26 C
Porto Velho
6 maio 2026

Mulheres grávidas que não tomam vacina contra covid estão expostas a risco de morte, afirma Semusa

Cacoal, RO – A Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal  (Semusa) faz um apelo para que grávidas e puérperas procurem a Central de Vacinação para tomarem a vacina contra covid-19. O maior índice de recusa por se vacinarem entre as grávidas preocupam as autoridades sanitárias, especialmente por serem elas pertencentes ao grupo de maior risco em caso de contaminação.

Das 39 mortes de mulheres grávidas ou puérperas em Rondônia, 35 delas morreram por essa doença, conforme relatou o experiente médico obstetra Donizete Camargo de Freitas, que atua na saúde pública de Cacoal há 22 anos. O médico ressalta que esse índice, alarmante, é um alerta que precisamos levar em conta e incentivar às grávidas e puérperas a se vacinarem.

Além de ser uma doença pulmonar, a covid também atinge outros órgãos e o principal problema dessa doença são os efeitos trombóticos. Os riscos de trombose, segundo o médico Donizete de Freitas, são maiores em grávidas e a falta de vacinação potencializa os riscos de morte.

O médico faz uma apelo para que essas mulheres se conscientizem da importância da vacinação. Ele conta que infelizmente, com as redes sociais, há muita propagação de notícias falsas, alegando que a vacina pode causar risco ao feto e às mães. Segundo o médico, é justamente o contrário. É o coronavírus que cria sérios riscos para o feto e para a gestante, que pode morrer, caso não seja imunizada contra essa doença.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal está especialmente preocupada com o avanço de uma nova cepa de coronavírus, conhecida como Delta, e que é muito mais agressiva e com elevado grau de espalhamento, caso a população não tome as medidas adequadas para o enfrentamento a mais esse perigo que nos rodeia. A única maneira de deter o vírus e evitar que ele causa mais mortes e sofrimentos é a vacina.

Por fim, o médico pede também que os maridos de mulheres grávidas ou puérperas as incentivem para que procurem imediatamente a central de vacinação para evitarem o risco de contrair a doença, perder a vida e deixar os filhos órfãos.

A prefeitura de Cacoal está fazendo a sua parte e já aplicou aproximadamente 83 mil doses de vacinas, das quais foram 60 mil da primeira dose e quase 23 mil completaram o ciclo vacinal com duas doses, mas depende também de os cidadãos se conscientizarem da importância da imunização nesses tempos difíceis que a humanidade atravessa.

Um reforço importante para dar às grávidas um motivo a mais para tomarem a vacina contra covid-19 vem de Pernambuco, onde se constatou que não houve caso de mortes entre mulheres que tomaram as duas doses da vacina naquele estado.

Dagliane Schulz conta que, quando descobriu que as vacinas estavam liberadas, correu pra se vacinar, e seis dias depois o bebê nasceu. Hoje ela volta com o bebê com três meses para tomar a segunda dose.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Mulher esfaqueia cabeleireiro por corte franja do Cebolinha

Uma mulher de 27 anos foi presa na tarde...

Condenado por tráfico é preso após investigação em RO

Uma apuração de ameaça envolvendo violência doméstica levou policiais...

Preso com medicamentos no Paraguai, coronel é exonerado em RO

O Governo de Rondônia exonerou nesta quarta-feira (5) o...

Ativista denuncia clínicas de “cura gay”

A ativista e influenciadora Fabíola Lemos denunciou práticas de...

Chupinguaia terá paralisação contra desmonte salarial

Servidores públicos de Chupinguaia (RO) anunciaram a realização de...

PRF apreende mais de 30 kg de cocaína em RO

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã de...

Quarta-feira com trovoadas e pancadas de chuva em RO

A previsão do tempo para a Região Norte nesta...

Pastora é presa por maus-tratos a idosos em RO

Uma pastora e um homem foram presos nesta terça-feira...