Após realizar uma série de assembleias nesta terça-feira, 18, nos municípios de Colorado do Oeste, Cerejeiras e Vilhena, o Sintero Regional Cone Sul segue firme no processo de mobilização para participar da paralisação estadual marcada para o dia 25, em Porto Velho. A ação reunirá todas as regionais do sindicato em Rondônia, com o objetivo de pressionar o governo e os deputados estaduais por avanços nas pautas da educação estadual. Na terça-feira, 25, às 13h30, acontece uma reunião com a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa
De acordo com as dirigentes da Regional Cone Sul, a logística para o deslocamento dos trabalhadores já está sendo organizada. Ao todo, serão disponibilizadas 38 vagas para o transporte até a capital, com ponto de apoio e embarque na sede do Sintero em Vilhena. A saída está prevista para segunda-feira, dia 25, às 18h30.
Antes da viagem, os trabalhadores farão uma passeata pelas ruas de Vilhena, com destino à Praça de Nossa Senhora Aparecida, reforçando a visibilidade do movimento e ampliando o diálogo com a comunidade.
Durante a paralisação, todas as escolas da rede estadual no Cone Sul estarão com as atividades suspensas, em apoio às pautas reivindicadas pelo sindicato. Dentre as propostas da categoria que serão levadas para o debate estadual, destacam-se:
- Titularidade: proposta deve ser apresentada até maio, com prazo máximo estabelecido;
- Reajuste mínimo de 10% para servidores com pós-graduação, mestrado ou doutorado;
- Vale-alimentação no valor mínimo de R$ 1.000,00;
- Vale-transporte fixado em R$ 8,00, com teto de vencimento de até seis salários mínimos.
A diretora da Regional Cone Sul, Lívia Maria, ressaltou a importância da unidade da categoria e destacou o apoio da deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), que utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para reforçar a importância do movimento.
“A deputada Cláudia de Jesus tem sido uma aliada importante da educação. Ela convocou os parlamentares para participarem da reunião com a Comissão de Educação, o que fortalece nossa luta por direitos justos e valorização profissional”, afirmou Lívia.
O Sintero reforça que a paralisação do dia 25 é legítima, necessária e visa garantir melhorias reais para os trabalhadores em educação de todo o estado de Rondônia.
Para agendamento: os interessados devem entrar em contato com os telefones: (69) 9340-9047; 98487-1013; 9840172