O governador de Rondônia, Marcos Rocha, nomeou nesta segunda-feira (31) Isau Raimundo Fonseca como o novo chefe da Casa Civil do estado. Fonseca, que é filiado ao União Brasil, assume o cargo no lugar de Júnior Gonçalves, atual presidente estadual do partido.
Isau Fonseca já foi prefeito de Ji-Paraná e seu mandato foi marcado por polêmicas. Ele foi afastado do cargo após ser alvo da Operação “Horizonte de Eventos”, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de Rondônia (MPRO) e pela 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Cacoal) da Polícia Civil.
A operação investigou uma organização criminosa acusada de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos na Prefeitura de Ji-Paraná. Apesar das acusações e do afastamento na época, Isau Fonseca retorna agora à gestão pública estadual, ocupando um dos cargos mais estratégicos do governo de Rondônia.
A nomeação gerou repercussão nos meios políticos, especialmente devido ao histórico recente do novo chefe da Casa Civil.