25.6 C
Porto Velho
22 junho 2026

PF cumpre mandados contra golpistas em Rondônia

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta sexta-feira três mandados de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão contra pessoas que participaram dos atos golpistas de 8 de janeiro, nas sedes dos Três Poderes, em Brasília. As ordens judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Trata-se da quarta fase da Operação Lesa Pátria, que busca identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os ataques golpistas na capital federal. Os mandados são cumpridos nos estados de Rondônia, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso e Distrito Federal.

De acordo com a PF, os suspeitos são investigados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A corporação também informou que a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas a respeito do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

Prisões

Na última sexta-feira, agentes da PF cumpriram seis mandados de prisão na Operação Lesa Pátria. Entre os alvos estava Léo Índio, sobrinho do ex-presidente Jair Bolsonaro. A corporação cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do primo de Eduardo, Flávio e Carlos Bolsonaro. Em meio aos atos terroristas que culminaram na depredação da sede dos Três Poderes, Léo índio publicou registros na rampa do Congresso Nacional.

Também foi alvo da operação, na semana passada, Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, que ficou conhecida como ‘Fátima de Tubarão’. A mulher de 67 anos e da cidade de Tubarão, Santa Catarina, viralizou nas redes sociais fazendo ameaças contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

O fazendeiro Fernando Junqueira Ferraz Filho, que gravou vídeo, a caminho da Praça dos Três Poderes, em Brasília agradecendo “amigos” por financiamento também foi alvo da Polícia Federal. Ao todo, na semana passada, a PF cumpriu 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal (STF), nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e no Distrito Federal.

Na primeira fase da operação, uma semana antes, a PF cumpriu oito mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão nos estados São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. Entre os alvos, estão uma intérprete de libras, um ex-funcionário terceirizado do governo e um influenciador que utilizava um canal na internet para incitar atos antidemocráticos.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Quebra de privada gera indenização à família de criança morta

O proprietário de um imóvel alugado foi condenado a...

Feito por IA, vídeo de Flávio Bolsonaro é alvo de ação no TSE

A Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV...

Comentário sobre o “bronze da esposa” termina em morte em RO

Um desentendimento durante uma confraternização regada a bebidas alcoólicas...

Casal é flagrado com quase 80 kg de drogas em RO

Na manhã deste domingo (21), policiais militares da Força...

Nem a preço de banana: venda da camisa de Neymar encalha

No Largo do Machado, na Zona Sul do Rio,...

PSOL anuncia mudanças e aposta no corpo a corpo na pré-campanha

Mídia Rondônia - Impulsionado pela boa receptividade da pré-candidatura...

Inverno brasileiro começa neste domingo sob efeitos do El Niño

O inverno no Hemisfério Sul começou oficialmente às 5h24 deste domingo...

Sortudo leva sozinho R$ 39 milhões na Mega-Sena

O sorteio do concurso 3021 da Mega-Sena foi realizado na noite...