Uma apresentação de dança com conteúdo sexual realizada em uma escola municipal do Rio de Janeiro na última semana causou polêmica e está sendo investigada pela prefeitura da cidade.
A apresentação, realizada pelo grupo Companhia Suave, contou com a participação de uma dançarina fantasiada de cavalo que dançava a música “Olha os cavalo no cio”, de autoria de MC Bruninho. A letra da música traz conotações sexuais explícitas.
A apresentação foi realizada em um pátio da escola, na presença de alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental.
A prefeitura do Rio de Janeiro abriu uma sindicância para investigar o caso. A Secretaria Municipal de Educação afirmou que a apresentação não foi aprovada pela pasta e que a escola não tinha autorização para realizar o evento.
A Companhia Suave recebeu R$ 50 mil em um edital da Secretaria Municipal de Cultura do Rio no ano passado. O projeto aprovado foi o “Suave na educação”, que visava promover a cultura e a arte nas escolas municipais.
A prefeitura do Rio de Janeiro afirmou que vai endurecer o controle sobre as apresentações realizadas nas escolas municipais.
*Reações*
O caso gerou reações de indignação nas redes sociais. Diversos internautas criticaram a apresentação e a falta de fiscalização da prefeitura.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também se manifestou sobre o caso. Em uma rede social, Paes disse que “criança tá na escola para estudar, para aprender, para desenvolver habilidades”.
“Nós vamos endurecer o controle sobre qualquer apresentação, atividade ou palestra feitas nas escolas municipais da cidade”, afirmou o prefeito.