24 C
Porto Velho
23 junho 2026

Ex-padre rompe celibato, casa e assume relação em trisal

O ex-padre Emerson Rogério de Souza, de 51 anos, trocou o celibato pelo poliamor e hoje vive em um trisal em Araçatuba (SP). Casado há 26 anos com Daniela, ele divide há dois anos a vida também com Camila. O trio participou do 1º Encontro de Trisais do Brasil, realizado em Pinhalzinho (SP), em busca de reconhecimento jurídico para famílias poliafetivas.

Emerson defende que a espécie humana não é monogâmica por essência e afirma que “Cristo nunca proibiu nada, desde que se ame o próximo”, disse, em entrevista ao g1. Segundo ele, a convivência com confissões durante o período como sacerdote reforçou sua percepção de que a maioria das crises relacionais nasce da infidelidade.

A trajetória de Emerson começou em Campo Grande (MS), quando ingressou como Irmão do Sagrado Coração de Jesus. Ainda jovem, conheceu Daniela em um retiro religioso em Araçatuba. O reencontro anos depois os aproximou, e o romance ganhou força após um acidente sofrido por ela. O relacionamento resultou no afastamento dele da Igreja e no início de uma nova vida conjugal.

Segundo o casal, a abertura para o poliamor ocorreu após 13 anos de casamento, quando Daniela reconheceu sua bissexualidade. A partir daí, o diálogo levou à formação de um trisal com Camila, em uma relação horizontal, em que todos se envolvem igualmente. Para Emerson, a configuração fortalece o vínculo por meio do diálogo: “Quando dois têm um atrito, o terceiro ajuda a mediar”.

O ex-padre Emerson: com Daniela e Camila ele participou do 1º Encontro de Trisais do Brasil — Foto: Estevão Mamédio/g1

O ex-padre ressalta que sua fé continua, mesmo após deixar a instituição religiosa. Ele diz acreditar que a Igreja um dia poderá rever o dogma do celibato. “Sempre questionei por que a Igreja proíbe o casamento. Espero que no futuro esse dogma seja rompido”, declarou.

Hoje, Emerson afirma que sua experiência de vida o permite aconselhar tanto casais monogâmicos quanto não monogâmicos. Para ele, é mais honesto reconhecer a pluralidade dos relacionamentos do que seguir a tradição de proibições que marcaram a prática da Igreja Católica.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Prisão de professora em RO ganha repercussão nacional

O caso da professora vilhenense Suelen da Cruz Nunes,...

1º medicamento não hormonal para menopausa é aprovado

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta segunda-feira (22) o...

Deputada expõe atrito com PSOL por fundo partidário

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) afirmou que só...

Identificadas vítimas de acidente fatal na BR-364

Foi identificada como Maria Luiza Neves de Lima, de...

Banco de Edir Macedo repetiu modelo do Master

A investigação que levou à operação da Polícia Federal contra o...

Lançado concurso para Guarda Municipal em RO

A Prefeitura de Porto Velho publicou no Diário Oficial dos...

Tirar CNH em RO ficará sujeito a exame toxicológico

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) informou...

Homem e criança morrem após colisão violenta em RO

Uma tragédia foi registrada na manhã desta terça-feira (23)...