30 C
Porto Velho
6 outubro 2026

Deputado Anderson propõe elaboração de PL para suspender medidas que resultem em despejo, desocupação ou remoção forçada de famílias no período de pandemia

RONDÔNIA – Preocupado com as famílias que podem ficar desabrigadas, sendo expulsas de terras em detrimento de ordem judiciais em conjunto com ações policiais, o deputado Anderson Pereira (PROS), encaminhou ao Poder Executivo com cópia à Casa Civil, pedido indicando a necessidade de elaboração de Projeto de Lei a fim de dispor sobre a suspensão do cumprimento de medidas judiciais, extrajudiciais ou administrativas que resultem em despejo, desocupação ou remoção formadas em tempos de pandemia no âmbito do Estado de Rondônia.

Considera-se desocupação ou remoção forçada coletiva a retirada definitiva ou temporária de indivíduos, de famílias ou de comunidades, incluídos povos indígenas, comunidades quilombolas, assentamentos ribeirinhos e outras comunidades tradicionais, sem que haja garantia de outro local para habitação, livre de qualquer ameaça de remoção futura, viabilizando-se, inclusive, o cumprimento de isolamento social.

Em sua justificativa, o parlamentar ressalta a necessidade imediata do PL por parte do governo, para amparar famílias de comunidades e bairros vulneráveis em todo estado, durante o período que durar a pandemia do Coronavírus, para que estes não corram o risco de sofrer despejos e remoções, evitando a exposição dessas pessoas ao vírus praticando o isolamento social em suas residências.

A preocupação de Anderson é resguardar a vida das pessoas, evitando que famílias sejam destruídas caso infectadas. O parlamentar espera a sensibilidade do governo em enviar com a máxima urgência este PL, para a apreciação e aprovação dos deputados estaduais.

 

 

 

 

 

Texto: Assessoria

Foto: Diego Queiroz-ALE/RO

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Exoneração em massa atinge mais de 700 servidores em RO

a administração da Câmara Municipal de Porto Velho promoveu...

Estudantes de todo o Brasil protestam contra Flávio Bolsonaro

Estudantes universitários e secundaristas de vários estados estão organizando...

PM acusado de matar mulher tem vestígios de chumbo nas mãos

Laudos da investigação sobre a morte da técnica de...

Governo de Rondônia entra na ‘lista suja’ da escravidão

O Estado de Rondônia e a empreiteira Terra Forte,...

Governador eleito Marcos Rogério visita Tribunal de Contas

A poucos meses do início de um novo ciclo...

Morre a professora Victória Bacon, aos 45 anos, em Porto Velho

A professora Victória Ângelo Bacon morreu às 9h41min desta...

Deiró agradece apoio e reafirma esperança por RO

Mídia Rondônia - Após o encerramento das eleições, o...

Rondônia é alvo de operação de combate ao tráfico

Sete mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª...