27 C
Porto Velho
13 maio 2026

Educação: Vilhena adere ao Programa de Alfabetização na Idade Certa

Vilhena era a única cidade polo de Rondônia que ainda não havia aderido ao  Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) mas, nesta quarta-feira, 24 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) assinou o documento marcando um novo ciclo institucional.

Uma webconferência esclareceu cada ponto da ação. O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Paulo Curi Neto, coordenou a reunião, esclarecendo sobre a importância do município aderir ao PAIC que faz parte do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepe-RO).

Além de Curi Neto, participaram do encontro virtual o prefeito Ronildo Macedo, o secretário municipal de Educação, Júlio Olivar, a especialista em educação e consultora do TCE-RO, Rita Paulon, e o chefe de gabinete da prefeitura de Vilhena, Igor Marzani.

Segundo Júlio Olivar, o PNAIC é um programa integrado cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais, urbanas e rurais, brasileiras.

Com a adesão ao programa, o TCE dispõe de formação continuada para a coordenadora pedagógica da Semed, Paula Monteiro, e sua equipe, que irão conduzir a implantação do sistema.

“O Gaepe está ao dispor de Vilhena para, com seus especialistas, apresentar novas perspectivas quanto a temas centrais enfrentados pela governança, como regime de colaboração, aprimoramento da educação infantil, além da formação de gestores escolares”, esclareceu Olivar.

Toda a gestão do programa ocorrerá através de ações presenciais, acompanhamentos técnicos e monitoramento da educação por software que irão orientar e mensurar os avanços dos índices da educação, proporcionando aos alunos o direito de aprender de verdade e no tempo certo.

 

Semcom

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Flávio Bolsonaro é flagrado em escândalo milionário com Vorcaro

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), atualmente pré-candidato à Presidência da...

Deputada destaca criação do Dia em Memória às Vítimas da Covid-19

A deputada estadual Cláudia de Jesus destacou a sanção...

Mulher é perseguida por homem se masturbando em carro

Uma mulher denunciou ter sido vítima de importunação sexual...

“Filha de coração” perde ação por herança na justiça de RO

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) negou o...

Buraco em rodovia de RO gera condenação contra governo

O Tribunal de Justiça de Rondônia, por meio da...

Deputada ressalta importância do Dia das Vítimas da Covid-19

A deputada estadual Cláudia de Jesus destacou a sanção...

Quarta-feira (13) de chuvas isoladas em Rondônia

A previsão do tempo para a Região Norte nesta...

Parlamentar denuncia dono de site por extorsão em RO

O vereador Marcos Combate, filiado ao Avante, registrou um...