28 C
Porto Velho
10 outubro 2026

Forças Armadas fazem exercício militar de demonstração da Operação 2021

O Presidente Jair Bolsonaro e autoridades assistiram a simulações de fases da operação que é realizada desde 1988

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, assistiu, nesta segunda-feira (16), em Formosa (GO), à demonstração de manobra tática da terceira fase da Operação Formosa 2021, maior treinamento militar da Marinha no Planalto Central. A fase intitulada “Adestramento Conjunto Específico de Emprego de Armas Combinadas” contou, pela primeira vez, com a participação das três Forças Armadas.

Ministros e parlamentares também estiveram presentes ao lado do Presidente Jair Bolsonaro no Campo de Instrução de Formosa. Considerada uma ação militar de alta complexidade, a Operação Formosa é realizada desde 1988 e agora passa a integrar o calendário operativo do Ministério da Defesa.

Na demonstração, as autoridades assistiram à simulação de uma operação anfíbia, considerada a mais complexa das ações militares, bem como a interoperabilidade de ação entre as Forças num cenário de conflito armado. Os armamentos e sistemas de armas empregaram munição real.

Durante o exercício militar, o Presidente Jair Bolsonaro e o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, foram convidados a efetuar tiros de artilharia.

Os presentes também assistiram à simulação de atendimento a um militar ferido durante o combate e de uma cirurgia na Unidade Avançada de Trauma capacitada para realizar cirurgias sob anestesia e outros atendimentos com uso da telemedicina em comunicação direta com um hospital naval.

Fases

A Operação Formosa é dividida em quatro fases: deslocamento, tema tático, adestramento conjunto e regresso. O principal propósito é assegurar o preparo do Corpo de Fuzileiros Navais como força estratégica, de pronto emprego e de caráter anfíbio e expedicionário, conforme previsto na Estratégia Nacional de Defesa.

Demonstrações

No Campo de Instrução de Formosa houve a simulação de ataque coordenado durante a operação anfíbia. Aeronaves sobrevoaram a área para fazer o reconhecimento aéreo por imagens e detectar as posições inimigas em cabeça de praia. E lançaram bombas.

Em outro momento, veículos blindados com militares especializados em demolições e destruição de artefatos explosivos do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais embarcados simularam uma ação para identificar a presença de artefatos explosivos e proceder na destruição do material.

As autoridades também assistiram à demonstração de operação conjunta de aeronaves, viaturas terrestres e homens em terra. Paraquedistas fizeram saltos livres operacionais a uma altura de 10 mil pés para preparar uma ação de emboscada contra forças inimigas remanescentes na cabeça de praia.

Cerca de 2.500 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica participaram do exercício militar e foram utilizados mais de 150 diferentes meios militares entre aeronaves, carros de combate, veículos blindados e anfíbios, de artilharia e lançadores de mísseis e foguetes.

Novidades

Este ano, a operação contou com novidades. Uma delas foi a participação de Obuseiros de Artilharia e Lançadores Múltiplos de Foguetes ASTROS, do Exército. Além das Aeronaves A-29 e E-99, da Força Aérea.

 

Fonte: Justiça e Segurança

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Flávio prometeu canal de TV à Veja por matéria contra Lula

A Veja negociou com Flávio Bolsonaro (PL-RJ) a obtenção...

“Se Flávio vence, você perde”: milhares vão às ruas por Lula

Milhares de estudantes participaram nesta sexta-feira (9) de uma...

Aposta de Rondônia acerta Lotofácil e leva prêmio de R$ 322 mil

Na noite desta sexta-feira (9), a Caixa Econômica Federal...

Sábado de calor e alerta de tempestade em RO

Rondônia terá um sábado (10) de temperaturas elevadas e...

Polícia recupera três veículos que seriam levados à Bolívia

Três veículos roubados foram recuperados nesta sexta-feira (9), na...

Micro-ondas é usado para esconder drogas enviadas de RO

Um forno de micro-ondas foi utilizado para esconder cerca...

Cliente constrangida por vendedora será indenizada em RO

Os julgadores da 3ª Câmara Cível do Tribunal de...

Chapa de Flávio pode ser cassada por fake news de Marçal

(Folhapress) – A campanha do presidente Lula (PT) protocolou...