29.3 C
Porto Velho
25 junho 2026

Unir suspende aulas noturnas após denúncias de importunação sexual

A reitoria da Universidade Federal de Rondônia (Unir) suspendeu as aulas presenciais no campus José Ribeiro Filho, em Porto Velhonos dias 13, 14 e 15 de abril. A decisão foi tomada depois que denúncias de importunação sexual feita por departamentos acadêmicos da instituição repercutiram.

O assunto veio à tona quando o Centro Acadêmico de Direito 5 de Outubro (CAD5) publicou um documento que narra o episódio onde uma aluna do 9° período foi vítima de importunação sexual.

Segundo a denúncia, a acadêmica estava no banheiro feminino quando um homem tentou observá-la por baixo da porta e proferiu palavras de cunho sexual e tom intimidatório. A vítima precisou pedir ajuda de colegas – pelo celular – para conseguir sair do local em segurança. Até o momento que a denúncia foi publicada, o suspeito não foi identificado.

Depois que o caso foi relatado pela vítima, outras alunas se manifestaram informando terem passado por situações semelhantes.

O Centro Acadêmico de Jornalismo também utilizou as redes sociais para repudiar os casos de assédio ocorridos na Unir e informar que, no último mês, uma estudante de jornalismo passou por uma situação semelhante: um homem proferiu palavras obscenas enquanto ela estava no banheiro feminino.

Inicialmente o Departamento de Ciências Jurídicas (DACJ) da Unir decidiu suspender as atividades presenciais somente para o curso de Direito no período noturno por tempo indeterminado. O departamento levou em consideração o medo relatado pelas vítimas e a falta de segurança.

“Foi identificado que, nos banheiros, incluso os femininos, utilizados pelas discentes do DACJ e de outros departamentos acadêmicos, as portas dos sanitários estão sem trancas. […] As acadêmicas que foram vitimadas pelo ocorrido relataram sua sensação de medo e insegurança quanto ao ocorrido, bem como o receio, justo e inquestionável, de que outras discentes e docentes possam ser vitimadas”.

Segundo o departamento, a decisão de suspender as aulas foi tomada depois de uma reunião realizada com professores, comunidade acadêmica e a própria reitoria da Unir.

No início da noite, a reitoria da Universidade comunicou que suspendeu as aulas do período noturno por três dias para “sanar e tomar as medidas cabíveis” quanto aos casos de insegurança relatados pelas alunas. De acordo com a reitoria, as atividades didáticas podem ser mantidas de forma remota.

G1

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Michelle promete novas revelações sobre Flávio Bolsonaro

O terror se instaurou na família Bolsonaro com o...

Carga milionária é apreendida em RO

Uma carga de  99,5 mil maços de cigarros contrabandeados,...

Jovem de 24 anos é morto a tiros em RO

Uma discussão entre familiares terminou de forma trágica na...

Servidora morre em acidente na BR-364 em RO

Servidora da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam),...

Terremotos na Venezuela deixam mais de 164 mortos e 700 feridos

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou estado...

Friagem segue em RO nesta quinta-feira (25)

Mídia Rondônia - A quinta-feira (25) será marcada por...

Michelle se diz apunhalada e humilhada por Flávio Bolsonaro

A crise na família Bolsonaro ganhou um novo e...

Ultrapassagem malsucedida mata empresário de Vilhena

Uma tentativa de ultrapassagem terminou em tragédia na BR-364...