23 C
Porto Velho
11 maio 2026

Decisão do STJ pode trazer Ivo Cassol para disputa do Governo de RO

A decisão liminar do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, que suspende os efeitos das condenações por improbidade administrativa, que atingiu diretamente inúmeros políticos tornando-os inelegíveis, ao analisar processo do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, relacionado a Lei da Ficha Limpa, também favorece o ex-governador de Rondônia, Ivo Cassol. A ação do ministro Martins deverá provocar uma mudança radical no processo eleitoral em Rondônia.

Prefeito de Rolim de Moura, ex-governador em dois mandatos seguidos, ex-senador, Cassol está envolvido na Lei da Ficha Limpa e, até então, estava inelegível. Com a decisão do ministro, que depende, ainda, de julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que ocorrerá no próximo dia 3, dois dias antes do prazo final das convenções partidárias, para escolha dos candidatos, que estarão concorrendo nas eleições gerais de outubro próximo, Cassol se torna elegível.

Apesar de se eleger senador por Rondônia em 2010 (454.087), Cassol nunca negou que seu projeto político, além de o sonho de chegar à presidência da República, era voltar a governar Rondônia. É político de ações populistas, diz o que o povo quer ouvir e administra de forma direta e prática.

Também não é de levar desaforos ara casa. Com ele é bateu, levou.

Hoje temos como pré-candidatos a governador e Rondônia o atual, Marcos Rocha (União Brasil), senador Marcos Rogério (PL), Vinícius Miguel, da Frente Democrática (PSB, PT, PV, Solidariedade e PCdoB), o deputado federal Léo Moraes (Podemos) e o PSTU com o radialista Didas Cordeiro e o ambientalista Almir Casal, (vice).

Está em vigor desde 2021 a nova Lei de Improbidade Administrativa. O julgamento do STF, segundo a pauta de 3 de agosto é sobre a retroatividade da Lei de Improbidade. Se for a favor, Cassol estará em condições legais para concorrer ao governo do Estado nas eleições de outubro.

Texto: Waldir Costa

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Professora Léo Simão reforça defesa dos trabalhadores em RO

A pré-candidata a deputada estadual pelo PT, professora Léo...

Pré-candidata do PSOL cobra políticas públicas para os rondonienses

A pré-candidata ao Senado por Rondônia pelo PSOL, a...

Anvisa recolhe produtos com pelos de roedor

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta...

Servidores realizam ato contra projeto da prefeitura em Chupinguaia

Servidores da educação e saúde municipal de Chupinguaia realizaram,...

Manifestação em Chupinguaia cobra valorização nesta segunda-feira

Servidores da educação e saúde municipal de Chupinguaia realizaram,...

Segunda-feira com friagem intensa em Rondônia

A chegada de uma forte friagem derrubou as temperaturas...

Segunda-feira com possibilidade de chuva em RO

A previsão do tempo para a Região Norte nesta...

Pré-candidata ao Senado sofre ameaças de morte em RO

A pré-candidata do PT ao Senado por Rondônia, a...