24 C
Porto Velho
31 janeiro 2026

Caneta emagrecedora contrabandeada leva mulher à UTI

Uma mulher de 42 anos, identificada como Kellen Oliveira Bretas Antunes, está internada em estado grave, em um hospital de Belo Horizonte (MG), desde dezembro, após aplicar injeção para emagrecimento vendida de forma ilegal.

De acordo com familiares, Kellen adquiriu a medicação, vinda do Paraguai, sem prescrição médica e acompanhamento profissional. Após a aplicação, ela passou a sentir dores abdominais. Com o passar dos dias, o quadro evoluiu para complicações neurológicas, que resultaram em paralisia total.

A medicação utilizada é conhecida como Lipoless. O produto não possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é apontado como suposto análogo ao fármaco tirzepatida, substância presente em medicamentos como o Mounjaro, indicado para tratamento de diabetes e também associado à perda de peso.

Imagem colorida mostra mulher que está internada em estado grave após aplicar remédio para emagrecer - Metrópoles

O Lipoless é contrabandeado do Paraguai e comercializado de forma irregular no Brasil, geralmente em “canetas” ou ampolas, sem qualquer garantia de segurança, eficácia ou procedência.

O Lipoless é contrabandeado do Paraguai e comercializado de forma irregular no Brasil, geralmente em “canetas” ou ampolas, sem qualquer garantia de segurança, eficácia ou procedência.

Proibição da Anvisa

  • Em novembro, a Anvisa informou que suspendeu a circulação de diversas canetas emagrecedoras que foram divulgadas na internet, mas não têm qualquer registro sanitário no Brasil.
  • Segundo o órgão, sem essa avaliação, não há comprovação de qualidade, eficácia ou segurança, o que impede fabricação, venda, importação e divulgação desses produtos.
  • A decisão envolve itens apresentados como agonistas de GLP 1, usados para fins estéticos e vendidos de forma irregular. Entre eles estão T.G. 5, Lipoless, Lipoless Eticos, Tirzazep Royal Pharmaceuticals e T.G. Indufar.
  • A Anvisa explicou, em nota, que a proibição foi impulsionada pela ampla oferta desses produtos em redes sociais e plataformas digitais, prática que não é permitida para medicamentos no país.
  • Os medicamentos citados não têm autorização para serem fabricados ou vendidos no Brasil e, mesmo em importações pessoais, passam a ter o ingresso barrado.
  • A regra vale mesmo quando o paciente tem prescrição médica, já que a proibição específica impede a entrada por qualquer modalidade.

Há suspeita de que Kellen tenha desenvolvido a Síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara e grave, de origem autoimune. A condição ocorre quando o sistema imunológico ataca os nervos periféricos, provocando sintomas como formigamento, dormência e fraqueza muscular. Em casos mais severos, a síndrome pode evoluir para paralisia, afetando braços, pernas, músculos da face e funções como deglutição e respiração.

Metropóles

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Trump estuprou menina de 13 anos, dizem arquivos do FBI

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos liberou, nesta...

Namorado de delegada ligada ao PCC vai para presídio federal

A Polícia Civil de São Paulo transferiu Jardel Neto...

Deputada alerta para colapso da cadeia do leite em RO

Diante da forte queda na produção de leite e...

Homem é preso em RO por abusar de criança desde os 9 anos

A Polícia Civil de Rondônia cumpriu, nesta sexta-feira (30),...

Polícia de RO recupera carro alugado com fraude perto da Bolívia

As forças de segurança de Rondônia recuperaram um veículo...

Raio do Nikolas: advogada fica com sequelas neurológicas

A advogada Tanieli Telles, que atua na defesa da...

Atingida por raio, advogada fica com sequelas neurológicas

A advogada Tanieli Telles, que atua na defesa da...