28 C
Porto Velho
4 fevereiro 2026

Onda de calor aumenta consumo de energia

A alta do consumo de energia elétrica da classe residencial no primeiro trimestre do ano foi, em grande parte, motivada pelas ondas de calor e pelas temperaturas acima da média.

AB – O consumo de eletricidade do país aumentou 7,3% no primeiro trimestre de 2024 na comparação com o mesmo período do ano passado. O maior índice de aumento, 12,3%, foi na classe residencial. As classes comercial e industrial também tiveram expansão relevante, de 8,4% e 3,8%, respectivamente.

Os dados constam do Boletim Trimestral de Consumo de Eletricidade da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

De janeiro a março deste ano, o consumo de energia elétrica da classe comercial atingiu o maior valor trimestral desde o início da série histórica da EPE em 2004: 26.942 Gwh e superou o recorde registrado no último trimestre do ano passado. A taxa de consumo de eletricidade da classe cresceu 8,4% nos três primeiros meses do ano em comparação com o mesmo trimestre de 2023.

O desempenho positivo do setor de comércio e serviços e o calor e as altas temperaturas no país estimularam o aumento do consumo no primeiro trimestre de 2024.

O consumo de energia elétrica das residências no país foi de 46.242 Gwh no primeiro trimestre de 2024, alta de 12,3% na comparação a igual período de 2023. Foi o maior valor de energia elétrica consumida pela classe num trimestre desde o início da série histórica em 2004, superando o recorde do trimestre anterior.

A alta do consumo de energia elétrica da classe residencial no primeiro trimestre do ano foi, em grande parte, motivada pelas ondas de calor e pelas temperaturas acima da média. Além disso, o aumento da posse de equipamentos de refrigeração desde o segundo semestre do ano passado, a elevação do número de consumidores residenciais e a melhora dos indicadores macroeconômicos como emprego e renda também favoreceram o crescimento do consumo da classe.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Polícia identifica autor de duplo homicídio em Vilhena

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio...

MP Militar pede expulsão de Bolsonaro do Exército

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) violou ao menos oito...

Volta às aulas: ano letivo começa segunda em RO

A Solenidade de Abertura do Ano Letivo 2026 acontece...

Vereador cobra CPI para investigar Santa Casa em Vilhena

O presidente da Câmara Municipal de Vilhena, vereador Celso...

Imprensa sem máscara: dono de jornal apoia extrema-direita

O presidente da Gazeta do Povo, Guilherme Döring Cunha...

Quarta-feira com alerta de perigo de fortes chuvas em RO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de...

MP Militar pede perda de patente de Bolsonaro e mais quatro

O Superior Tribunal Militar recebeu nesta terça-feira (3) uma...

Curta de Rondônia chega ao maior festival do mundo

O curta-metragem rondoniense Beira, produzido em Porto Velho, foi...