25 C
Porto Velho
1 fevereiro 2026

China manda recado aos EUA e coloca mundo em alerta: “se é guerra o que querem…”

A China declarou estar pronta para “lutar até o fim” em “qualquer tipo de guerra” com os Estados Unidos, conforme afirmou Lin Jian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês.

A declaração ocorre após o presidente dos EUA, Donald Trump, ordenar um aumento de tarifas sobre produtos chineses de 10% para 20%, alegando que a China não agiu para conter o fluxo de fentanil, droga central na epidemia de opioides que afeta os EUA.

“A questão do fentanil é uma desculpa esfarrapada para aumentar as tarifas dos EUA sobre as importações chinesas. Nossas contramedidas para defender nossos direitos e interesses são totalmente legítimas e necessárias”, disse.

O porta-voz também criticou os EUA por não reconhecer os esforços chineses no combate ao tráfico de drogas, afirmando que Washington “tem punido a China por tentar ajudar”.

“Os EUA, e não mais ninguém, são responsáveis pela Crise do Fentanil nos EUA”, disse. “A intimidação não nos assusta. A intimidação não funciona conosco. Pressão, coerção ou ameaças não são a maneira certa de lidar com a China. Qualquer um que use pressão máxima sobre a China está escolhendo o cara errado e calculando mal”, completou.

A China anunciou tarifas adicionais sobre produtos americanos, incluindo 15% sobre frango, trigo, milho e algodão, e 10% sobre a soja, carnes, produtos aquáticos, frutas, verduras e laticínios.

“Se é guerra o que os EUA querem, seja uma guerra tarifária, uma guerra comercial ou qualquer outro tipo de guerra, estamos prontos para lutar até o fim“, concluiu o porta-voz, em mensagem replicada pela Embaixada da China em Washington.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Áudios inéditos sobre crianças revela falas de Michael Jackson

Gravações de áudio até então inéditas revelam reflexões de...

Câmeras registram assalto violento a posto em RO

Um assalto violento foi registrado na madrugada do dia...

Influenciador é preso em flagrante em Rondônia

A Polícia Militar de Rondônia prendeu o influenciador João...

Domingo nublado e com pancadas de chuva em RO

O domingo (1) será de tempo instável em grande...

Rondoniense viraliza ao cantar em praia do Rio

Cantando de forma espontânea a música When I Was...

Nova 364: acidente deixa duas vítimas fatais em RO

Duas pessoas morreram em um grave acidente na manhã...

Ex-presidiário e dono de site lidera campanha contra o STF

O site de notícias Metrópoles é o veículo da...

Campeão de fisiculturismo morre aos 38 anos

Jason Lowe, fisiculturista que participou duas vezes do Mr...