32 C
Porto Velho
2 maio 2026

PF prende homem que armazenava imagens de pornografia infantil em Rondônia | 

Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (02/03/2021), a “Operação DILUCULUM”, de repressão ao armazenamento e divulgação de imagens e vídeos de exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.

Durante o cumprimento das buscas, o investigado foi autuado em flagrante tanto pelo delito de disponibilização/divulgação de material de pornografia infantil na internet (artigo 241- A, do ECA), como  pelo delito de armazenamento de imagens e vídeos de exploração sexual infantil (Art 241-B, do ECA), fato constatado no cumprimento do mandado de busca e apreensão.

No interior da empresa e da residência, a Polícia Federal apreendeu equipamentos eletrônicos que estariam sendo utilizados na prática das condutas criminosas. O detido foi levado para a sede do Ministério Público em Ariquemes/RO para procedimentos policiais e, ao final, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

As investigações iniciaram a partir de relatório produzido pelo Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal em Rondônia. Foi identificado e preso um usuário que armazenava milhares de arquivos de pornografia infantil e os compartilhava por meio de aplicativo específico.

As penas para o delito de armazenamento de imagens e vídeos de exploração sexual infantil (Artigo 241-B, do ECA) podem chegar a 4 (quatro) anos e para o crime de disponibilização/divulgação de material de pornografia infantil na internet (artigo 241- A, do ECA) podem chegar a 6 (seis) anos por cada compartilhamento realizado.

O nome da operação, “DELUCULUM“, que significa madrugada em latim, remete ao período de maior acesso e compartilhamento dos arquivos contendo abuso sexual infanto-juvenil pelo investigado.

spot_img

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Pré-candidatos do PSOL são apresentados em congresso de educação

Os pré-candidatos do PSOL em Rondônia participaram, na tarde...

Único parlamentar de RO, Confúcio vota com Lula contra golpistas

O senador Confúcio Moura foi o único representante da...

Motorista é preso com drogas escondidas em pneus em RO

Um homem de 41 anos foi preso em flagrante...

Feriado do Trabalhador com previsão de chuva em RO

A previsão do tempo para esta sexta-feira (1º) na...

Pré-candidatos do PSOL intensificam agendas em RO

Os pré-candidatos ao Governo de Rondônia e ao Senado,...

Governo de RO paga servidores nesta quinta-feira (30)

O Governo de Rondônia efetuou, nesta quinta-feira (30), o...

Joice chama Flávio Bolsonaro de ladrão: “O mais corrupto dos filhos”

A ex-deputada federal Joice Hasselmann fez novas declarações públicas...

Foragido morre em confronto com a polícia em RO

Um criminoso foragido do sistema prisional, com mais de...