29 C
Porto Velho
1 fevereiro 2026

Prisão de facção que mataria Lula foi último ato da PF antes de indiciar Bolsonaro por golpe

prisão do general da reserva Mario Fernandes, ex-ministro-substituto da Secretaria-Geral da Presidência; dos tenentes-coronéis Hélio Ferreira Lima, Rodrigo Bezerra Azevedo e Rafael Martins de Oliveira; e do agente Wladimir Matos Soares, nos quadros da própria corporação, foi o último ato da Polícia Federal (PF) antes de pedir o indiciamento de Jair Bolsonaro (PL) e dos membros da organização criminosa (OrCrim) comandada por ele que articulou uma tentativa de golpe de Estado durante as eleições em que o “capitão” foi derrotado nas urnas pelo presidente Lula.

Os militares e o agente federal, segundo os investigadores, faziam parte de uma facção da OrCrim golpista encarregada de raptar e assassinar Lula e Geraldo Alckmin (PSB), presidente e vice eleitos, e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, no dia 15 de dezembro de 2022.

Após a prisão dessa facção, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, caiu em contradições e teria omitido informações em novo depoimento à PF, ocorrido na tarde desta terça-feira (19).

O militar será ouvido, desta vez por Moraes no STF, às 14h desta quinta-feira (21), enquanto os investigadores fecham o relatório sobre a OrCrim golpista que será enviado ao ministro e ao procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet.

O material apreendido na operação desta terça será periciado e, caso haja necessidade, a PF produzirá um relatório adicional com as novidades.

Indiciados

Na conclusão da investigação, a PF vai indiciar Bolsonaro e os ex-ministros e generais Walter Braga Netto (Casa Civil) e Augusto Heleno (GSI) como principais lideranças da organização criminosa.

Os investigadores vão  indiciar o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira (que anteriormente era comandante do Exército), e o almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha que colocou as tropas à disposição do ex-presidente para desencadear o golpe.

Além de mensagens que ligam o ex-presidente à minuta golpista encontrada na casa de Torres e na sede do PL e os contundentes depoimentos de outros dois ex-comandantes das Forças Armadas, o general Marco Antonio Freire Gomes, do Exército, e o tenente-brigadeiro do ar Carlos Baptista Júnior, pesa contra Bolsonaro a relação íntima com o general Mario Fernanes, seu ex-assessor que estaria à frente da facção que mataria Lula, Alckmin e Moraes.

Exatamente uma semana antes do dia 15 de dezembro de 2022, data marcada para desencadeamento do plano “Punhal Verde e Amarelo”, Fernandes se reuniu pessoalmente com Bolsonaro no Palácio da Alvorada entre 17h e 17h40.

“Após a visita ao Palácio da Alvorada, MÁRIO FERNANDES, mais uma vez, entrou em contato com MAURO CÉSAR BARBOSA CID, comemorando que o então Presidente JAIR BOLSONARO aceitou o ‘nosso assessoramento’ e noticiando o efeito da reunião entre os manifestantes golpistas”, diz a PF no relatório que serviu de base para a prisão do general da reserva, que até março atuava como assessor de gabinete de outro ex-ministro de Bolsonaro, o general Eduardo Pazuello (PL-RJ), na Câmara Federal.

Segundo a PF, Fernandes atuava como “ponto focal” entre Bolsonaro e os manifestantes golpistas acampados em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília e teria ciência do primeiro ato golpista, quando bolsonaristas tentaram invadir a sede da PF na capital Federal.

“Assim, ressalta a autoridade policial que os contatos com pessoas radicalizadas acampadas no QGEX reforça que o General MÁRIO FERNANDES ‘possuía influência sobre pessoas radicais acampadas no QG-Ex, inclusive com indicativos de que passava orientações de como proceder e, ainda fornecia suporte material e/ou financeiro para os turbadores antidemocráticos’”, diz Alexandre de Moraes na decisão sobre os pedidos da PF.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Áudios inéditos sobre crianças revela falas de Michael Jackson

Gravações de áudio até então inéditas revelam reflexões de...

Câmeras registram assalto violento a posto em RO

Um assalto violento foi registrado na madrugada do dia...

Influenciador é preso em flagrante em Rondônia

A Polícia Militar de Rondônia prendeu o influenciador João...

Domingo nublado e com pancadas de chuva em RO

O domingo (1) será de tempo instável em grande...

Rondoniense viraliza ao cantar em praia do Rio

Cantando de forma espontânea a música When I Was...

Nova 364: acidente deixa duas vítimas fatais em RO

Duas pessoas morreram em um grave acidente na manhã...

Ex-presidiário e dono de site lidera campanha contra o STF

O site de notícias Metrópoles é o veículo da...

Campeão de fisiculturismo morre aos 38 anos

Jason Lowe, fisiculturista que participou duas vezes do Mr...