Por Angélica Abreu – Em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (10), na Câmara de Vereadores de Cerejeiras, os novos conselheiros tutelares para gestão de 2024 a 2028 tomaram posse. Enfrentando questões judiciais, segundo apurou a reportagem deste Mídia Rondônia, uma conselheira eleita não tomou posse na ocasião.
Na oportunidade, estiveram familiares, apoiadores e população em geral. A cerimônia contou com a presença dos Conselheiros Titulares e Suplentes que, após o juramento de zelar com honestidade e dedicação pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, foram diplomados. A posse foi dada pelo vice prefeito do município, José Carlos Valendorf.
O Conselho Tutelar é órgão autônomo, encarregado pela sociedade para zelar pelo cumprimento dos direitos humanos fundamentais relacionados no Estatuto da Criança e do Adolescente( ECA).
Embora seja uma função pública e o órgão esteja administrativamente vinculado à prefeitura municipal, seus membros não compõem o quadro de funcionários da prefeitura.
Além do vice-prefeito, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Cecília Cunha, e a professora Angélica Abreu, representante da Associação de Conselheiros e ex Conselheiros do Estado de Rondônia ( ACTRON), destacaram a importância do evento para a sociedade.