Fracassa negociação entre Sintero e governo Marcos Rocha; categoria é convocada para assembleia geral

A reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero) e o Governo Marcos Rocha, realizada na manhã desta sexta-feira (11) no Palácio Rio Madeira, terminou sem avanços para a categoria. O encontro ocorreu no âmbito da Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP) e frustrou as expectativas dos profissionais da educação.

De acordo com a presidente do Sintero, professora Dioneida Castoldi, o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), representada na reunião pela secretária Ana Pacini, não apresentou propostas concretas para as pautas relacionadas à valorização dos servidores da educação.

“A ausência de propostas por parte do governo comprova a falta de comprometimento com a categoria. Diante dessa inércia, não resta alternativa senão convocar a base para deliberar sobre os próximos passos”, afirmou Dioneida.

Diante do resultado considerado pífio da reunião, o Sintero convocou uma assembleia geral extraordinária para esta sexta-feira, às 15h30, com participação simultânea em todas as 11 regionais do sindicato. O objetivo é discutir os desdobramentos da negociação e organizar novas estratégias de mobilização.

Em Vilhena, a diretora da Regional Cone Sul, professora Lívia Maria, reforçou a importância da mobilização. “A participação de todos os servidores é fundamental. Precisamos estar unidos e preparados para fortalecer a luta pela valorização dos profissionais da educação”, destacou. Roseli Mendes, diretora da Regional Cone Sul e representantes dos técnicos, lembrou que a luta continua por valorização da classe.

O jornal Mídia Rondônia segue acompanhando as assembleias, devendo divulgar as possíveis medidas de pressão, como paralisações ou mobilizações estaduais, para cobrar do governo ações efetivas em relação às reivindicações da categoria.