28 C
Porto Velho
25 outubro 2026

OAB investiga caso de advogada em delegacia de Cacoal

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) iniciou uma série de medidas institucionais para apurar a suposta violação de prerrogativas profissionais sofrida pela advogada Raissa Karine de Souza durante o exercício da advocacia na Delegacia Regional de Cacoal.

A atuação da entidade busca garantir a responsabilização dos envolvidos nas esferas criminal e administrativa, além de assegurar o respeito ao direito de defesa, considerado garantia fundamental prevista na legislação brasileira.

Em cumprimento à deliberação do Conselho da OAB Rondônia, foram encaminhados ofícios à 1ª Delegacia de Polícia Civil de Cacoal, ao Comando-Geral da Polícia Militar de Rondônia, à Corregedoria-Geral da Polícia Militar e ao Ministério Público de Rondônia, solicitando providências para a apuração dos fatos e o acompanhamento institucional do caso.

Entenda o caso

O episódio ocorreu no dia 29 de junho, quando a advogada compareceu à Delegacia Regional de Cacoal para prestar assistência jurídica a um cliente conduzido pela Polícia Militar por suspeita de estelionato.

Segundo a OAB, ao se identificar como defensora do investigado, Raissa Karine foi informada de que somente poderia manter contato com o cliente após a lavratura do boletim de ocorrência.

Ao questionar o fundamento legal da restrição, teria recebido como resposta apenas a expressão “porque não”.

Ainda conforme o relato, mesmo após ser autorizada a entrar nas dependências internas da delegacia, a advogada continuou impedida de conversar de forma reservada com seu cliente, prerrogativa assegurada pelo Estatuto da Advocacia.

O acesso somente foi permitido após a intervenção de representantes da OAB Rondônia. Os fatos foram registrados em boletim de ocorrência e passaram a embasar a atuação institucional da entidade.

OAB aponta possível abuso de autoridade

Para a OAB Rondônia, a conduta narrada pode configurar, em tese, violação de prerrogativas profissionais da advocacia e abuso de autoridade, uma vez que o direito de comunicação pessoal e reservada entre advogado e cliente está previsto no Estatuto da Advocacia e é considerado indispensável para o pleno exercício da defesa.

Segundo a entidade, impedir esse contato compromete garantias constitucionais e o próprio funcionamento do sistema de Justiça.

Medidas solicitadas

No ofício encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia Civil de Cacoal, a OAB requereu:

  • instauração de inquérito policial;
  • preservação imediata das imagens das câmeras internas e externas da delegacia;
  • identificação dos policiais envolvidos;
  • oitiva das testemunhas;
  • acompanhamento das investigações pela OAB Rondônia.

Ao Comando-Geral da Polícia Militar, a entidade solicitou a abertura de procedimento disciplinar para apurar a conduta dos agentes envolvidos, a preservação dos registros operacionais da ocorrência e a expedição de orientação normativa às unidades da corporação, reforçando a obrigatoriedade de observância das prerrogativas da advocacia.

A OAB também propôs a realização de ações conjuntas de capacitação entre a instituição e a Polícia Militar sobre o respeito às garantias legais dos advogados.

Já à Corregedoria-Geral da Polícia Militar, foi solicitado o aprofundamento da investigação administrativa, com produção de provas, identificação dos responsáveis e acompanhamento do procedimento pela Procuradoria de Prerrogativas da OAB Rondônia.

A Ordem destacou que continuará acompanhando o caso até a completa apuração dos fatos, reafirmando seu compromisso com a defesa das prerrogativas profissionais da advocacia e das garantias constitucionais relacionadas ao direito de defesa.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Prefeitos sabotam transporte e prejudicam eleitores de Lula

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) mandou prender...

Briga em carreata pró-Flávio deixa morto e ferido a tiros

Uma briga durante uma carreata bolsonarista em Bonito, no...

Domingo de calor intenso e possibilidade de chuva em RO

Rondônia deve registrar um domingo (25) de calor e...

Eleitores de Flávio tentam assassinar vereadora do PT

A vereadora Iara Pimentel (PT), de Montes Claros, no...

Votos apurados: Lula vence na Nova Zelândia e lidera em Sydney

O presidente Lula (PT) venceu o senador Flávio Bolsonaro...

Ao lado do povo, Lula encerra campanha confiante na vitória

 Uma multidão de apoiadores tomou a Avenida Paulista, em...

Flávio supera Lula em rejeição na véspera do 2º turno

Pesquisa Quaest divulgada neste sábado (24) aponta que o...

Chocante: em ato de Flávio, homem negro é preso por corrente

Um vídeo registrado durante uma manifestação de apoiadores de...