31 C
Porto Velho
3 fevereiro 2026

Em Cacoal, Sintero delibera greve e indica prejuízos causados pelo Governo à categoria

Cacoal – Nesta quinta-feira (4), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero) de Cacoal realizou uma assembleia extraordinária na sede da Regional Café, que abrange o município de Ministro Andreazza. Um grande número de trabalhadores em educação participaram do encontro, que teve como principal pauta a situação salarial dos servidores. A reunião foi conduzida pelo representante da Regional Café, professor Oto Braz Odorico.

O representante de Cacoal mencionou que o Sintero fez várias tentativas de negociar com o governo uma pauta de aproximadamente 32 itens, mas as discussões não avançaram devido à ausência da Secretária de Estado da Educação nas reuniões e à indiferença às reivindicações. No primeiro semestre, os trabalhadores decidiram iniciar um movimento grevista, mas a secretária Ana Lúcia Pacini prometeu reajustar as gratificações de técnicos e professores em junho. No entanto, a promessa não foi cumprida e a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) não forneceu explicações.

Durante a assembleia, os servidores questionaram a falta de compromisso do governo de Rondônia com a categoria. Foram discutidas as promessas feitas pelo governador Marcos Rocha durante sua campanha de reeleição, onde teve apoio declarado de grande parte dos trabalhadores da rede estadual de educação. No entanto, após um ano e meio de mandato, os trabalhadores relataram inúmeros atos do governo estadual que causaram grandes prejuízos à categoria.

Alguns professores e técnicos tomaram a palavra para detalhar os prejuízos sofridos. Eles destacaram que, no primeiro mandato de Marcos Rocha, o governo, com apoio dos deputados estaduais, aumentou a alíquota previdenciária dos servidores estaduais, resultando em perdas salariais significativas, inclusive para os aposentados que voltaram a contribuir para o Iperon após anos de contribuição.

Além disso, o governo cortou o auxílio transporte dos servidores e aumentou a alíquota do ICMS, afetando não apenas os trabalhadores da educação, mas toda a população de Rondônia. Os servidores apontaram que os únicos beneficiados pela gestão de Marcos Rocha foram os oficiais da Polícia Militar, de onde o governador é originário.

 

Na assembleia desta quinta-feira, os trabalhadores da Regional Café decidiram, por unanimidade, iniciar a greve nos primeiros dias de agosto, caso as promessas não sejam cumpridas. O sentimento entre os trabalhadores é de traição por parte do governo estadual, com prejuízos acumulando-se a cada mês devido à péssima política salarial e à falta de diálogo do governador e da SEDUC com a categoria. Além da Regional Café, as demais regionais do Sintero também decidiram retomar o movimento grevista após o recesso escolar de julho.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

MP Militar pede perda de patente de Bolsonaro e mais quatro

O Superior Tribunal Militar recebeu nesta terça-feira (3) uma...

Curta de Rondônia chega ao maior festival do mundo

O curta-metragem rondoniense Beira, produzido em Porto Velho, foi...

PF mira morador de Cerejeiras por abuso sexual

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta terça-feira (3),...

Michelle rompe com Bolsonaro em meio a crise familiar

O PL Mulher, presidido por Michelle Bolsonaro, tem ignorado...

Motorista de app interrompe sexo oral e acaba agredido

Um motorista de aplicativo foi agredido em Salvador após...

Bolsonaro e militares golpistas podem ser expulsos das Forças Armadas

O Ministério Público Militar deve pedir nesta terça-feira (3)...

Policial civil é preso por estuprar detenta em delegacia

O policial civil Manoel Batista da Silva, de 52...

Terça-feira de chuvas e trovoadas em RO

A previsão do tempo para a Região Norte do...