O candidato a prefeito de Cerejeiras, Airton Gomes, está literalmente desesperado com os rumos de sua campanha. Após o resultado da pesquisa apontando Sinésio com 58,5% de intenção de votos contra 31,7%, Airton trocará de candidato a vice-prefeito faltando pouco mais de 20 dias para a votação, no 6 de outubro.
O MídiaRondônia tem informações de que o vereador Samuka será defenestrado da condição de vice-prefeito. Ele será substituído por outro nome. Airton estaria atribuindo a rejeição de sua campanha a Samuka, que recentemente foi expulso de uma residência durante visita de campanha.
Parte da rejeição de Samuka está ligada justamente a fazer parte do grupo de Airton Gomes e da prefeita Lisete Marth. Samuka tem seguido a risca tudo o que o seu grupo pede. Presidente da Câmara de Vereadores, ele liderou o aumento do IPTU em cerca de 700%. Em episódio que revolta boa parte da população, Samuka chamou a polícia para manifestantes. Samuka também não emitiu qualquer manifestação sobre a licitação da concessão do esgoto sanitário e da água no município. Também não participou Audiência Pública.
A troca de vice seria a última cartada de Airton. Ele já gravou com todos os ex que tinha direito. Já foi com ex-governador, com ex-senador, até com políticos que nunca pisaram na cidade. Também expôs a imagem de senadores em caminhadas com 20 pessoas. Já se apegou em publicações com versículos bíblicos. Agora, vai trocar de vice.
Rejeição de Airton.
Airton Gomes também enfrenta desgastes. Após negar qualquer interesse na concessão da rede de esgoto e de água em Cerejeiras, o ex-prefeito tentou impedir a sessão na Câmara de Vereadores que aprovaria uma Audiência Pública para tratar da licitação sobre o esgoto e da água.
O áudio vazou e ficou evidente o interesses de Airton nessa questão. O desgaste da prefeita Lisete também recai sobre Airton. O Mídia Rondônia conversou com servidores públicos de alto escalão e também com vereadores. Eles garantem que teriam mais áudios do ex-prefeito Airton controlando ações na prefeitura. “Basta pegar um câmera que registre imagens na frente da prefeitura para saber quantas vezes Airton Gomes entra e sai de lá todas as semanas”, disse um dos vereadores.
Dados da campanha citada acima
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RO-07985/2024. Os dados foram coletados nos dias 02 e 03 de setembro, últimos, nas principais ruas da cidade, com 340 entrevistas diretas, com mais uma reamostragem realizada para conferencia dos dados com cerca de 10% da amostra. Pesquisa realizada pelo Instituto IHPEC.