Durante o Seminário Estadual de Educação realizado nesta segunda-feira, 07, na Assembleia Legislativa de Rondônia, a presidente do Sintero, Dioneida Castoldi, cobrou a presença da secretária estadual de Educação, Ana Pacini, ausente no evento que discutiu o “Plano Nacional de Educação – Decênio 2024-2034”, previsto no Projeto de Lei nº 2614/2024. “Cadê a secretária de Educação na mesa?!”, questionou Dioneida.
Dioneida aproveitou sua fala para cobrar maior comprometimento do Governo de Rondônia com as pautas de valorização dos trabalhadores em educação.
Durante o seminário, o Sintero protocolou junto ao deputado federal Maurício Carvalho — que preside a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados — um documento elaborado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), contendo propostas de emendas ao texto original do PL 2614/2024. As sugestões foram formuladas com base nas deliberações da Conferência Nacional de Educação Extraordinária (Conaee) de 2024.
Entre os principais pontos defendidos pelas emendas estão o fortalecimento de uma educação pública, gratuita, laica, desmilitarizada e de qualidade socialmente referenciada. A intenção é garantir que o novo Plano Nacional de Educação traga avanços concretos e reflita os anseios da sociedade brasileira, sobretudo no que diz respeito à valorização dos profissionais da educação.
Cone Sul
A iniciativa contou com a participação de servidores da Regional Cone Sul do Sintero. A entidade esteve representada pela professora Lívia Maria e pela técnica Roseli Mendes, professor Luiz Alberto, além de profissionais da região.















