20 C
Porto Velho
11 maio 2026

Sintero mobiliza escolas, anuncia paralisação e ouve denúncias no Cone Sul

A mobilização dos trabalhadores em educação ganhou força no Cone Sul de Rondônia com a adesão de diversas escolas à paralisação estadual marcada para o dia 31 de julho, convocada pelo Sintero (Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia). A paralisação será acompanhada de assembleias gerais em todo o estado, com indicativo de greve, diante do impasse nas negociações com o Governo de Rondônia.

Nesta sexta-feira, 4, as dirigentes da Regional Cone Sul, professora Lívia Maria e a técnica Roseli Mendes, realizaram uma série de visitas às escolas de Vilhena, reforçando o chamado à mobilização. Durante as conversas com os servidores, as sindicalistas explicaram os motivos da paralisação e destacaram a urgência da valorização profissional.

Durante as visitas, as dirigentes ouviram os relatos de assédio moral, perseguições e até casos de violência no ambiente de trabalho por parte dos estudantes, o que agrava ainda mais a insatisfação da categoria. “Os servidores estão adoecendo, sendo desrespeitados e ainda cobrados por resultados, sem o mínimo de estrutura ou valorização. É urgente dar um basta a essa situação”, afirmou a professora Lívia Maria.

Durante as visitas, os cartazes da paralisação do dia 31 foram afixados e os servidores receberam informações detalhadas sobre a pauta de reivindicações, que inclui melhorias salariais, condições de trabalho dignas.

Colorado do Oeste

Na próxima semana, a mobilização seguirá nas demais cidades do Cone Sul. A agenda começa por Colorado do Oeste, município que também enfrenta sérios casos de assédio a servidores, conforme denúncias recebidas pelo sindicato. Além de fortalecer a adesão à paralisação, as dirigentes estão coletando informações sobre as deficiências estruturais das escolas, que serão encaminhadas às autoridades competentes e aos parlamentares estaduais.

Intimidação a servidores

Diante de denúncias graves envolvendo intimidação a servidores da educação, especialmente professores em contrato emergencial, as dirigentes do Sintero Regional Cone Sul, agendaram reuniões com as superintendentes regionais de educação de Vilhena e Cerejeiras para tratar da situação.

Segundo relatos ouvidos, profissionais da educação estão sendo ameaçados e coagidos a não participarem das assembleias ou manifestações organizadas pelo sindicato. A pressão estaria sendo direcionada, principalmente, a professores emergenciais, que se sentem inseguros diante do risco de não renovação contratual.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Pré-candidata ao Senado sofre ameaças de morte em RO

A pré-candidata do PT ao Senado por Rondônia, a...

Banda “Mastruz com Leite” sofre acidente de ônibus

A banda “Mastruz com Leite” se envolveu em um...

Dia das Mães: mais de 120 apenados são liberados em RO

Um total de 123 presos do regime semiaberto em...

Família inteira morre em batida frontal em RO

Uma viagem de retorno para casa terminou em tragédia...

Sábado (9) de chuva e trovadas em RO

A previsão do tempo para a Região Norte neste...

Sintero apoia servidores de Chupinguaia

O SINTERO divulgou nesta sexta-feira, 08, uma nota pública...

Sintero apresenta demandas da educação em Cerejeiras

A presidente do SINTERO, Dioneida Castoldi, participou nesta sexta-feira...

Sintero reforça luta dos servidores municipais de Colorado 

A presidente do Sintero, Dioneida Castoldi, realizou nesta sexta-feira...