24 C
Porto Velho
19 março 2026

Incêndio em área indígena se espalha e atinge fazendas na BR-364, em Mato Grosso

Midia Rondônia – Um incêndio de grandes proporções que teve início em uma aldeia da etnia Surare, localizada em uma área indígena próxima ao rio Juína, entre as cidades de Comodoro e Campos de Júlio, no Mato Grosso, tem se espalhado e causado destruição em terras de agricultores e fazendeiros da região. As chamas, que já duram vários dias, ameaçam plantações, criações de gado e produtores de mel locais.

Diante da gravidade da situação, moradores da área se mobilizaram em regime de mutirão para combater o fogo, utilizando os recursos que têm à disposição. Equipamentos como tratores, pá carregadeira, veículos particulares, sopradores e até um carro-pipa foram empregados pelos voluntários, que lutam para evitar que o incêndio se alastre ainda mais.

Uma moradora da região relatou à reportagem que, logo após o início do incêndio, entrou em contato com um representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), que garantiu que solicitaria o apoio das autoridades competentes para controlar o fogo. No entanto, segundo os moradores, nenhuma ação efetiva foi tomada pelas autoridades até o momento. “Diante da falta de resposta, tivemos que agir por conta própria para impedir que o fogo destruísse nossas terras, os animais e as plantações”, contou a moradora.

Além de ameaçar propriedades rurais, o incêndio coloca em risco a biodiversidade local, já que a região abriga atividades agrícolas, pecuária e produção de mel. Os voluntários continuam empenhados no controle das chamas, mas a situação exige equipamentos mais adequados e apoio especializado.

O incêndio se espalha em um momento crítico, com a seca intensa que favorece a rápida propagação das chamas. Moradores e agricultores esperam que as autoridades se mobilizem o quanto antes para evitar um desastre ainda maior na região.

Vejam vídeos

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Quinta-feira com alerta de chuvas intensas em RO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de...

Carreta tomba na BR-364 em RO

A madrugada desta quarta-feira (18/03) na rodovia federal (BR-364),...

União Brasil fortalece Hildon Chaves e isola Sérgio Gonçalves

O ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, oficializou nesta...

Fim da fuga: mulher é presa por homicídio em RO

Emanuely Reis do Nascimento, investigada por envolvimento em um...

Tenente-coronel é preso por matar esposa PM

O tenente-coronel Geraldo Leite Rosa Neto, de 53 anos,...

União Brasil: presidente cita ganho bilionário com Banco Master

O presidente do União Brasil, Antônio Rueda, afirmou a...

Sintero reforça luta pela transposição em Brasília

A presidente do Sintero , professora Dioneida Castoldi, esteve...

Polícia esclarece homicídio e caça suspeito em Vilhena

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia...