30 C
Porto Velho
8 outubro 2026

Datafolha: Flávio e Lula estão tecnicamente empatados

A primeira pesquisa Datafolha sobre o segundo turno da eleição presidencial mostra Flávio Bolsonaro (PL), com 49% das intenções de voto, e Lula (PT), com 45%. Apesar da diferença numérica, os dois candidatos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. O levantamento foi encomendado pela Globo e pela Folha de S.Paulo.

Na pesquisa estimulada, 5% dos entrevistados afirmaram que pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, enquanto 1% ainda está indeciso.

Votos válidos

O Datafolha também calculou o cenário considerando apenas os votos válidos, como faz a Justiça Eleitoral para definir o resultado da eleição. Nesse recorte, são excluídos os eleitores que pretendem votar em branco ou nulo e aqueles que ainda não decidiram o voto.

Entre os votos válidos, Flávio Bolsonaro tem 52%, e Lula, 48%. A diferença de quatro pontos percentuais também está dentro da margem de erro da pesquisa.

Transferência de votos

O levantamento também mostra como eleitores que votaram em outros candidatos no primeiro turno se posicionam para a segunda etapa da disputa.

Entre os eleitores de Cury (Avante), Renan Santos (Missão), Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo), 46% afirmam agora votar em Flávio Bolsonaro. Outros 32% dizem escolher Lula, enquanto 15% pretendem votar em branco ou nulo.

Lula lidera entre católicos e no Nordeste

A pesquisa mostra diferenças importantes no desempenho dos dois candidatos conforme o perfil do eleitorado.

Lula tem vantagem entre eleitores com escolaridade fundamental, com 55% das intenções de voto contra 41% de Flávio Bolsonaro. O presidente também lidera entre pessoas com renda de até dois salários mínimos, por 52% a 41%, e entre os católicos, com 53% a 41%.

No recorte regional, Lula aparece à frente no Nordeste, com 61% das intenções de voto, contra 35% de Flávio Bolsonaro.

O candidato do PL, por sua vez, tem suas maiores vantagens entre os eleitores evangélicos, com 69% contra 25%, e na região Sul, onde marca 58%, ante 35% de Lula.

Pesquisa

O Datafolha entrevistou 2.520 pessoas com 16 anos ou mais em todo o país, nos dias 6 e 7 de outubro.

A pesquisa tem nível de confiança de 95% e margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-0949/2026.

Esta é a primeira pesquisa Datafolha divulgada para o segundo turno da eleição presidencial, marcado para 25 de outubro.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

PF mira fraude na venda de veículos utilitários em RO

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (8), a Operação...

Acusado de estuprar e executar mulher é preso em RO

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)...

Derrotados nas urnas, deputados exoneram assessores em RO

 A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) publicou novas exonerações...

PF vai investigar incêndio na Universidade

A Polícia Federal (PF) informou nesta quinta-feira (8) que...

Fenômeno nas urnas, deputada sofre ameaças de morte e estupro

A deputada federal eleita Ana Elisa Santos Silva (PT),...

“Feminicídio não existe”: deputada é investigada

O Ministério Público de São Paulo investiga a deputada...

Flávio quer cortes em saúde, educação e aposentadoria

A equipe econômica do senador Flávio Bolsonaro (PL) estuda...

Quinta será quente e com chance de chuva em RO

Rondônia terá uma quinta-feira (8) marcada por calor e...