25 C
Porto Velho
2 fevereiro 2026

Deputada sofre ameaças de morte após vídeo sobre Pix

A Deputada Federal Erika Hilton, líder do PSOL na Câmara dos Deputados, passou a sofrer ameaças de morte neste sábado (18), logo após divulgar em suas redes sociais um vídeo onde rebate as notícias falsas da extrema direita sobre o Pix.

Segundo a assessoria da deputada, em menos de 12 horas de veiculação, o vídeo já somava mais de 80 milhões de visualizações em suas redes sociais. Por conta da grande repercussão, perfis de extrema direita passaram a enviar mensagens afirmando que pistoleiros deveriam ser “contratados para ficar em sua cola”, e que o “Projeto Ronnie Lessa 2.0 teria que entrar em ação”.

As ameaças e incitação ao crime de homicídio foram feitas abertamente na rede social X, antigo Twitter, e começaram a se espalhar durante a madrugada. Outas mensagens também foram estendidas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a Deputada “a violência da extrema direita é conhecida por todos nós. Sinto que parte deles não se conforma com a propagação da verdade, e quer apelar para ameaças e intimidações para que eu recue. Não recuarei. Estou, junto de meus advogados e equipe de segurança, tomando as medidas cabíveis pra responsabilizar quem comete crimes, mas acima de tudo, não podemos perder o foco, que é espalhar a verdade sobre os fatos, combater a desinformação daqueles que querem sequestrar, fazer refém e destruir a democracia, o livre debate público, a divergência de ideias, que é completamente diferente da mentira, do ódio, das ameaças.”

Abertura de inquérito na PF

As mensagens foram reunidas e registradas pela equipe de segurança de Erika Hilton, além de informações dos respectivos perfis. Os advogados da deputada protocolaram neste domingo (19), um pedido de abertura de inquérito na Polícia Federal para identificar os autores dos crimes.

O vídeo

Erika Hilton publicou um vídeo em resposta à narrativa de Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre as fake news relacionadas à portaria da Receita Federal sobre o Pix.

Hilton afirma ser fake news que o governo cobraria imposto sobre o Pix. Segundo ela, a mentira é uma cortina de fumaça carregada de desinformação, criada para esconder os ataques da base bolsonarista contra os trabalhadores brasileiros.

“O que o governo queria era aumentar para 5 mil reais [o limite de fiscalização] na tentativa de constranger e coibir criminosos, quadrilhas, pessoas que fazem movimentações de montantes financeiros bilionários muito acima de seus salários. E talvez seja isso que a extrema direita quer esconder. Talvez sejam esses os medos da extrema direita”, afirma Hilton.

“O governo está preocupado em combater a desigualdade, promover cada vez mais políticas que consigam dar dignidade aos trabalhadores e trabalhadoras do nosso país. E talvez seja essa a outra coisa que eles queiram esconder: a sua dignidade, os seus direitos, algo que eles sempre odiaram. Porque, para que os super ricos continuem aqui em cima, é preciso que os trabalhadores e os super pobres continuem produzindo toda essa riqueza. E esse sim é o verdadeiro interesse da extrema direita”, conclui a parlamentar.

 

DCM

 

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Assessores viram alvo de denúncia por mídias direcionadas

Denúncias que tramitam envolvendo a gestão da publicidade institucional...

Pix ganha novas regras contra golpes nesta segunda-feira

Os bancos passaram a ser obrigados, a partir desta...

Sem Rocha e com Seduc investigada, Sintero cobra pautas de 2026

Sem o governador Marcos Rocha como principal protagonista nas...

Marçal é condenado por acusar Boulos de uso de cocaína

Pablo Marçal foi condenado pela Justiça de São Paulo...

Criança desaparecida é achada morta em RO

O corpo do menino David Gabriel Correia Oliveira, de...

Deputados aprovam perdão bilionário à Energisa em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) aprovou um projeto...

Identificadas vítimas de grave acidente na BR-364 em RO

Foram identificadas as quatro vítimas fatais do grave acidente...

Verbas públicas e imprensa chapa-branca na mira do MP em RO

Denúncias protocoladas no Ministério Público de Rondônia (MP-RO) apontam...