29 C
Porto Velho
17 março 2026

Valdomiro Corá gera polêmica ao defender ex-prefeita acusada de receber propina em 2020

Cacoal, RO – Em entrevista concedida por Valdimiro Corá, presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Cacoal (MDB), ao programa “Chumbo Grosso” da SICTV-RO, tornou-se o centro das atenções ao abordar a Operação Reciclagem da Polícia Federal. Esta operação, que flagrou a ex-prefeita Glaucione Rodrigues, cunhada de Corá, recebendo dinheiro de um empresário responsável pela coleta de lixo no município, levou a discussões sobre corrupção e ética na política.

Corá, ao defender Gluacione Rodrigues, tentou minimizar a gravidade dos fatos, sugerindo que tais práticas poderiam ser vistas como parte do financiamento de campanha. “É muito pesado chamar a pessoa de ladrão sem ser comprovado”, disse ele, referindo-se à prisão da ex-prefeita, que foi filmada recebendo pacotes de dinheiro.

O vereador discutiu a complexidade do financiamento de campanhas, argumentando que o recebimento de fundos por parte de empresários é uma prática comum. “Para mim é normal. “Um empresário que vem oferecer uma ajuda para uma campanha política”, afirmou Corá (vídeo abaixo).

Essas declarações geraram um debate acalorado entre os munícipes sobre a legalidade e a ética no financiamento de campanhas, especialmente à luz das leis eleitorais brasileiras que não permitem esse tipo de conduta em que um empreiteiro possa financiar ou ajudar a um político para esses fins. O financiamento eleitoral no país é feito através de verbas públicas, do fundo eleitoral. Cidadãos também podem contribuir, com um valor limitado a um certo percentual de sua renda anual, mas tudo devidamente documentado, constando o nome e o CPF do doador.

As afirmações de Corá, portanto, provocaram um debate sobre a transparência nas campanhas eleitorais e a importância do cumprimento das leis vigentes. Nas redes sociais, muitos munícipes comentaram a necessidade de se observar as questões de integridade, ética e conformidade legal nas práticas eleitorais.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Execução de PM pode ter ligação com ciúmes do marido

A soldada Gisele Alves Santana, encontrada morta com um tiro...

Decisão histórica: canabidiol gratuito é garantido em RO

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) declarou constitucional...

Terça-feira de chuvas e trovoadas em RO

A previsão do tempo para a Região Norte do país, nesta terça-feira (17), indica...

Pai morre após carreta conduzida pelo filho capotar em RO

Raimundo Gomes Brasil, de 71 anos, morreu no último...

Criança é atingida por hélice de barco em balneário de RO

Uma criança de 11 anos ficou gravemente ferida após...

Flávio Bolsonaro e Nikolas surgem em celular de Vorcaro

O cerco em torno das conexões políticas do Banco...

Delegada é presa por suspeita de ligação com o PCC

A Justiça de São Paulo decretou, nesta segunda-feira (16),...

Flávio Bolsonaro é denunciado por vídeo falso

Gleisi Hoffmann, ministra da Secretaria de Relações Institucionais do...