25 C
Porto Velho
13 outubro 2024

Em flagrante, PF prende três estelionatários em cidade de Rondônia

 

Mídia Rondônia – Em uma operação realizada nesta segunda-feira (17), a Polícia Federal prendeu em flagrante três pessoas envolvidas em um esquema de estelionato, associação criminosa e inserção de dados falsos em sistemas de informações da Caixa Econômica Federal (CEF). A ação, que ocorreu em Porto Velho, desmantelou uma rede que estava realizando saques fraudulentos de saldos residuais de contas da instituição.

Durante a operação, a Polícia Federal apreendeu dinheiro em espécie e aparelhos celulares dos envolvidos, que estavam sendo utilizados na prática criminosa. Esses materiais, após autorização judicial, serão encaminhados à perícia para análise de dados, com o objetivo de identificar outros possíveis autores e cúmplices envolvidos no esquema.

 Fraude

A investigação, que contou com o apoio da Centralizadora de Segurança e Fraude da Caixa Econômica Federal, revelou que os criminosos realizavam saques de saldos residuais de contas da CEF. Esse esquema era viabilizado pela colaboração de um funcionário da instituição, que alterava os cadastros das pessoas de forma indevida, permitindo a realização dos saques ilegais.

De acordo com as apurações, mais de 130 cadastros foram alterados de maneira fraudulenta. Somente no mês de junho de 2024, os saques ilegais totalizaram R$ 74.410. A ação criminosa não apenas prejudicou a instituição financeira, mas também os correntistas cujas contas foram alvo das fraudes.

Os suspeitos detidos poderão responder por diversos crimes, incluindo estelionato majorado, associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informações, um delito também conhecido como peculato digital. A Polícia Federal continua a investigação para identificar e responsabilizar todos os envolvidos na ação delitiva.

Mídia Rondônia

- Advertisement -
Banner

Mídia Rondônia

Banner



Banner
Banner

Últimas Notícias