Apostadores fazem filas em casas lotéricas de Brasília. A Caixa Econômica Federal sorteia amanhã (12) a lotofácil da Independência.

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.564 da Mega-Sena. O sorteio do prêmio estimado de R$ 10 milhões foi realizado nessa terça-feira (14) à noite, em São Paulo.

Esse foi o primeiro sorteio da Mega-Semana de Carnaval, que oferece oportunidade extra aos apostadores, com três concursos: terça-feira, quinta-feira (16) e sábado (18).

As dezenas sorteadas foram 07 – 08 – 14 – 19 – 32  e 45. Para o próximo concurso, amanhã (16), o prêmio é estimado em R$ 53 milhões.

A quina teve 55 ganhadores e cada um vai receber R$ 35.106,57. A quadra registrou 4.623 apostas vencedoras, e os premiados receberão individualmente R$ 596,66.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o Brasil ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

Mega-Semana temática

De acordo com a Caixa, os sorteios extras são exclusividade da Mega-Sena e distribuídos ao longo do ano. Neste ano, serão nove Mega-Semanas temáticas: de Verão, Carnaval, da Mulher, do Trabalhador, de Férias, dos Pais, da Primavera, da Sorte e do Apostador.

Poeta chileno Pablo Neruda morreu envenenado, aponta estudo

FILE - In this October 21, 1971 file photo, Nobel Prize winning poet Pablo Neruda sits in Paris France. Neruda was awarded his Nobel in 1971. Forensic experts have determined that Chilean poet Pablo Neruda was poisoned, Rodolfo Reyes, the Nobel Prize winner’s nephew, said on Monday, Feb. 13, 2023. (AP Photo/Michel Lipchitz, File)

Um estudo dos restos mortais do poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973) revelou que o Nobel da Literatura morreu após ser envenenado. A informação foi divulgada pela família nesta segunda-feira (13). Sempre houve suspeita sobre a causa da morte do artista, mas a posição oficial era a de que o escritor morreu por conta de um câncer. Rodolfo Reyes, sobrinho de Neruda, foi quem divulgou as conclusões da análise. O estudo sobre a morte do poeta será publicado nesta quarta-feira (15), mostrou uma reportagem do Globo

Oficialmente, Neruda morreu vítima de um câncer de próstata aos 69 anos no dia 23 de setembro de 1973, 12 dias depois do golpe militar comandado por Augusto Pinochet que derrubou o governo do presidente Salvador Allende, de quem o escritor era próximo.

De acordo com Reyes, teste apontaram a presença da bactéria Clostridium botulinum em grande quantidade no organismo de Neruda, o que seria um indicativo de envenenamento. “Encontramos a bala que matou Neruda e estava em seu corpo. Quem disparou? Descobriremos em breve, mas não há dúvida de que Neruda foi morto por intervenção direta de terceiros”, disse Reyes à agência Efe.
www.brasil247.com - Pablo Neruda

Governo Lula reabilita delegados da PF que foram alvo de Bolsonaro

Estadão -A composição da cúpula da Polícia Federal tem evidenciado a tentativa do governo Luiz Inácio Lula da Silva de tentar afastar da corporação a influência de Jair Bolsonaro (PL). Algumas das principais diretorias da PF serão ocupadas na atual gestão petista por delegados que estiveram na mira do ex-presidente. Assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, a nomeação de Ricardo Saadi para Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção (Dicor) foi publicada nesta terça, 14.

 

Saadi esteve no centro das suspeitas de que Bolsonaro fez trocas estratégicas na PF para tentar blindar aliados e os filhos de investigações. O delegado era superintendente do órgão no Rio, mas foi exonerado pelo ex-presidente, que alegou problemas de “produtividade” na unidade regional. A mudança abriu uma crise com o então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

 

O ex-juiz da Operação Lava Jato, hoje senador pelo União Brasil, deixou o governo acusando Bolsonaro de tentar interferir politicamente na corporação – na eleição do ano passado, ele se reconciliou com o ex-presidente e o apoiou no segundo turno contra Lula. O caso está em apuração no Supremo Tribunal Federal (STF). Uma das atribuições da Dicor é investigar políticos e autoridades com prerrogativa de foro.

 

Facada

 

Outro reabilitado pela Casa Civil de Lula é o delegado Rodrigo Morais Fernandes. Ele foi o responsável pelo inquérito sobre o atentado contra Bolsonaro na campanha eleitoral de 2018. O ex-presidente foi atingido por uma facada durante uma agenda de campanha em Juiz de Fora (MG). A investigação concluiu que Adélio Bispo, responsável pelo ataque, agiu sozinho e que o crime não teve um mandante. Sem provas, o ex-presidente reiterou diversas vezes a tese de que há “gente grande” por trás do atentado. Fernandes vai assumir a Diretoria de Inteligência Policiais da PF, uma das mais importantes da corporação.

 

O delegado Rodrigo Teixeira, que era superintendente da PF em Minas Gerais quando aconteceu o atentado, foi indicado para a Diretoria de Polícia Administrativa. Próximo do atual diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, ele chegou a ser sondado para o cargo de diretor executivo, número dois da corporação, que ainda não foi preenchido.

 

Teixeira foi exonerado pelo ex-presidente da República e, na época, atribuiu a troca a uma insatisfação da família Bolsonaro com a condução do inquérito sobre a facada.

Prefeitura foca na eliminação de criadouros dos mosquitos da dengue em Vilhena

A equipe da Divisão de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), começou na última semana, o plano de ação de combate à dengue, buscando a eliminação de criadouros, com visitas a residências e trabalhos de fiscalização em terrenos baldios dos bairros São José e Barão do Melgaço III. Ações se estendem ao longo das próximas semanas para diversos bairros da cidade.

 

Parte do plano de ação consiste em visitas domiciliares por parte dos agentes, realizando a eliminação dos focos, e orientando os moradores sobre a importância da eliminação do mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Zika e da Chikungunya.

O plano de ações seguirá de forma contínua até que todos os bairros de Vilhena sejam visitados. Todo o trabalho conta com a participação de servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com a parceria da faculdade Unopar, e no próximo mês, receberá a colaboração dos agentes do Exército.

 

De acordo com a diretora da Divisão de Endemias, Rute Fraga, as ações alertam a população sobre a eliminação dos criadouros. “Neste período chuvoso, os casos tendem a aumentar. Por isso, é importante limpar e verificar regularmente pontos que podem acumular água. Repassando esta mensagem de conscientização aos moradores, já teremos um grande avanço no combate aos criadouros. Se cada um tirar um tempinho do dia para dar uma olhada no seu quintal, já está ajudando”, explica Rute.

 

COMO ELIMINAR OS FOCOS – Mantenha caixas, tonéis e barris de água bem cobertos; coloque o lixo em sacolas plásticas e mantenha a lixeira sempre fechada; não jogue lixo em terrenos baldios, encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda; retire a água acumulada na laje e mantenha calhas desentupidas; guarde garrafas de vidro ou plástico sempre com a boca para baixo; retire toda a água de pneus e os coloque em locais cobertos, protegidos da chuva.

 

DOENÇAS – O mosquito Aedes aegypti, além de ser o transmissor da dengue, também pode ser o responsável por doenças como a chikungunya e o zika vírus. Essas doenças podem causar febre alta, dor no corpo, fraqueza, vômitos, inchaço nas articulações, manchas na pele e coceiras. Caso apresente estes sintomas, procure a UBS mais próxima a sua residência.

 

Mais informações sobre a Saúde em Vilhena, podem ser obtidas através do telefone e WhatsApp da secretaria, pelo número (69) 3322-2945.