25.1 C
Porto Velho
22 junho 2026

Secretários municipais de agricultura se reúnem com Seagri e Emater para debater sobre agropecuária

O Encontro do Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura do Estado de Rondônia – Consemagri, foi realizado na segunda-feira, 30. Os secretários municipais se reuniram na Federação da Agricultura – Faperon, com autoridades do setor agrário, a exemplo do secretário de Estado da Agricultura, Luís Paulo; o presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, Luciano Brandão; o superintendente do Ministério da Agricultura, Walterlins Calaça; entre outras autoridades no Estado, para debater e alinhar as necessidades dos municípios com as diretrizes da política agrícola de Rondônia.

Os secretários municipais apresentaram muitos questionamentos, principalmente em relação ao repasse de máquinas e equipamentos para as secretárias municipais e para associações de produtores, através de emendas parlamentares que as vezes não atendem ao objetivo proposto, por falta de algum implemento, haja vista que estas máquinas e equipamentos são de uso combinado. Não adianta, por exemplo, receber  um trator equipado com uma ensiladeira, se não tiver uma carreta de transporte para receber o produto colhido, disse o secretário de Itapuã do Oeste.

Para o governador  de Rondônia, Marcos Rocha, “as secretarias municipais de agricultura são uma extensão da política agrícola do Governo do Estado que tem fortalecido o desenvolvimento dos municípios por meio da agricultura familiar”, disse.

O presidente da  Emater esclareceu sobre a necessidade de receber informações sobre a utilização dos equipamentos repassados aos municípios, pois é importante que se cumpram os programas de trabalho e se alcancem as metas estabelecidas nos convênios.

Na oportunidade o presidente anunciou ainda, que deverá encaminhar um projeto para ampliação do quadro de pessoal da Emater que se encontra defasado, para melhor atender os produtores rurais e apoiar as secretarias municipais de agricultura, e informou da aquisição de 400 barracas de feira, que estão sendo adquiridas com recursos de emenda parlamentar para atender alguns municípios.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Acusado pelo crime do “bronze da esposa” é liberado após ser ouvido

A Polícia Militar localizou, na noite deste domingo (21),...

Segunda-feira terá calor e pancadas de chuva em RO

Mídia Rondônia - Os moradores de Rondônia devem enfrentar...

Quebra de privada gera indenização à família de criança morta

O proprietário de um imóvel alugado foi condenado a...

Feito por IA, vídeo de Flávio Bolsonaro é alvo de ação no TSE

A Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV...

Comentário sobre o “bronze da esposa” termina em morte em RO

Um desentendimento durante uma confraternização regada a bebidas alcoólicas...

Casal é flagrado com quase 80 kg de drogas em RO

Na manhã deste domingo (21), policiais militares da Força...

Nem a preço de banana: venda da camisa de Neymar encalha

No Largo do Machado, na Zona Sul do Rio,...

PSOL anuncia mudanças e aposta no corpo a corpo na pré-campanha

Mídia Rondônia - Impulsionado pela boa receptividade da pré-candidatura...