A Polícia Federal deflagrou no último sábado (11/9) a Operação Alerta Amazônia, que visa combater o desmatamento ilegal no interior da Floresta Nacional do Jamanxim, no município de Novo Progresso/PA.
As investigações da Polícia Federal apontaram um total de 748 hectares de vegetação nativa desmatada por corte raso sem autorização dos órgãos competentes.
Diante de tal evidência, a autoridade policial responsável representou pelo mandado de busca e apreensão em três endereços distintos, os quais foram autorizados pela Justiça Federal, Subseção Judiciária de Itaituba/PA.
A ação realizada deu cumprimento a três mandados de busca e apreensão, todos em Novo Progresso/PA. Foram apreendidos documentos diversos, uma motosserra, um aparelho de telefone celular, um trator, três espingardas de diferentes calibres, dez munições calibre 28., além do sequestro e bloqueio de bens dos investigados.
Os documentos e aparelho celular foram encaminhados para o setor de perícias da Polícia Federal.
Caso confirmada a hipótese criminal, os investigados responderão pelos crimes constantes na Lei de Crimes Ambientais (Lei n. 9.605/1998), no artigo 40 em concurso com o art. 40-A.
As investigações seguem em andamento.
Comunicação Social da Polícia Federal em Santarém