22 C
Porto Velho
12 maio 2026

Levantamento mostra que Brasil possui, no mínimo, 53 facções criminosas; veja na íntegra

Brasil – O país tem ao menos 53 facções criminosas em atuação, sendo que cada Estado e o Distrito Federal têm ao menos 1 grupo com presença registrada. Organizações do crime como PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho) se rivalizam na disputa por territórios e têm atuação nacional.

A facção de origem paulista está presente no DF e em outros 24 Estados. Já o grupo nascido no Rio de Janeiro atua em 13 Estados, além do DF. Os dados são da edição especial do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta 2ª feira (25) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Veja na íntegra: anuario-2022-ed-especial

Os dados sobre a atuação das facções foram levantados com base em registros de órgãos federais e estaduais, como a PF (Polícia Federal), Abin (Agência Brasileira de Inteligência), secretarias de Segurança, promotorias e tribunais de Justiça. A compilação foi feita pelo Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV.

Conforme o levantamento, o PCC tem 35.000 integrantes e é a maior organização criminosa no país. O grupo tem atividades em outros países, como Paraguai e ligações com outros grupos criminosos, como a máfia italiana ‘Ndrangheta.

O PCC atua no tráfico de drogas e exporta os entorpecentes para países da Europa, África e Ásia. Também opera lavagem de dinheiro.

Das 27 unidades da Federação, 4 têm o domínio de uma só facção: São Paulo, Mato Grosso do Sul e Piauí (PCC). Mato Grosso tem a predominância do Comando Vermelho.

Violência

Os dados do Anuário mostram indicadores de violência em cada Estado e no Distrito Federal. Em 2021, foram 6.145 mortes decorrentes de intervenções policiais em todo país.

O Brasil também registrou 39.961 homicídios dolosos em 2021.

Fonte: Hora1Rondonia com informações poder360

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Sintero apoia trabalhadores da educação em Chupinguaia

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de...

Bombeira morre em grave acidente em RO

A bombeira civil Fernanda Domingos morreu na manhã desta...

Homem é encontrado morto e desfigurado em Vilhena

Um homem aparentando pouco mais de 30 anos foi...

Mais de 190 kg de entorpecentes são apreendidos em RO

Criminosos que transportavam quase 192 kg de drogas em...

Professora Léo Simão reforça defesa dos trabalhadores em RO

A pré-candidata a deputada estadual pelo PT, professora Léo...

Pré-candidata do PSOL cobra políticas públicas para os rondonienses

A pré-candidata ao Senado por Rondônia pelo PSOL, a...

Anvisa recolhe produtos com pelos de roedor

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta...

Servidores realizam ato contra projeto da prefeitura em Chupinguaia

Servidores da educação e saúde municipal de Chupinguaia realizaram,...