22.9 C
Porto Velho
16 junho 2026

Vinicius Miguel sugere reflexão sobre a Proclamação da República

Professor e advogado Vinicius Miguel destaca os desafios atuais da República brasileira e convoca à reflexão sobre os ideais democráticos no Dia da Proclamação.

Carolina Mello – No Dia da Proclamação da República, o professor e advogado especializado em direitos fundamentais, Vinicius Miguel, compartilha reflexões sobre o atual panorama da República brasileira, destacando a distância entre os ideais republicanos e a realidade do país.

Há 134 anos, a Proclamação da República trazia consigo a promessa de progresso, baseada nos princípios do positivismo de Augusto Comte. No entanto, conforme observado por Miguel, até hoje os ideais republicanos continuam distantes da realidade brasileira.

Vinicius Miguel ressalta ainda que a corrupção, a falta de representatividade dos interesses da população e a perpetuação de privilégios são desafios que ainda precisamos superar para a consolidação dos valores republicanos.

“Para alcançarmos uma verdadeira República, devemos promover a transparência, a participação cidadã, a justiça social e a ética na política, reafirmando constantemente nosso compromisso com os ideais de liberdade, igualdade e justiça para todos”, conclui o advogado.

Miguel incentiva todos os brasileiros a refletirem sobre o significado da República neste dia comemorativo, chamando à ação para um comprometimento renovado com os valores fundamentais que regem uma República verdadeiramente democrática.

SOBRE VINICIUS MIGUEL – Advogado especialista em direitos fundamentais e professor da Universidade Federal de Rondônia, Vinicius Miguel é especializado em Administração Pública, mestre em Política Internacional e doutor em Ciência Política.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Acadêmico de Direito é homenageado pela Fenacom em Vilhena

Mídia Rondônia - O jornalista e acadêmico de Direito...

Homem é preso por importunar passageira em Vilhena

Um homem foi preso pela Polícia Militar na noite...

PSOL critica recursos para shows enquanto saúde sofre em RO

O pré-candidato ao Governo de Rondônia pela Federação PSOL/Rede,...

Terça-feira (16) de calor e chuvas isoladas em RO

Mídia Rondônia  -A terça-feira (16) será de tempo quente...

Passageiros são flagrados transportando drogas em RO

Mais de 61 quilos de maconha e cocaína foram...

Justiça condena homem por abusar de sobrinhas em RO

A Justiça de Rondônia condenou um homem de 52...

Dallagnol culpa PT por empate com Marrocos na Copa

O pré-candidato ao Senado e ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo-PR)...

Ônibus com atletas capota e deixa sete atletas mortos

Sete jogadores de um time de basquete morreram na...