O município de Vilhena, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), fez a adesão ao Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia-CT) por meio da Resolução N° 024/2022. O primeiro passo foi dado nesta quarta-feira, 24, com a realização do evento de lançamento e a assinatura do termo de aquisição da plataforma web.
De acordo com o presidente do CMDCA, Genivaldo Florenços, o Sipia-CT é um sistema nacional para ser usado por todos os municípios para registro e tratamento de informações sobre a violação e aplicação de medidas protetivas dos direitos de crianças e adolescentes.
A base do Sipia-CT será o Conselho Tutelar, onde a partir do dia 30 de setembro todos os atendimentos e ocorrências atendidas pelo órgão serão registrados e tratados no sistema, sendo de responsabilidade do mesmo a operacionalização e manutenção da inserção dos dados.
“A plataforma é um dos resultados sistêmicos do Selo Unicef, cujo nosso município é contemplado, que busca auxiliar a comunicação e articulação entre os órgãos responsáveis de todo país, fortalecendo as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes”, explicou a conselheira, Rosi Erdmann.
Estiveram presentes no evento o prefeito Ronildo Macedo, o vereador Samir Ali, integrante e representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e dos Conselhos Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente dos Municípios de Vilhena.
Semcom