24 C
Porto Velho
19 março 2026

Lagoinha fecha após escândalo do Banco Master

A Igreja Batista da Lagoinha fechou as atividades de sua unidade Belvedere, em Belo Horizonte (MG), no último domingo (15). O templo era comandado por Fabiano Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master investigado por fraudes financeiras.

O fechamento ocorreu menos de duas semanas após a prisão de Zettel, que foi detido novamente pela Polícia Federal em uma operação que investiga crimes como corrupção, lavagem de dinheiro, e invasão de dispositivos informáticos, em um esquema envolvendo o Master.

 

Zettel é acusado de ser o operador financeiro de Vorcaro e uma figura central em um esquema de fraudes bilionárias. A assessoria da igreja confirmou o fechamento da unidade Belvedere, mas não especificou os motivos para a decisão.

A unidade, inaugurada em 2025, atendia fiéis da elite de Belo Horizonte. Natalia Vorcaro, irmã de Daniel e esposa de Zettel, também atuava como pastora na igreja, o que gerou suspeita sobre a possível conexão da Lagoinha com os escândalos.

Jair Bolsonaro e André Valadão na Lagoinha de Orlando (EUA), em 2022. Foto: Alan Santos/PR

Embora a igreja tenha dito que Zettel pastoreava voluntariamente apenas na unidade Belvedere, a Lagoinha não comentou diretamente sobre o impacto da investigação criminal na decisão de fechar o templo. Natalia é citada como responsável pela unidade, mas não se manifestou sobre o tema.

O CNPJ da Lagoinha Belvedere continua ativo, mas Zettel foi afastado de suas funções como presidente da entidade em novembro, assim que surgiram as primeiras notícias relacionadas à investigação.

Vorcaro tinha relações próximas com a família do bolsonarista André Valadão. A filha do banqueiro, em 2023, por exemplo, dançou a valsa de seu aniversário de 15 anos com o primogênito do bolsonarista em uma festa luxuosa que custou cerca de R$ 20 milhões. (DCM)

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Quinta-feira com alerta de chuvas intensas em RO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de...

Carreta tomba na BR-364 em RO

A madrugada desta quarta-feira (18/03) na rodovia federal (BR-364),...

União Brasil fortalece Hildon Chaves e isola Sérgio Gonçalves

O ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, oficializou nesta...

Fim da fuga: mulher é presa por homicídio em RO

Emanuely Reis do Nascimento, investigada por envolvimento em um...

Tenente-coronel é preso por matar esposa PM

O tenente-coronel Geraldo Leite Rosa Neto, de 53 anos,...

União Brasil: presidente cita ganho bilionário com Banco Master

O presidente do União Brasil, Antônio Rueda, afirmou a...

Sintero reforça luta pela transposição em Brasília

A presidente do Sintero , professora Dioneida Castoldi, esteve...

Polícia esclarece homicídio e caça suspeito em Vilhena

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia...