25 C
Porto Velho
17 abril 2026

Recarga de carro elétrico é flagrada com “gato”em RO

Um ponto de recarga de veículos elétricos, em Porto Velho, foi flagrado furtando energia elétrica ao operar com ligação clandestina. Apesar de cobrar dos clientes pelo serviço de recarga, o estabelecimento utilizava energia diretamente da rede, sem passar por medidor e sem pagar pelo consumo.

A irregularidade foi identificada após denúncia recebida pela Energisa. Durante a fiscalização, foi constatado que a energia utilizada para abastecer o posto de recarga era desviada diretamente da rede. A Polícia Técnica e a Polícia Militar foram acionadas e confirmaram o furto. O responsável pelo estabelecimento foi conduzido ao Departamento de Flagrantes para os procedimentos legais.

O furto de energia, conhecido popularmente como “gato”, representa grave risco à segurança. Segundo o gerente do Departamento de Combate a Perdas da Energisa, Daniel Andrade, esse tipo de ligação irregular pode provocar choques elétricos de alta intensidade, incêndios e acidentes fatais, além de apagões que comprometem o fornecimento de energia para toda a região”, alerta.

Riscos de carga com ligação clandestina

Utilizar energia diretamente da rede para recarga de veículos elétricos é extremamente perigoso. “Além dos danos aos veículos, como avarias no sistema de baterias, a ligação clandestina pode danificar o carregador embarcado, causar curtos-circuitos e provocar incêndios. Em situações mais graves, há risco de acidentes fatais”, detalha Daniel Andrade.

Furto de energia é crime

O furto de energia elétrica é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena que pode chegar a oito anos de prisão, além da obrigação de pagamento dos valores retroativos referentes ao período em que ocorreu a irregularidade.

Como denunciar

A população pode contribuir no combate ao furto de energia de forma segura e anônima. As denúncias ajudam a evitar acidentes, melhorar a qualidade do fornecimento e reduzir prejuízos para toda a sociedade.

A denúncia pode ser feita sem identificação, pelos seguintes canais:

Polícia Militar: 190
Call Center da Energia: 0800 647 0120

spot_img

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Deputada entrega 100 motos para agentes de saúde em RO

A deputada estadual Cláudia de Jesus realizou, em Ji-Paraná,...

Homem é morto por enforcamento em Vilhena

Um homem identificado como Igo Rocha Oliveira, de 28...

Servidores terão feriadão de Tiradentes em Rondônia

Órgãos públicos de Rondônia adotaram ponto facultativo na segunda-feira,...

Sinprof cobra e Seduc paga piso retroativo ainda em abril

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia assegurou...

Agrônomo rondoniense morre em grave acidente na BR-364

O engenheiro agrônomo Ricardo Simonetto morreu na noite de...

Deputado denuncia suposto esquema envolvendo Marcos Rocha

O deputado federal Rafael Fera elevou o tom contra...

Cláudia de Jesus propõe reduzir preço dos combustíveis em RO

A deputada estadual Cláudia de Jesus apresentou a Indicação...

Quase meia tonelada de droga é apreendida em RO

Uma operação policial resultou na apreensão de cerca de...