Na última quarta-feira, 16, a direção da Regional do SINTERO esteve presente na abertura do III Seminário Regional de Tecnologia Educacional (SERTIC), realizado no auditório da Escola de Ensino Médio Integral Josino Brito, em Cacoal. O evento, promovido pela Superintendência Regional de Ensino de Cacoal, tem como objetivo incentivar o uso de tecnologias digitais no ambiente escolar, impulsionando a inovação e a criatividade nas práticas pedagógicas.
Sob o tema “Reimaginando o Aprendizado e Conectando o Futuro”, o seminário contou com a participação de alunos e professores de diversas escolas da região, que apresentaram projetos desenvolvidos com o apoio de ferramentas tecnológicas e robótica Maker. As atividades envolveram escolas de Cacoal, Espigão D’Oeste e Ministro Andreazza, como EEEFM Nilo Coelho, EEEFM Honorina Lucas de Brito, EEEFM 7 de setembro, EEEFM Celso Ferreira da Cunha, EEEFM Clodoaldo Nunes de Almeida, EEEFM Maria Aurora do Nascimento e EEEFM Cora Coralina.
Coordenado pelo gerente de Mídia e Tecnologia, Sob a responsabilidade do professor Marcos Leôncio juntamente com a equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Cacoal: professor Mirivan, professor Ademir, professora Simone e o técnico Thiago. Juntos, eles têm oferecido suporte na formação de professores e no desenvolvimento de projetos educacionais inovadores.
Ao longo do seminário, foram apresentados projetos que demonstram o impacto da tecnologia na educação, abordando desde práticas inovadoras até soluções tecnológicas criativas. Entre os projetos destacados está a “Viagem pela Literatura Brasileira”, da EEEFM Honorina Lucas de Brito, que integrou a literatura com recursos digitais para proporcionar uma visualização nas obras literárias. Outro exemplo foi o “Varal Automático com Sensor de Chuva”, da EEEFM 7 de setembro, que explorou a robótica para criar soluções práticas para o cotidiano. A EEEFM Clodoaldo Nunes de Almeida apresentou o projeto “Criando o Futuro: Robótica e Cultura Maker no Ensino Médio”, incentivando o desenvolvimento de habilidades de programação e construção no ambiente escolar. Já na EEEFM Cora Coralina trouxe o projeto “Foguete de Garrafa Pet”, que uniu ciência e tecnologia em uma proposta criativa, além de iniciativas como “Rondônia em Seca: Criatividade e Educação no Combate à Escassez Hídrica” e “Geração de Energia Elétrica Renovável” e Eletrônica Reutilizando Água Dispensada pelo Ar Condicionado”, ambos destacando soluções tecnológicas sustentáveis e a conscientização ambiental.
Esses projetos refletem o esforço dos professores e alunos em promoção de práticas inovadoras utilizando Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), Recursos Educacionais Digitais (REDs) e Robótica Educacional no ensino básico.
A direção do SINTERO parabenizou a Superintendência Regional de Ensino, na pessoa do professor Severino Bertino Neto, pelo brilhante trabalho à frente da instituição. O III SERTIC não apenas fortalece a educação pública da região, mas também prepara os estudantes para o futuro, conectando o aprendizado às demandas tecnológicas da sociedade moderna.