Um homem foi condenado a oito anos e dez meses de prisão em regime fechado por aplicar golpes em negociações de compra e venda de gado e outras transações no setor agropecuário na cidade de Buritis . A sentença foi proferida pelo Poder Judiciário de Rondônia, após ação movida pelo Ministério Público do Estado (MP-RO).
Segundo o MP-RO, o réu cometeu sete crimes de estelionato, totalizando um prejuízo superior a R$ 500 mil às vítimas. Ele foi preso em flagrante no mês de maio, no momento em que tentava aplicar mais um golpe em um produtor rural da região.
De acordo com a Polícia Militar, o homem se apresentava como pastor de uma igreja evangélica para ganhar a confiança dos pecuaristas e facilitar as negociações fraudulentas. A prisão ocorreu após o filho de um produtor denunciar que o pai estava prestes a ser enganado. A partir da denúncia, os policiais conseguiram localizar o caminhão utilizado pelo golpista para transportar os animais.
Durante a abordagem, o suspeito confessou o golpe, mas ainda tentou ludibriar os agentes com uma nova versão dos fatos. Em consulta ao sistema, os policiais descobriram que ele já havia feito vítimas também nas cidades de Campo Novo de Rondônia, Alto Paraíso e Machadinho D’Oeste.
Todos os animais envolvidos nas transações fraudulentas foram recuperados e devolvidos aos legítimos proprietários. A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar possíveis novas vítimas do esquema criminoso.
A condenação reforça o alerta às autoridades e à população sobre a importância de verificar o histórico de compradores e vendedores no setor agropecuário, especialmente em transações informais e de alto valor.
MP-RO






