25 C
Porto Velho
28 novembro 2024

Governo Bolsonaro exclui maioria das famílias pobres do Auxílio Gás

O governo de Jair Bolsonaro (PL) deixa de fora do programa Auxílio Gás a maioria das famílias pobres. Segundo o colunista do Uol Carlos Madeiro, que obteve dados do grupo de vigilância socioassistencial da Câmara da Assistência do Consórcio Nordeste, duas a cada três famílias não recebem o benefício. Ou seja, em agosto, apenas 5,6 milhões dos 16,3 milhões de famílias que têm direito não receberam o auxílio. Entre elas, pessoas sem nenhuma renda e com seis filhos.

O dados da demanda reprimida foram obtidos a partir do Cadastro Único, o CadÚnico. Têm direito, por ordem, famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência; com menor renda familiar mensal per capita; com maior quantidade de membros na família; beneficiárias do Programa Auxílio Brasil; com data de atualização cadastral mais recente.

Segundo a norma do programa, a cada dois meses, a seleção das famílias deveria ser automatizada, conforme os critérios definidos pelo Ministério da Cidadania. De acordo com a pasta, estão aptas ao Auxílio Gás todas as famílias com renda per capita de até meio salário mínimo mensal, ou seja, R$ 606, e com dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

“Se por um lado o auxílio significou alívio para a população mais pobre, haja vista o exorbitante aumento do preço do gás de cozinha, por outro se tornou um pesadelo. Os dados levantados mostram o insuficiente atendimento à população que tem perfil para este programa e não é atendida”, disse ao Uol Shirley Samico, assistente social e membro desse grupo de vigilância do Consórcio.

- Advertisement -
Banner

Mídia Rondônia

Banner



Banner

Últimas Notícias