35 C
Porto Velho
13 outubro 2024

Caneta contra obesidade é eficaz contra apneia do sono, aponta estudo

Além de ser eficaz no tratamento da diabetes tipo 2, e ser utilizada cada vez mais com o objetivo de perder peso, a tirzepatida pode auxiliar no tratamento da apneia do sono. Isso é o que revela um estudo da Universidade da Califórnia, publicado na revista científica New England Journal of Medicine nesta sexta-feira (21). A tirzepatida é conhecida por ser o princípio ativo do medicamento Mounjaro, já aprovado no Brasil para o tratamento da diabetes 2.

A pesquisa mostrou que a substância levou a uma redução significativa no número de interrupções respiratórias durante o sono, o que poderia melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas afetadas pela apneia do sono.A apneia obstrutiva do sono (AOS), ou simplesmente apneia do sono, é um distúrbio caraterizado por episódios repetidos de respiração irregular devido ao bloqueio completo ou parcial das vias aéreas superiores. Os principais sintomas incluem ronco, despertar recorrente e sonolência diurna.

Melhora na qualidade do sono

 

Além de causar uma piora na qualidade do sono, a apneia do sono pode resultar em níveis reduzidos de oxigênio no sangue, o que muitas vezes é associado a um maior risco de complicações cardiovasculares.

Atualmente, um dos tratamentos mais comuns para essa condição é a pressão contínua nas vias aéreas (CPAP). A terapia utiliza uma máquina para manter as vias aéreas abertas durante o sono, o que evita interrupções na respiração.

Com o uso da tirzepatida, os pesquisadores observaram que a quantidade de interrupções no sono foi reduzida significativamente, em comparação aos voluntários que receberam placebo. Alguns pacientes que tomaram o medicamento chegaram a um ponto em que o uso do CPAP pode não ser mais necessário.

G1

- Advertisement -
Banner

Mídia Rondônia

Banner



Banner
Banner

Últimas Notícias