31.2 C
Porto Velho
5 julho 2026

Tribo indígena no Amazonas recebe Starlink, se vicia em pornô e deixa de caçar

A chegada da internet à tribo indígena dos marubos, no Vale do Javari, Amazonas, trouxe desafios inesperados. Com a instalação do serviço Starlink, da empresa de Elon Musk, em 2022, os marubos ganharam acesso à rede mundial, mas isso resultou em um vício em pornografia e redes sociais, afetando suas atividades tradicionais.

Os marubos, com aproximadamente dois mil membros, vivem da caça, pesca e agricultura. A vida na região remota do rio Ituí havia mantido suas tradições intactas por centenas de anos, com comunicação limitada e acesso precário à internet. A introdução do sinal de internet pela Starlink mudou drasticamente essa realidade.

Desde abril deste ano, a tribo começou a utilizar a internet para emergências e comunicação com amigos e familiares. No entanto, o fácil acesso a conteúdos pornográficos gerou comportamentos sexuais preocupantes entre os jovens. Alfredo Marubo revelou ao New York Times que essa exposição causou problemas graves.

Enoque Marubo, uma das lideranças, destacou a mudança negativa na rotina da tribo: “Mudou tanto a rotina que foi prejudicial. Na aldeia, se você não caça, pesca e planta, você não come.” TamaSay Marubo, outra liderança, afirmou que a internet afetou principalmente os jovens: “Os jovens ficaram preguiçosos. Estão aprendendo os costumes dos brancos.”

Além do vício em pornografia, os marubos relatam que muitos membros agora passam a maior parte do dia nas redes sociais, especialmente no Instagram.

Apesar dos desafios, os marubos não querem perder o acesso à internet. “Acho que a internet nos trará muito mais benefícios do que danos”, disse Enoque. TamaSay completou: “Por favor, não tire nossa internet.”

Com informações de ND+

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Mega-Sena acumula em R$ 32 milhões

A Caixa Econômica Federal sorteou na noite deste sábado...

Domingo de sol e frio leve em RO

Mídia Rondônia - Os moradores de Rondônia devem ter...

Influenciadora é morta a facadas pelo ex após separação

A influenciadora Ana Karoline de Sousa Rocha, conhecida como Karol...

Patroa sobre empregada: “Dei tanto que minha mão tá inchada”:

O Ministério Público do Maranhão denunciou criminalmente a empresária...

40 artistas lideram cachês com verba pública

Apenas quarenta bandas receberam R$ 3,08 bilhões desde 1º...

Foragido é executado em RO

Um homem foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira...

Testemunhas evitam encarar coronel em julgamento

Testemunhas de acusação relataram medo de depor diante do...

Robô hiper-realista fará companhia a quem se sente só

A empresa chinesa UBTech apresentou novos androides de aparência...