O cultivo de algodão possui grande importância para o estado de Rondônia por diversos motivos.
Primeiramente, a cultura do algodão contribui para a geração de emprego e renda, principalmente para agricultores familiares e pequenos produtores rurais.
Além disso, o algodão é uma das principais commodities agrícolas do estado, sendo responsável por uma parte significativa da receita agrícola. A produção de algodão gera divisas para a economia do estado, através da exportação do produto para outros estados e países.
Embora a área plantada com algodão no estado na safra 2021/2022 tenha sido a mesma da safra 2020/2021, obteve ganhos de produtividade de 5,4% que fizeram com que a produção total oscilasse positivamente de 30 mil toneladas para 31,6 mil toneladas. A produção de algodão em pluma está estimada em 12 mil toneladas, enquanto a de caroço de algodão deverá alcançar 19,6 mil toneladas, com produtividade média de 1.482 kg/ha e 2.418 kg/ha, respectivamente
Outro ponto importante é que o cultivo de algodão proporciona a diversificação da produção agrícola em Rondônia, que historicamente tem sido baseada em atividades como a pecuária e o cultivo de grãos.
Além disso, o algodão é uma cultura que pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do estado, visto que é uma cultura que requer menos uso de agrotóxicos em comparação com outras culturas, além de promover a conservação do solo e a preservação dos recursos naturais.
Portanto, o cultivo de algodão em Rondônia é importante para a economia do estado, para a geração de emprego e renda, para a diversificação da produção agrícola e para o desenvolvimento sustentável da região.