21.3 C
Porto Velho
13 julho 2026

FIERO propõe agenda que mostre a Amazônia que dá certo

A construção de uma agenda para a Amazônia que promova seu desenvolvimento através de projetos sustentáveis, foi o tema da reunião que ocorreu na Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), entre seu presidente, Marcelo Thomé, e Louise Caroline Campos Löw, superintendente de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), nesta segunda-feira, 16.

Na oportunidade, Marcelo Thomé falou da criação do Instituto Amazônia+21, surge para que o debate sobre as questões da Amazônia Legal amplamente discutidas por ocasião do Fórum Mundial Amazônia+21, realizado em novembro de 2020, se torne permanente. “Precisamos conversar, debater sobre este tema, e um dos eixos do instituto é falar da Amazônia que dá certo”, disse.

O presidente da FIERO afirmou que é necessário sair do discurso dos extremos de preservacionismo ou degradação. “Queremos mostrar que existem empreendimentos sólidos em várias regiões da Amazônia Legal, que produzem de forma sustentável”, afirmou. Em Rondônia, Thomé apresentou dois exemplos de empresas que atuam com todas as certificações nacionais e internacionais de sustentabilidade: A Madeflona, a partir da concessão para manejo da Floresta do Jamari e da White Soldier, produtor de estanho.

A superintendente da SUDAM explicou que estas iniciativas devem ser difundidas para o mundo, até para desmistificar a imagem de que a região é só floresta e povos tradicionais. “Pelo contrário, temos grandes cidades, portos, indústrias, e que precisam ser fomentados”, comentou Louise Caroline. “Essa iniciativa que parte da FIERO de apresentar o que a Amazônia já produz é de extrema importância”, ressaltou.

A superintendente explicou que a SUDAM percorrerá os nove estados que compõem a Amazônia Legal para receber direto destes entes as demandas e difundir informações sobre os instrumentos de desenvolvimento regional. O evento “Sudam nos Estados – Diálogos com quem promove o desenvolvimento regional na Amazônia”, iniciou em Rondônia. “A SUDAM deseja coletar subsídios para propor medidas que facilitem o acesso dos estados, municípios, setores produtivos e outros atores aos recursos federais, por meio dos instrumentos de ação da Superintendência”, comentou.

De acordo com Louise Caroline, os dados vão subsidiar a elaboração das Diretrizes e Prioridades do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte-FNO, do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia-FDA e outras ferramentas da SUDAM para fomentar o desenvolvimento includente e sustentável das localidades.

Assessoria de Comunicação FIERO

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Ensaio Aberto acontece neste domingo em Vilhena

Mídia Rondônia - O projeto Ensaio Aberto realiza mais...

Mega-Sena acumula em R$ 25 milhões

O sorteio do concurso 3030 da Mega-Sena foi realizado na noite...

Queda de moto mata mulher em Vilhena

Adriana da Silva Marçal, de 42 anos, morreu na...

Domingo será de pancadas de chuva e trovoadas em RO

Mídia Rondônia - Os moradores de Rondônia devem se...

Operação da PF pode ter novas prisões em RO

A operação da Polícia Federal que investiga um suposto...

Filho denuncia mãe por encomendar assassinato

Uma mulher de 41 anos foi presa em Abatiá, no...

Bets terão aviso: apostar faz perder dinheiro

governo federal publicou nesta sexta-feira (10) uma nova portaria...

Homem confessa ter matado pedreiro em Vilhena

A Polícia Civil de Rondônia prendeu em flagrante, na...